Evelin Bianca | @paginasete7 13/04/2019
#17 Terra de Esperança
O historiador Floyd Greenleaf apresenta a mais completa história da Igreja Adventista na América do Sul. Contextualizando com a história dos países que compõem a Divisão Sul-Americana, os capítulos relatam o desenvolvimento das instituições, escolas, hospitais, casas publicadoras, dividindo os mais de 100 anos em períodos históricos menores.
Através do pioneirismo em áreas isoladas, em meio a dificuldades econômicas, crises políticas, catástrofes naturais, sempre em busca de liberdade religiosa e avançando no evangelismo, o autor mostra como o pequeno movimento iniciado no final do século 19 cresceu e se consolidou como uma denominação com mais de 2 milhões de membros em todo campo.
Se por um lado o evangelismo sempre foi o foco principal da igreja, uma tendência história é vista no livro, a falta de conservação dos membros. Enquanto números grandiosos eram adicionados aos livros da igreja, a apostasia também crescia. Os motivos na maioria das vezes não são por questões de doutrina, mas falta de envolvimento, cuidado e companheirismo, que o autor apresenta como supridos pelos pequenos grupos.
A leitura se encerra com uma reflexão de que devemos conhecer nossa história e manter nossa missão relevante e ativa numa sociedade completamente distinta da que os pioneiros encontraram no passado. Confiando que Quem nos guiou até aqui continua a nossa frente.
A leitura é densa, mas o conteúdo é maravilhoso. Não é daqueles livros pra ler em uma semana e levar pra lá e pra cá, mas vale muito deixar ele na cabeceira, ou utilizar para pesquisa.
832 páginas
Lido: de 11/07 a 09/12/18