Hykkina 26/01/2020
The Descent, O livro do Adair
Após anos de espera e procura por esse livro acabei por o ler em inglês, algumas coisas podem ter me passado desapercebido, porém é certo que o livro parece mais um spin-off do que a continuação da trilogia. No decorrer da leitura percebi o porquê de não terem traduzido o terceiro livro.
Alma Katsu não deixa de surpreender com sua escrita limpa e fluída, descrevendo personagens e passagens na medida certa, sem exagerar e ser maçante ou detalhar de menos. Os personagens entretanto parecem novos personagens com os nomes antigos...
Adair e sua 'nova outra vida' digamos assim, me surpreendeu, veja bem eu gostei, porém não para entrar como parte do livro, o folclore dos imortais na minha opinião já estava completo e bom o bastante sem essa informação adicional.
Nesse livro Lanore finalmente compreende seus sentimentos a cerca de Adair e Jonathan, algumas amigas minhas e ao que parece a maioria das leitoras odeia o Jonathan, mas ele é o meu personagem preferido, ele se manteve fiel a si desde o início do livro, ele pode ter sido um boy lixo em mais de uma ocasião? Com certeza ele foi, apesar de ter sido ruim com a maioria da mulheres e personagens, ele nunca tentou agradar ninguém, nem deixou de viver do seu próprio jeito, e isso me encantou. Nesse livro o Jonathan é de certa forma o centro da estória, em algumas partes você se cansa de tanto ler o nome dele, Lanore volta a mover céus e infernos atrás desse homem, para ajudá-lo, quando ele nem mesmo lhe pediu ajuda...
Adair que vinha tomando um espaço especial no coração de Lanore e das leitoras, nesse livro pegou todo o espaço para si, ele continuou possuindo sua personalidade forte e seus hábitos depravados, mas quando se trata de Lanore tudo muda, até ele mudou bastante. Nesse livro vamos para o passado de Adair, entendemos a origem da sua curiosidade pela magia e de onde vem essa sua incrível habilidade, temos passagens ótimas. Para mim entretanto foi muito pouco, eu realmente queria saber bem mais do Adair, algumas coisas continuam um mistério. O livro vagueia entre o passado e o presente, e entre dois lugares totalmente diferentes. Apesar de tantas informações que surgem a cada página a leitura continua muito bem organizada, poucos autores conseguem manter o ritmo da estória tão bem.
Sabemos o que aconteceu na vida de Lanore e Luke, a cena é uma das mais impactantes, Luke sempre soube que havia mais de um homem no coração de Lanore, mas o quão difícil deve ser saber que existem na realidade dois homens com quem ele não poderia competir, muitas divergências acontecem com o casal, levantando uma pergunta, Lanore realmente amou o Luke? E com o tempo descobrimos a resposta.
Quando eu terminei o livro além da boa sensação de ter tido uma leitura maravilhosa, eu também tive muitas dúvidas, eu particularmente queria saber mais sobre todos os companheiros de Adair, queria saber as respostas sobre a famosa Rainha do Submundo e seu reino, e mais sobre St. Andrew e seus moradores. Apesar das explicações achei um tanto nebuloso e vago, as respostas dadas não foram capazes de acalmar minha curiosidade.
Esse terceiro em vez de fechar com chave de ouro, fechou com chave de dúvidas, não deixa de ser um livro maravilhoso, mas eu particularmente não gostei do livro, por isso minha nota é um pouco mais baixa que os demais. Na minha mente vou pensar que são apenas os dois primeiros livros.