Hannah - Raposa literária 23/11/2022
?? ????? ??????
Nicholas Sparks é disparado um dos meus autores favoritos, os livros dele me tocam de uma maneira tanto triste quanto de ensinamentos, e com esse não seria diferente.
Em um porto seguro iremos conhecer a hitória de Katie e Alex, seus passados, o presente e talvez um futuro.
Katie é uma mulher que está fugindo de algo terrivel que viveu, ela não tem amigos, parentes, e apesar de sua situação dificil, ela vai em busca de uma vida melhor e necessaria.
Chegando em Southport, ela consegue um emprego de garçonete em um restaurante e também uma casinha pequena para sua acomodação, e como a cidade é pequena, logo conhece Alex.
Alex é um viuvo, pai de duas crianças, ex militar e tem uma loja na cidade, basicamente a unica loja onde você pode encontrar tudo de mantimentos. Ele sofreu muito com a morte da sua esposa, e desde então dedica-se a cuidar dos filhos e trabalhar, sendo um super pai.
Katie apesar de sua aparência franzina e cabelos mal cortados, chama a atenção de Alex, e depois de um acontecimento com o seu filho, ele decide que precisa conheça-lá melhor. Apesar de sua relutância em criar raizes e ter um novo relacionamento afetivo, ela se ver cada vez mais encantada com o homem que Alex é.
Entre seu envolvimento com Alex e a inesperada amizade com sua vizinha Jo, Katie começa a acredita que pode finalmente ser feliz, e esquecer os pesadelos do passado.
Até que o passado volta para assombra-lá e tirar tudo que ela conquistou, e assim conheceremos Kevin, seu ex marido abusivo e completamente psicopata.
Kevin é policial, um detetive com instintos implacaveis, e nada lhe dar mais satisfação que um trabalho bem feito e sua esposa sempre bela a lhe esperar. Porém, ele também é um alcoolatra, um marido abusivo e violento, péssimo amigo e vizinho. Controla todos os passos de Katie/Erin, não a deixar sair, ter amigos ou um trabalho. Esconde o dinheiro para que ela não tenha acesso, e não lhe permite estar algo menos que perfeita.
Ao longo dos quatro anos de casamento, ele submeteu Katie a todo tipo de agressão, e sempre justificando seus atos como um ataque de furia, ou que a culpa era dela. Vemos com detalhes a maneira que ele pensa, o quão acha que esta correto, e ainda assim é um religioso, sempre citando a biblia quando se depara com o que ele acha ser um "erro" dela.
.
O que mais gosto nos livros do tio Nick, é a maneira como ele escreve sem filtro, os personagens são muito realistas, e bem construidos, fazendo o leitor adentrar na história como se pudesse estar vivendo e sentindo exatamente aquilo.
.
A persona de Katie/Erin é muito forte, ela é uma mulher que perdeu muito ao longo de sua vida, e mesmo assim encontra forças para superar. Todos os detalhes por ela descritos são tristes e completamente reais, quantas Katies existem por ai?
.
Alex é um homem impar, sempre gentil e paciente, procura ser o melhor para seus filhos, mesmo que não possa substituir em completo a falta da mãe deles. Lexi e Josh, são duas crianças amaveis, que logo conquistam o coração de Katie/Erin que sempre quis ser mãe.
.
Kevin sem duvidas é um psicopata sem escrupulos, nunca admite seus erros, e tem uma mente complexa, a persona dele é muito bem contruida, seus pensamentos e modos de agir, sempre se justificando, e deixando o leitor embasbacado.
.
Jo sem duvidas é a melhor surpresa dessa leitura, em todo momento confiei plenamente no que lia, e so desconfiei proximo ao desfecho, e foi tão meigo.
.
Foi uma leitura emocionante, apesar do final corrido, esse livro valeu super a pena.
.