Carlos Aglio 29/01/2013Só a dialética pode semear dragões bons, afinal ela se baseia na contradição...KONDER, Leandro. O que é a dialética. Brasiliense, 2006.
Só a dialética pode semear dragões bons, afinal ela se baseia na contradição...
É bem difícil entender o que é a dialética - que na Grécia antiga era a arte do diálogo e hoje seria o modo de pensarmos e compreendermos as contradições da realidade, essencialmente contraditória e em permanente transformação. Imagine os temas: tese, antítese e síntese ou seus respectivos sinônimos como afirmação, negação e negação da negação. Use estes conceitos com espírito crítico e autocrítico, duvidando de tudo, revendo o passado a luz do que se passa no presente, conscientizando-se da inevitabilidade da mudança e da impossibilidade de se furtar das contradições e etc e tal...
"O que é, exatamente por ser como é, não vai ficar tal como está." disse um dia Bertold Brecht, um espírito agudamente dialético, como diz Lenadro Konder, autor desse livro.
os dragões semeados pela dialética vão assustar muita gente pelo mundo afora, talvez causem tumulto, mas não são baderneiros inconsequentes; a presença deles na consciência das pessoas é necessária para que não seja esquecida a essência do pensamento dialético enunciado por Marx na décima-primeira tese de Feuerbach: Os filósofos têm se limitado a interpretar o mundo; trata-se, no entanto, de transformá-lo. .
Logo se crê que a Dialética incomodou, incomoda e incomodará muita gente porque ela semeia dragões - Eu adoro dragões - Salve Marx! Salve Jorge!
By Carlos Aglio, em 29/01/2013