re.aforiori 20/09/2021
A mais bela revisitação de lugares-comuns da nossa poesia
Os sonetos de Vinicius Moraes, foram em sua grande maioria uma releitura, pois andei lendo-os sempre aleatoriamente no decorrer da vida; sem nunca ter pegado o livro do início ao fim. Tal como já o fiz com a poesia de muitos outros poetas...
A sensação foi de revisitar lugares-comuns, que me trouxeram grandes emoções, em diferentes momentos de minha vida, através de seus sonetos mais famosos; lugares que ao se chegar, se pensa: ?deveria vir aqui mais vezes?. Assim como conhecer novos sonetos, foi como se vislumbrar pela primeira vez diante de um lugar lindo, e que sempre esteve ali; e aí, naturalmente, se pergunta: ?porque não vim aqui antes??
Em sua totalidade os sonetos de Vinicius, são maravilhosos. E os mesmos representam uma marca indelével na poesia brasileira.
Vinicius é, certamente, um dos maiores sonetistas de nossa língua.
E trata-se do meu poeta mais querido; pois minha admiração pelo ?Poetinha? é antiga e está além de sua obra; admiro muito à pessoa dele. E é o poeta que mais tenho história com seus poemas, e o mesmo faz parte de minha vida também através de sua música.
Agora, eu me perguntaria definitivamente: ?como seria possível fazer uma resenha técnica, e não tão apaixonada?? Sem dúvida, não teria como.
O que seria um comentário, na última página do histórico, sobre a conclusão do ?Livro de sonetos? ? de Vinicius, decidi colocar na própria resenha.
Pois, resolvi fazer algo que estava totalmente fora do script, que será ler a obra completa de Vinicius; e, aí sim, quando acabar, tentarei fazer uma resenha que ele mereça, afim de falar de toda sua obra, na poesia, na música, no teatro e em crônicas.
Durante os intervalos de leitura dos sonetos de Vinicius, acabei decorando mais três deles. E costumo dizer que, para mim, cada poema decorado vale o mesmo tanto que um livro lido. Pois, o que mais vale de um livro, é aquilo que nos fica de recordações sobre o mesmo; é o quanto cada livro nos marca, e o que levaremos do mesmo para a nossa vida. No entanto, cada poema decorado, faz-me sentir mais pleno, mais vivo; e quando os declamo de cor, a arte parece morar mais profundamente em mim, arraigando minhas entranhas e enchendo minha vida de encanto e de magia; e me sinto com a alma inteiramente enternecida de poesia. E, assim, parece aflorar o que há de melhor em mim.
E, é claro que, por tudo que comentei nos poemas que acompanham meu histórico de leitura; seria até óbvio dizer, que este livro, vai para os favoritos e leva 5 estrelas com louvor.
???
Dale o nosso querido ?Poetinha?! ???
?¯\_(?)_/¯