Hyslei.Roman 07/07/2023Complexo, crítico e reflexivo, para questionar a vidaAchei um livro bastante complexo, cheio de críticas à moral e aos costumes da sociedade. É importante saber que, por ser um livro de filosofia, há um discorrer constante sobre as situações, onde o sábio Zaratustra imprime sua visão bastante peculiar do mundo. Sendo assim, somado este fato com a linguagem rebuscada, a leitura se torna mais vagarosa, porque requer muita concentração do leitor (além de nos fazer parar para refletir muitas vezes).
Temos muitos julgamentos e discursos de ódio aqui, mas dentro dessas depreciações, o que mais me chamou atenção foi a misoginia extrema, que procurei ignorar para não desistir da leitura. É importante saber que Nietzche teve uma desilusão amorosa em sua vida e a partir daí simplesmente assumiu um comportamento de ódio com todas as mulheres, fato que não passou nem um pouco despercebido nesse livro.
Temos muitas citações famosas do autor nessa obra, frases polêmicas, opiniões contraditórias... É um daqueles livros que, mesmo relendo várias vezes, sempre encontraremos algo que passou batido na leitura anterior. Uma leitura bastante válida para quem quer se questionar sobre tudo na vida!