Arthur Azure 03/02/2013
Ambientação interessante mas escrita rasa e final decepcionante.
O livro tem um certo potencial logo de cara, isso é verdade. A trama é futurista e não tenta refletir o clichê de histórias passadas nos Estados Unidos (Talvez porque o autor seja Canadense, lol). Mesmo assim, existe toda uma série de pequenos pontos onde você consegue enxergar que o "futurista" vendido no livro é extremamente superficial. Isso não atrapalha, muito pelo contrário, acaba tornando a história mais crivel e você começa a aceitar algunas coisas simples (como o conceito de imortalidade, etc).
O problema é a forma que o autor resolveu descrever todas as situações chave. Dados momentos ele é extremamente detalhista e foca em pontos desnecessários (diálogos longos e completamente desnecessários). Já nas partes onde realmente existe alguma chance de fazer "a trama engrenar" ele é raso, superficial e aparenta ter medo de acabar entregando de "mão-beijada" alguma resposta importante para os mistérios montados anteriormente.
O grande problema do final não é somente a quantidade absurda de referencias religiosas e a filosofia (é citado até a principios de Dualidade á questionamentos de vida-pós morte).
E como o Sr. Robert J Sawyer resolve entregar isso? De mão beijada, de forma rasa, sem fazer com o que leitor se sinta satisfeito com a tão esperada "perseguição final".
Ao terminar o livro eu só consegui pensar em uma coisa: "É".