spoiler visualizarAdriano.Guedes 14/10/2015
Obra fundamental para quem procura o conhecimento
Marilena Chauí é das mais importantes intelectuais de nosso país, mas ao contrário de tantos - inclusive, bons intelectuais - nunca teve medo de tomar posição, de defender seu pensamento e as ideias nas quais acredita. Pois o exercício do professor, do filósofo não se esgota na sala de aula, mas deve ir às ruas, conquistando e disputando as mentes e os corações de todos aqueles que se pretendem no caminho para o conhecimento. Por isso, a autora desperta tanto a ira dos setores mais conservadores brasileiros.
Mais do que uma Introdução à História da Filosofia estamos diante de uma verdadeira História da Filosofia, tal é a magnitude de informações e dados presentes, na obra, traçando um panorama sobre o verdadeiro nascimento da Filosofia na Hélade. Há uma forma didática de dispor os capítulos, os tópicos, os autores e temas no livro. Não há nas páginas aquele desfile pachorrento de conhecimento em que o autor, a milhas de distância, oprime o leitor, na relação autoritária do "eu sei tudo", enquanto "você nunca saberá nada". Ao contrário, a preocupação é de didadicamente dividir o conhecimento, compartilhar o que se sabe; germinar a semente para que o leitor em breve seja o verdadeiro autor de uma História da Filosofia, pois, é fato, todos somos sujeitos de nossa história.
Há uma resposta simples para o nascimento da Filosofia na Grécia? Há realmente um "MILAGRE GREGO"? Como conciliar o pensamento de Parmênides de Eleia, onde o "Ser é e o não ser não é", como Heráclito de Éfeso e a impossibilidade de se entrar duas vezes no mesmo rio? Há uma permanente imutabilidade ou a mutabilidade é a constante do universo? Como Platão se propôs a resolver a questão? Há efetivamente um Mundos das Ideias como desejava o platonismo? Nossa realidade é apenas aparente como no Mito da Caverna ou a investigação coerente e sistematizada pode nos trazer o verdadeiro conhecimento?
A Grécia, ou Héllas, é o berço da nossa civilização. Grande parte dos nossos conceitos, ideias e pensamentos são derivados diretamente daquele povo. Assim, se você deseja começar a saber quem é, de onde veio, por que está aqui? Enfim, precisa começar a estudar a Grécia. E Marilena Chauí nos apresentou algumas pistas no seu livro que precisamos indistintamente seguir!