@pedro.h1709 02/01/2021Sobre o BehaviorismoParticularmente, o comportamentalismo é uma área que tem me chamado bastante a atenção, principalmente devido à sua propensão a estruturação de um saber mais objetivo e científico. Não poderia deixar, portanto, de buscar por algum livro de B. F. Skinner, um educador, filósofo, psicólogo e inventor ímpar do século XX.
Em sua obra intitulada "Sobre o Behaviorismo", o autor busca estabelecer os princípios filosóficos que caracterizam sua interpretação particular do que é o Behaviorismo, além de fazer frente às más compreensões da análise comportamental. Ele inicia apresentando 20 proposições comumente utilizadas por opositores ao Behaviorismo, que serão recapituladas no último capítulo do livro, após esclarecidos alguns conceitos que sustentarão suas considerações finais.
De maneira geral e resumida, o autor busca estabelecer que o pensamento é comportamento; os sentimentos são mais consequências das contingências do que causas do comportamento observável; e o indivíduo é determinado pelas contingências de sobrevivência, segundo sua história genética, e de reforço, segundo sua história ambiental. Nas palavras do próprio autor:
"Uma análise behaviorista repousa nos seguintes pressupostos: uma pessoa é, em primeiro lugar, um organismo, um membro de uma espécie e de uma subespécie; possui uma dotação genética de características anatômicas e fisiológicas que são o produto das contingências de sobrevivência às quais a espécie esteve exposta durante o processo de evolução. O organismo se torna uma pessoa quando adquire um repertório de comportamento nas contingências de reforço a que foi exposto ao longo de sua vida. O comportamento que apresenta em qualquer momento está sob o controle de um cenário atual. Ele consegue adquirir esse repertório sob tal controle por causa de processos de condicionamento que também são parte de sua dotação genética".
Por fim, confesso que será necessário revisitar esse título outras vezes, pois como Skinner evidencia, o costume em tratar eventos comportamentais como consequências de conceitos mentalistas dificulta a compreensão de alguns conceitos, ou pelo menos causa um estranhamento, mas me sinto satisfeito por concluí-lo e tornar a essa leitura certamente será um reforço positivo.