Gabi 10/06/2020"Tudo tem estrela - para quem sabe ler nelas..."Escrever uma resenha deste livro parece muito difícil e ao mesmo tempo muito simples. É um livro bem curto, mas que consegue trazer assuntos extremamente importantes, principalmente para nós brasileiros. E confesso que o evitei por anos, mas a obra me agradou imensamente e queria, inclusive, que fosse maior.
O protagonista desta história é o Bino, um menino negro que vive em uma pequena vila ao encontro do mar, cuja sua vida e de toda a população gira em torno deste. E é por isso que todos os dias ao encarar o mar, Bino se questiona sobre o que há do outro lado, depois da linha no horizonte.
O livro possui inúmeras ilustrações, na verdade xilogravuras, que enriquecem muito a história não só pelo conteúdo, mas pela correspondência a nossa cultura.
Este livro poderia ser somente sobre uma criança e suas milhares de curiosidades e descobertas, mas de forma singela e espetacular vai muito além disso.
A obra escrita pela Ana Maria Machado é sobre a África, é sobre escravidão, é sobre os índios, é sobre cultura e é principalmente sobre resistência.
"Quanto mais reis, mais força tem Zumbi. Para nunca mais ser cativo, ia precisar de todo mundo e de todas as leituras- as dos livros e as das coisas. É para chegar lá, os caminhos eram muitos."