O Que é Dialética

O Que é Dialética Leandro Konder




Resenhas - O Que é Dialética


37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Dydimo 01/04/2010

Importante na formação do cidadão.
O Historiador e Filósofo, Leandro Konder, descreve o processo histórico do pensamento dialético desde Eráclito de Efeso, na antiguidade clássica perpassando por Hegel e Marx.
É uma propedêutica sobre o pensamento dialético materialista que teve seu ápice com Marx, e que até hoje tentam-se tanto superar.
Esse livro é muito importante para a formação do pensamento político do cidadão, para começar a enxergar a realidade de maneira transformadora.
Fundamental para quem pretende começar a estudar o pensamento marxista.
comentários(0)comente



esquadroz 07/02/2023

"O método dialético não se presta para criar cachorrinhos amestrados. Ele é, como disse o argentino Carlos Astrada, 'semente de dragões'".
comentários(0)comente



daleriku 18/09/2022

Tem que se ter bastante atenção enquanto lê o livro, senão vai se perdendo na escrita e nos termos. Algumas opiniões dos filósofos não foram tão bem explicadas e isso me confundiu, passei mais tempo fazendo anotações e relendo os capítulos do que qualquer coisa
Verdmais 23/09/2023minha estante
Pra mim que não tem hábito de ler livros de filosofia e tão teóricos, foi bem complicado também, mas é muito explicativo




nanaths 27/04/2023

Em alguns momentos o Leandro Konder escreveu alguns eufemismos chamando o Stálin de burro e eu soltei arzinho pelo nariz
comentários(0)comente



Sickboy 19/04/2022

Tentei não trazer livros lidos obrigatoriamente pela faculdade aqui como minhas leituras, porém este é uma exceção por se tratar de uma leitura optativa de uma matéria optativa. Já havia lido outros temas da coleção "primeiros passos" porém sempre achei que saia da leitura com muito mais dúvidas do que no começo, em que eu sabia sobre o livro apenas seu título interrogativo. Essa questão vêm cerceando todos os conhecimentos que eu tenho adquirido com o tempo, quanto maior a profundidade, maior as dúvidas. Porém, este livro é muito Didático em trazer a concepção de da Dialética para seus principais autores, sendo estes, Hegel e Marx.
Este último, formulou o Materialismo Histórico Dialético, responsável posteriormente pela sintetização por Lev Vygotsky da Psicologia Histórico-Cultural.
Duas citações me marcaram muito durante a leitura, são elas:

"O que é, exatamente por ser tal como é, não vai ficar tal como está" - Brecht

"Os filósofos têm se limitado a interpretar o mundo; trata-se, no entanto, de transformá-lo" - Marx
comentários(0)comente



Gabrielbs 14/05/2024

É um bom começo
Não é exatamente o livro definitivo sobre dialética, aquele que vai me fazer não precisar ler mais nenhum sobre o tema, mas é uma boa introdução. Fiquei com a impressão de que entendi alguma coisa, só não sei exatamente o que kkkkkk.
comentários(0)comente



Dukharloz 15/08/2021

Dialética é a base para compreensão do pensamento marxista. Nesta obra, Konder apresenta de forma muito agradável a concepção do pensamento dialético - dos filósofos gregos aos marxistas modernos.
comentários(0)comente



beca 18/04/2024

O que é dialética?
SURREAL DE BOM!!! O livro é super interessante, cativante e ler me trouxe muitas reflexões. Leandro Konder (autor) não escreve de uma forma maçante ou entendiante, na verdade ele torna tudo extremamente legal!
comentários(0)comente



Carlos Aglio 29/01/2013

Só a dialética pode semear dragões bons, afinal ela se baseia na contradição...
KONDER, Leandro. O que é a dialética. Brasiliense, 2006.

Só a dialética pode semear dragões bons, afinal ela se baseia na contradição...

É bem difícil entender o que é a dialética - que na Grécia antiga era a arte do diálogo e hoje seria o modo de pensarmos e compreendermos as contradições da realidade, essencialmente contraditória e em permanente transformação. Imagine os temas: tese, antítese e síntese ou seus respectivos sinônimos como afirmação, negação e negação da negação. Use estes conceitos com espírito crítico e autocrítico, duvidando de tudo, revendo o passado a luz do que se passa no presente, conscientizando-se da inevitabilidade da mudança e da impossibilidade de se furtar das contradições e etc e tal...

"O que é, exatamente por ser como é, não vai ficar tal como está." disse um dia Bertold Brecht, um espírito agudamente dialético, como diz Lenadro Konder, autor desse livro.

os dragões semeados pela dialética vão assustar muita gente pelo mundo afora, talvez causem tumulto, mas não são baderneiros inconsequentes; a presença deles na consciência das pessoas é necessária para que não seja esquecida a essência do pensamento dialético enunciado por Marx na décima-primeira tese de Feuerbach: Os filósofos têm se limitado a interpretar o mundo; trata-se, no entanto, de transformá-lo. .

Logo se crê que a Dialética incomodou, incomoda e incomodará muita gente porque ela semeia dragões - Eu adoro dragões - Salve Marx! Salve Jorge!

By Carlos Aglio, em 29/01/2013
comentários(0)comente



isa_nity 02/05/2023

"Antes de poder transformar a sociedade na qual nasceu e atua, o revolucionário é em boa parte formado por ela, de modo que seria ingenuidade su­a que ele possa permanecer completamente imune aos seus venenos."
comentários(0)comente



lay 07/09/2024

Uma viagem pela história da dialética, a qual nos faz refletir sobre todo o âmbito da filosofia e sua evolução necessária para sociedade.
Ótimo livro
comentários(0)comente



deadpoet 25/08/2023

O que é dialética?
?Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo.?
comentários(0)comente



Élida Mercês 19/04/2020

Um livro que explica de maneira simples e didática o método dialético passando por Hegel, Marx, Engels, Georg Lukács, Antônio Gramsci, Walter Benjamin, Althusser, entre outros, para destacar a necessidade de "que não seja esquecida a essência do pensamento dialético, enunciada por Marx na décima primeira tese sobre Feuerbach: 'Os filósofos têm se limitado a interpretar o mundo; trata-se, no entanto, de transformá-lo.'"

comentários(0)comente



30/04/2021

Encantadora a abordagem simples e profunda da dialética.
O livro começa contextualizando da onde surgiu esse conceito, como e por quem ele era usado. Depois, começa a explicar de maneira muito compreensível do que afinal se trata a dialética. Fala de suas "variações", passando pelo idealismo de Hegel e pelo materialismo de Marx. Trata também de como esse temo foi utilizado na prática, principalmente pelos teóricos e revolucionários, passando inclusive pela Revolução Russa.
Recomendo esse livro para todos que tem interesse no assunto pois ele não requer nenhum conhecimento prévio, traz muitas informações valiosas de maneira extremamente leve e fácil de entender.
comentários(0)comente



Ravih 31/12/2020

Para o que se propõe é fantástico
É um livro curto, mas que consegue trazer noções introdutórias da dialética de uma maneira leve, didática e interessante. Com certeza vou ler mais livros do Konder.
comentários(0)comente



37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR