lucas1429 08/10/2024
Somos infinitos
"e o que aconteceu com o charlie? ele conseguiu, e você também conseguirá". esse vai ser o meu livro favorito durante um bom tempo, e acho que todo adulto que acabou de se tornar adulto sabe do que os personagens estão falando. vi muito do charlie em mim, e levei muitas páginas pra entender o que o termo "invisível" significa, mesmo já conhecendo a história e amando muito o filme. tem coisas que só fazem sentido na nossa própria visão, no nosso próprio mundo, e às vezes essa visão pode ser assustadora. acredite: nada é tão ruim quanto parece ser quando você tá deitado na cama de madrugada sem conseguir dormir, pensando e repensando sobre todas essas coisas. o mundo não acaba depois do ensino médio, e ainda tem um monte de pequenas e grandes histórias pra serem vistas e vividas por quem você vai ser dali pra frente.
tem coisas que parecem esquisitas quando o charlie fala sobre elas, e eu cheguei a pensar que se eu fosse um dos outros personagens também acharia isso esquisito. mas é muito bom saber que todo mundo é assim, e que algumas coisas só fazem sentido pra quem as fez. como é aquela frase mesmo? que "todo mundo está lutando uma batalha da qual você não sabe nada a respeito", e tudo o que a gente pode fazer é tentar ser algo bom pras outras pessoas porque, no fim das contas, elas precisam disso: de outras pessoas. de nada mais. por mais terrível que possa parecer crescer, ir para a faculdade, fazer amigos e depois se despedir deles (ainda mais pra alguém que tem dificuldades próprias com isso), saber que você não tá sozinho pode ser suficiente.
confesso que fiquei meio em dúvida no final, e não entendi direito se as cartas do charlie foram mesmo enviadas pra uma pessoa que depois as respondeu ou se, de um jeito mais metafórico, ele enviava essas cartas para endereços diferentes e várias pessoas conheceram um pedaço da história dele. não vou assistir nenhuma review pra descobrir isso e não espero que me contem, pois prefiro imaginar que é a segunda opção mesmo.