Júlia

Júlia Roberto Gomes




Resenhas - Júlia


18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Vanessa Meiser 22/07/2010

Leia mais resenhas no Blog Leituras Pontocom.
Leitura agradabilíssima.
É quase que uma biografia não autorizada.Eu não conhecia Júlia, a protagonista da história. Uma mulher a frente do seu tempo, poetisa, de uma inteligência aguçada, leitora voraz, autora de dois livros de poesia, casou já com 26 anos devido à pressão imposta por sua mãe, com um homem muito rico e influente, 30 anos mais velho do que ela porém, amava mesmo era um violeiro 05 anos mais novo, pobre e muito mal visto pela sociedade de São Francisco. Fiquei surpresa em como a história me conquistou, desde a primeira página, para começar a capa é linda. O autor, neste livro, conseguiu contar a vida de Júlia de uma maneira envolvente e fascinante.Tem romance do início ao fim. Júlia teve uma vida difícil pois, não se conformava com a maneira com que as mulheres eram tratadas e, não escondia suas opiniões. Era consideradas por todos como uma estranha, uma pessoa triste e sem amor mas, nada disto condiz com quem Júlia realmente era.....


MUITO BOM!!!


“A inteligência é, de todos os fardos, o mais pesado para uma mulher” (por Júlia da Costa).
Naotake 06/11/2011minha estante
Já que gostou do livro 'Júlia' de Roberto Gomes, recomendo também a leitura de 'O conhecimento de Anatol Kraft' do mesmo autor, que recentemente foi editado pela Editora Insight.




Julia Figueired 14/05/2009

Esse livro é o famoso "água com açúcar". É gostoso de ler mas não tem nada de mais.
comentários(0)comente



Ingrid @vidadaleitora 24/07/2023

Quem me conhece pessoalmente, sabe que tenho um apego emocional por literatura brasileira, e com JÚLIA, não foi diferente...
Claro que como uma boa leitora não me deixei apegar fácil, achei a leitura deste livro um pouco repetitiva demais , até porque era a mocinha casada com o senhor rico e o pobre sendo o amante imoral.
Com o decorrer da história, a querida Júlia tem uma nítida mudança da pessoa e da narrativa. Me apeguei a Júlia.

Tá, mas e aí?

Júlia, é um livro antigo, que mostra com cuidado o que era ser uma mulher pobre e bonita, como a família influencia a vida amorosa e pessoal de alguém daquela época e bom achei o clássico da narrativa romancista, não estou dizendo que não gostei, mas finais para mim são mais importantes do que desenvolvimento, porque no desenvolvimento você pode trilhar caminhos e o final, bom é o final.
Eu espero que vocês gostem deste livro, que o amem e me julguem por não amar, mas neste o fim não justificou o meio.
comentários(0)comente



@robrpassos 06/02/2010

Branco jasmim, és tão lindo/ Entre aromas a sorrir,/ Qual doce estrela formosa/ Do céu no prado a fulgir!
Júlia, protagonista que leva o título do livro, é descrita pelo autor como duas: uma que mente e outra que ama intensamente. Poetisa e intelectual diferenciava-se das outras mulheres do século XIX.

Ao longo da narrativa que ocorre no litoral Catarinense, Júlia, casa-se com um homem - conceituado na sociedade-, mas amando outro - desprovido dos bens materiais. Assim, após a morte de seu marido, ela procura seu amado e inesperadamente descobre que ele está morto.

Júlia, depois de seis meses na solidão, apaixona-se novamente, no entanto, este amor rouba tudo o que é dela. A poetisa obriga-se a viver enclausurada onze anos, até a sua morte.

TRECHO • Júlia
Esquecer. Apenas esquecer. Perdoar, não, lembrou Júlia. Esquecer, perdoar jamais - era um dos ditos preferidos de dona Maria, que Júlia ouvira ao longo da vida a propósito de pequenos desaforos ou grandes maldades que a mãe fora obrigada a engolir. Esquecer. Não perdoar. Mas esquecer como? Perdoar o quê? Perdoar como? Seria possível perdoar sem esquecer ou esquecer sem perdoar? Não falar mais no assunto, fazer de conta que nada acontecera. Arrumar um motivo que explique o acontecido e perdoe a falta e o faltoso. Lembrar do desaforo sem lembrar de quem o cometera? Ou passar o resto da vida ruminando o passado, mordendo-se por dentro, atenta ao perigo de tudo pudesse se repetir? Não sabia como sair desta embrulhada confusa que herdara da mãe.
comentários(0)comente



liiiiaaa 06/09/2023

Literalmente eu
Amo ler livros de romance nacionais, na época q li esse fiquei OBCECADA com a júlia, nos somos IGUAIS EM TUDO e amo que ela seja descrita como exótica, amo ela mto
comentários(0)comente



Gabi 01/05/2023

Júlia, duas mulheres em uma.
Confesso que tenho muitas coisas em comum com Júlia, ela ama livros, apreciar o horizonte do mar, o céu e as poesias escritas por aqueles que amam, ou que um dia amaram. Também devo confessar que quase acreditei em Carvoliva, porém, sabe aquela intuição que te avisa que não é bem assim ? Pois é.
Júlia poderia ter sido feliz até o último dia de sua vida, mas infelizmente via que só poderia ser feliz ao lado de um certo violeiro ( SAFADO E MENTIROSO). Em minha humilde opinião, ele nunca amou ela, e se amou, foi raso demais. É aquela frase : amar por dois. Só ela se arriscava, só ela renunciava, só ela estava disposta e infelizmente há muitas Júlias por aí.
Amei a leitura, do início ao fim, emocionante. Não queria que ela fosse terminar dessa maneira. De todo modo, indico que você leia até o fim.
comentários(0)comente



thaiisurtoss 19/03/2023

Extraordinário
Que livro maravilhoso
coloquei expectativas q seria bom e realmente foi magnífico
achei incrível como esse livro detalha a vida de cada personagem, até os que não são protagonistas
me lembrou um pouco orgulho e preconceito que eu amo de paixão por ser uma temática de época.
gostei bastante de como foi retratada a vida do comendador desde sua ascensão até sua falência, sua derrota e solidão (mesmo sendo casado) até sua morte.
e essa protagonista maravilhosa?? Júlia pra mim foi um ícone nessa história que mulher mais interessante, amei o fato de ela ser apaixonada pela vida, me identifiquei com os relacionamentos instáveis dela e achei lindo ela ser tão romântica.
que leitura boa, amei até mais não poder!!
acho que esse é um daqueles livros que todos deveriam ler.
comentários(0)comente



Kananda.Rayra 08/02/2022

Triste
Pela sinopse do livro eu imaginei que seria uma coisa totalmente diferente pq envolve muito a História do Brasil e outras questões políticas. Não sou muito fã desse assunto mas o autor soube colocar de uma maneira que ficou bem interessante. Foi a terceira vez que tentei ler esse livro e finalmente consegui terminar, tô impressionada com o quanto eu gostei e pensando pq não li antes. Torci muito pela felicidade da Júlia, e quando pensei que ia dar tudo certo... deu tudo errado... DE NOVO. Chorei horrores no final e tbm ao saber que ela realmente existiu.
comentários(0)comente



Anna.Júlia 08/12/2021

Uma que sonha, outra que mente
É legal o fato de q essa história é metade fictícia e metade real, pq não é possível saber oq eles pensavam realmente (obvio), mas tbm tem a parte da história do Brasil naquele momento, como eram os dois lados políticos, monarquistas e republicanos, e as guerras dentre esse período histórico e td mais.
Uma leitura legalzinha sobre (talvez) uma parte da poeta Júlia da Costa, sempre bom enaltecer poetas, inclusive uma mulher poeta de 1800 e pouco ??
comentários(0)comente



Ally 01/09/2021

...
Não tenho um motivo específico para dar cinco estrelas. Talvez seja o romance com ar de realidade, mostrando que a vida não segue padrões e nossas vontades, talvez tenha sido o fato de o livro louvar abertamente Dom Pedro II ( Ave Império! ), ou talvez seja porque retratou várias fases do Brasil.
Não sei ao certo, o livro fez meu espírito monarca se agitar, me emocionou pois eu pude sentir a melancolia e sofrimentos de Francisco o Comendador ao ver o país sendo dado aos republicanos e os mesmos o destruindo, bom, acho que nessa resenha aqui, tudo que sei é que nada sei ( hahaha ), esse livro sempre irá ficar na minha mente, a partir de agora o amo profundamente.
comentários(0)comente



DéBinHaaa JúLia 11/10/2010

Parte 8
JÚLIA romance de ROBERTO GOMES é um livro muitoo intereçanteee fala de romances proibidos : de segredos , e tem um toque de suspence , to adorandoo ler essa romance !
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Miria80 15/04/2015

Uma obra real e maravilhosa
Um livro muitíssimo bem escrito, com uma história real maravilhosa, porém triste. Confesso que durante a leitura senti inúmeros sentimentos: chorei, sorri, senti medo e uma infinidade de emoções. Júlia era uma mulher muito a frente de seu tempo, inteligente, ótima escritora, corajosa (tanto que as vezes parecia sem juízo). Porém, algo me deixou muito triste: Júlia viveu sua vida e nunca foi feliz. Torci muito, durante a leitura, para que o destino dessa mulher fosse diferente, mas infelizmente não foi. Os personagens são muito bem construídos e praticamente ficamos íntimos deles. As descrições são ótimas e trazem ainda mais prazer a leitura. Júlia Maria da Costa foi uma poetisa do Rio Grande do Sul no século 19, até pouco tempo estava enterrada no centro de uma praça e hoje dá nome a uma das principais alamedas da cidade que um dia viveu. Todos deveriam ler esta obra e conhecer essa mulher de personalidade fantástica. Ela não foi feliz, mas o mínimo que podemos fazer, talvez seja conhecer sua história de vida e dar a ela o respeito e a honra que merece por ter sido uma mulher inteligentíssima, que com certeza, deu sua colaboração para a formação de todos os direitos e privilégios que temos no dia de hoje. Vale a pena!
Miria80 30/04/2015minha estante
Se alguém souber de livros parecidos, por favor, me indique! Preciso muito ler mais livros como esse! rs




Gabi 30/01/2023

A triste realidade de amor à primeira vista
Peguei este livro pelo fato de se passar em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, um lugar a qual já estive muitas vezes, e onde meus avós viveram por muitos anos. O reencontro com estas paisagens por meio da literatura foi um grande presente. Vivenciar os processos históricos pelo ponto de vista de uma moça pobre e leitora foi extremamente enriquecedor. Mas, apesar de Júlia ser uma mulher inteligente, o amor a deixou tola e cega, o que a fez ir se apagando pouco a pouco durante a narrativa. Ela amadureceu em muitos aspectos, claro, porém, a realidade ali foi muito dura. Quando o poder e o dinheiro ditam a sociedade, nada se pode fazer com o amor. Não posso chamar o final de trágico, claro que não, ele é apenas verídico, realista e pessimista. Admiro a coragem desta protagonista, seu senso crítico, seu amor pelos livros e sua força de vontade. Tenho certeza que aprendi muito com ela.
comentários(0)comente



18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR