Caixa Preta

Caixa Preta Jennifer Egan




Resenhas - Caixa Preta


16 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



RositaLima 18/04/2023

CAIXA PRETA
Caixa preta, é escrito por Jennifer Egan e publicado, em formato de e-book, em 2012 pela Editora Intrínseca.
.
Basicamente é uma história de espionagem que se passa no futuro, onde é contada em 2ª pessoa, como se o leitor fizesse parte da história. Onde vamos receber uma série de instruções, escritas com um tom sarcástico, de como proceder em uma missão secreta. Também traz um pouco de crítica a como o mundo acaba utilizando as mulheres como meros instrumentos.
.
Todos os capítulos são muito pequenos e somente depois descobri que ele foi sendo publicado em forma de postagens no Twitter, o que explica o formato em frases curtas. A publicação em formato e-book só veio posteriormente com cerca de 70 páginas.
.
É uma leitura rápida e interessante (eu realmente queria saber onde a história me levaria). Já tinha escutado falar sobre as obras da Jennifer Egan e achei esta muito criativa, mas como primeiro contato com a escrita da autora não acredito que seja o ideal. Apesar de ter gostado da leitura e ainda querer conhecer outros trabalhos da autora, acredito que muitas pessoas não vão ter esse mesmo sentimento. Ainda mais depois de buscar fãs da autora e eles mesmo me falarem que esse “nem de perto é o melhor dela”. A leitura desse livro é realmente uma experiência imprevisível. Pois é um livro estranho, num formato nada convencional.
.
CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:
https://www.rositalima.com/2023/04/resenha-caixa-preta-jennifer-egan.html

site: https://www.rositalima.com/2023/04/resenha-caixa-preta-jennifer-egan.html
comentários(0)comente



VitAria 15/05/2022

Caixa Preta
De início eu não estava conseguindo entender muita coisa do conto porque a escrita é complexa e abstrata mas com o passar das páginas percebi as questões sociais presentes no conto muito bem escrito e bem pensado. É uma leitura única, autentica.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ias 15/03/2021

Incrível!!
Me lembro que há muitos anos li um livro infantil que a narração era feita em segunda pessoa. Sim, exatamente: a autora fazia com que o leitor se tornasse o personagem, por exemplo ?você andou até o parque?. Agora, encontrei esse conto narrado da mesma maneira, e é PERFEITO! Amo coisas fora do comum!
comentários(0)comente



Ricardo.Borges 27/02/2021

Curto e instigante.
[Lev] Há uma narrativa muito interessante. Fiquei curiosa e satisfeito com a forma como ela desenvolveu a história.
comentários(0)comente



dsprtblue 04/07/2020

Uau! Fique sem fôlego
Muuuito diferente do que já li. É uma escrita rápida e envolvente. Senti que eu tinha que ler rápido para não ser descoberta assim como a espiã. Em alguns momentos li como se fosse um manual de instruções, o que deixou a história mais interessante!
comentários(0)comente



Lili 19/10/2018

Caixa Preta
Adorei esse livro. Achei a ideia absurdamente original quanto à forma, que foi publicar inicialmente por meio do Twitter. Para isso a autora estruturou a história em frases curtas, como se fosse alguém se lembrando de um manual de instruções, à medida que usa essas instruções para solucionar algo na situação em que se encontra. Ao mesmo tempo em que o livro diz tão pouco (são 47 textos super curtos), a história em si pode se tornar bem complexa na nossa cabeça, pois pode-se imaginar várias explicações para as cenas descritas, personagens principais e secundários, motivação, etc. Adoraria um romance desenvolvido a partir da premissa proposta. Mas ao mesmo tempo acho que deixar todos os detalhes pro leitor imaginar também foi uma ideia muito interessante.

Recomendo muito!
comentários(0)comente



cacai 03/02/2018

"Caixa preta" é diferente de tudo o que já li. Jennifer Egan merece o reconhecimento pela forma inusitada em narrar a história e por sua concisão. A história se passa em um futuro ficcional altamente tecnológico e, portanto, nada melhor que as instruções para a missão sejam transmitidas pela objetividade de tweet. Embora seja fã de "textões", as redes sociais suscitam o seu oposto. Quem trabalha com comunicação - sou jornalista - sabe o quão essencial são as frases curtas e diretas que transmitam toda a informação necessária.
comentários(0)comente



Felipe Duco 07/06/2017

Hipnotizante
Fazia um tempo que um livro não me causava tanto choque por ser tão bom. E também aquela velha sensação boa de terminar uma história excelente, porém curta, e desejar que ela tivesse mais, pelo menos, 600 páginas. Estilo, precisão, enredo enxuto, tudo tudo tudo de altíssima qualidade. Nunca vi nada tão único e prazeroso, além forte e profundo! Caramba, tenho que me segurar pra não ficar aqui só elogiando, pois bem, vamos à história.


Nada é muito mastigado ou claro, mas é sobre uma mulher que está a serviço dos Estados Unidos numa missão secreta pra colher informações de homens poderosos que querem destruir o país. Todo o conto é escrito em forma de instruções pra essa "agente secreta comum", (pois ela não tem treinamento nenhum e isso, como é descrito em determinada parte, é essencial pro trabalho dela) Tudo sem diálogos ou descrições de lugares de maneira direta e curta, é contado como que em suposições (se acontecer tal coisa, é possível que aconteça tal coisa) tão original que não consigo explicar de maneira tão clara aqui!


Livrão da porra!
comentários(0)comente



Angelo 29/12/2012

Pequeno conto
Caixa Preta é um conto, bem curto, publicado originalmente pela Jennifer Egan pelo Twitter. Tirando esse aspecto de inovação no uso dos recursos da internet, não ha muito mais o que se apreciar na história em si.
comentários(0)comente



Paty 26/10/2012

Caixa Preta, na verdade, foi publicado a partir de anotações que Jennifer fez em seu caderno japonês, e disponibilizado, primeiramente, no perfil de ficção da revista norte-americana New Yorker no período de 24 de maio a 02 de junho desse ano. E foram necessários 1 ano inteiro para que a autora escrevesse os mais de 600 tuítes! E o que é mais interessante é que, em entrevista, a própria Jennifer alegou “ter uma relação complicada com a tecnologia”, e por puro medo, como afirmou: “Tenho medo da tecnologia de uma forma muito simples, como o medo de não saber usar.”
Pelo visto ela superou muito bem o seu medo, pois o conto é muito bom! Não chega nem perto de A Visita Cruel do Tempo, mas dá conta do recado direitinho!

O conto é uma ficção científica meio triller, onde a protagonista é uma agente secreta à serviço do governo norte-americano, que tem por objetivo passar informações coletadas sobre os esquemas de homens poderosos e violentos. A protagonista, chamada apenas de "gatinha", sujeita seu próprio corpo à implantes de diversos tipos de dispositivos de espionagem, como câmeras, GPS, disco de memória e coisas afins, para conseguir obter as informações das quais precisa sobre os seus alvos.

Narrado em 2ª pessoa, a escrita é rápida e envolvente, com frases curtas, como era de se esperar por conta da mídia utilizada, lembra um manual de instruções ao qual a "Gatinha" vai seguindo e nos conduzindo por seus próximos passos; mas como a autora disse, são "disparos mentais" da protagonista, como se ela fosse repensando alto os próximos passos para desempenhar a contento a sua missão.

Como em toda obra de espionagem em que mulheres são envolvidas, há sempre o apelativo sexual, pois cabe à ela a conquista das informações necessárias ao Governo, independente do que vier a acontecer em decorrência disso. Mesmo sabendo que essa aparente fragilidade que o mundo machista dá à mulher, como sendo presa fácil por ser considerada frágil, e a consequente utilização de sua condição como arma eficaz, me incomoda um pouco. Ainda gostaria muito de ver uma espiã não ser obrigada a se valer da sua sexualidade pra conseguir seu intento! Mas essa é apenas a minha opinião! ;)

Com toda certeza Caixa Preta é uma leitura super recomendada, porque se valendo de uma mídia diferente e super dinâmica, sobressaiu-se mantendo o ritmo, o enredo e a atenção sem ser entediante!
Lucas Manoel 21/09/2016minha estante
undefined




16 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2