Grazi Comenta 03/10/2014Infantil, policial e muuuuito divertido . Esse livro foi uma delícia de ler! Super, super divertido e bem escrito. Tipo, tem uns errinhos ortográficos que devem ter passado batidos pela revisão e alguns erros de formatação também, mas são bem poucos. Não atrapalha em nada a narrativa do livro.
Rico e Joana é do gênero romance policial com uma pitada de infanto-juvenil. E isso foi o que tornou a leitura tão gostosa. Ele é todo cheio de piadinhas legais e cenas inusitadas, principalmente pelo assassinado ser um palhaço que mata com um pirulito de rapadura. Achei a ideia bem original e engraçada. Eu ficava só imaginando do nada aparecendo um palhaço segurando um pirulito enorme na sua frente. Ninguém desconfia, né? Deu uma aura meio A coisa* pras cenas em que o assassino aparece.
Eu super curti as expressões tipicamente nordestinas que a autora usa no enredo. Todos os personagens são exatamente o que se espera encontrar numa cidadezinha do interior do Nordeste. Até a tia Tagarela eu consegui encaixar em umas pessoinhas que conheço!
A narrativa do livro é em terceiro pessoa e isso foi um ponto bem forte. A narradora do livro (que descobrimos quem é ao final da trama) bate um papo com o leitor em certas partes do livro, às vezes para explicar melhor um personagem ou cena, ou só pra dar sua opinião. Eu gostei disso. Tornou algumas partes mais interessantes.
Ronélia era tão tagalera, meus caros leitores, que, só para vocês terem uma ideia, no ano anterior, ela acordada completamente afônica no dia seguinte ao da festa, de tanto que havia falado. Além disso, ela brigou com quatro convidadas de Ronald e Maroca, que foram embora mais cedo por conta disso.
Bom, uma coisa que eu achei muito ruim do livro é que tem capítulos que são muito extensos. Tipo, 46 páginas num capítulo só. Acho que já disse aqui diversas vezes que sou ultra fã de capítulos curtos, por que eu sou leitora por capítulos e acho que ele ajudam a dar a ilusão de uma narrativa que tá fluindo rápido. Eu não gosto de parar capítulo no meio, mas tive que fazer isso varias vezes nesse livro, por que não dava pra continuar. Fica meio enfadonho, por mais que o capítulo esteja agitado.
Outra coisa que não curti foi a motivação do assassino. Pera. Primeiro: o desfecho é muito incrível e foi dos poucos livros que eu não consegui decifrar o final já na metade da trama. Foi uma surpresa totaaaal e o desenrolar da investigação até que o Rico chegasse a essa conclusão foi muito bem detalhada, ambientada e contada. Tem várias cenas de ação e a autora jogou várias pistas falsas, o que aguçou a curiosidade e impediu que eu previsse o final. Isso foi ótimo (y) E até a identidade do assassino foi uma ótima escolha e bom, não foi exatamente a motivação do assassinato que me decepcionou. Nem sei explicar o que foi, se não estaria dando spoiler, então, se quiserem saber, LEIAM \o/ hahahaha Mas é isso, o desfecho foi bom, mas deixou a desejar por um detalhezinho sobre o assassino.
Rico pegou a lista de nomes e, apenas por curiosidade, começou a ler em voz alta alguns deles: - Josisvaldo Aguardente de Pinga, Josisvaldo Filho Doasso Gueiro, Mané Josisvaldo o Santo da Silva...
A parte do romancezinho entre Rico e Joana é uma coisa bem legal. Não é apressado e cheio de mimimi. Teve um desenrolar até que ele chegassem a realmente ter algo. E a dinâmica entre eles é muito divertida. Mas o primeiro beijou deixou a desejar :/ Demorou tanto que eu estava esperando mais.
Quanto aos personagens, os protagonista são ótimos e bem construídos. A família Coquinho também é bem legal, assim como os personagens secundários. Adorei todo mundo, menos o Arnoldo, admirador da Joana. Um cara desses na minha vida eu não queria nem como amigo. Ow bicho chato...
A capa combina com o tipo do livro, mas achei fraquinha. Sei la, a cara do Rico é meio esquisita no desenho :/
Enfim, é isso. Quem está procurando por uma leitura leve, divertida e bem escrita, Rico e Joana é o livro. Eu adorei e recomendo.
Ah, Rico e Joana tem uma página no facebook que é óóóótima! Sempre postam umas monstagens engraçadinhas e estão sempre fazendo sorteios para os membros ativos e tal. As criadoras de conteúdo são umas fofas e bem criativas. Super curto e recomendo dar um joinha lá kkkkk
* Livro de Stephen King no qual uma criatura que mata crianças aparece na forma de uma palhaço.
site:
http://oclubedameianoite.blogspot.com.br/2014/06/resenha-rico-e-joana-em-o-pirulito.html