Jonas 21/01/2017
A Africa do Sul
É um erro achar que esse livro se trata de um romance água com açucar. É subestimar a obra de Doris Lessing, ganhadora do Nobel de Literatura. Este livro é um relato preciso sobre a vida dos colonos ingleses na África do Sul, sobre suas dificuldades e principalmente sobre as relações entre os fazendeiros brancos e os negros nativos.
Por meio da protagonista, que inicialmente se mostra excentricamente amavél, para depois se tornar uma personagem detestavel, Doris aborda o racismo daquele tempo e lugar. Nos mostra o dia a dia das famílias inglesas abandonadas em terras africanas, com o objetivo de se construir uma nação branca.
Os personagens são humanos demais, é quase como se eles realmente tivessem existido, o que não me surpreenderia se fosse o caso, dada a história de vida da autora. O calor da barraca descrito vai queimar na sua pele.
É frustante a forma que Doris Lessing é tratada no Brasil, como uma autora de romances água com açucar. Se você for fã de Clarice Lispector deveria ler esse livro. Clarice traduzia a obra de Doris e dá pra notar de onde vem a inspiração de algumas personagens. A protagonista, enquanto está na cidade, me lembrava Macabéa de A Hora de Estrela.
Já li toda a série Shikasta e Roteiro para Descida ao Inferno - que não gostei tanto - e A Canção da Relva, junto com O Casamento Entre As Zonas 3,4 e 5, se tornou meu favorito da Doris.