~moonluny 14/08/2024
Toca o coração
Charlie é um calouro do ensino médio apavorado com as novas exigências da vida. Invisível aos olhos de estudantes e professores, Charlie sempre teve dificuldades em fazer amigos, e a única pessoa com quem podia conversar, seu melhor amigo, Michael, se suicidou no verão antes das aulas. Sem muitas perspectivas e com emoções bastante confusas Charlie relata ao leitor por meio de cartas suas novas descobertas nesse território inexplorado.
A princípio, o enredo pode aparentar ser simples e genérico, mas ao analisá-lo melhor, descobre-se uma profundidade dos personagens que, embora não tão explícita, se encaixa bem na realidade de muitos adolescentes. Ao longo da leitura, percebe-se rapidamente a quantidade de problemas e emoções com que Charlie lida e como ele é inseguro acerca de muita coisa, mas principalmente da necessidade de um amigo. O garoto lida com sentimentos que ele mesmo não compreende, mas que sensibilizam o leitor de um maneira comovente e empática.
Não somente Charlie, mas seus amigos e familiares carregam consigo tópicos sensíveis que, mesmo não sendo tão detalhados, cumprem seu papel de reflexão e questionamento voltado para o leitor. Em uma leitura superficial, "As vantagens de ser invisível" pode parecer uma história simples de um garoto depressivo, mas aborda temas complexos e extremamente importantes sobre as pessoas e suas relações interpessoais e intrapessoais. Um livro excelente com uma mensagem belíssima.