Caçadas de Pedrinho

Caçadas de Pedrinho Monteiro Lobato




Resenhas - Caçadas de Pedrinho


60 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Lexa 28/02/2009

para mim monteiro lobato foi(e ainda é) o mestre na literatura infantil, quando criança tinha toda a coleção, não sei se aprendi a ler com ele ou com a professora do primeiro ano, este livro foi um marco para mim.
comentários(0)comente



nnoronha___ 13/11/2022

escritor NOJENTO
Monteiro Lobato como sempre servindo muito racismo em suas narrativas como eu amo um preconceito, ninguém deveria ler isso daqui, mto menos uma criança
comentários(0)comente



Sophis 06/10/2023

Nostalgia pura
Foi uma leitura para relembrar a infância já que foi Monteiro Lobato que realmente me fez pegar o gosto pela leitura.

Foi ótimo ler e reencontrar os personagens estando com uma cabeça mais madura.

As batalhas, as piadas continuam maravilhosas e em breve pretendo reler todos os outros só que em formato e-book.
comentários(0)comente



Jhonys.Gomes 13/04/2021

Divertido
É um livro bastante divertido e com a narrativa bem conduzida. No livro são contadas várias histórias não só envolvendo Pedrinho, mas toda a turma do sítio, e mesmo com toda a questão de racismo envolvida é um livro que tem sua importância dentro da literatura brasileira. Separar o artista da obra é um pouco complicado quando o mesmo expressa abertamente seus pensamentos racistas, machistas ou homofóbicos, mas em casos como esse é possível se divertir lendo e sempre ficar alerta aos preconceitos expressos pelo autor, para que possamos enteder o que levar as pessoas a terem esse tipo de pensamento e atitude, para que possas combater da melhor maneira esse mal. Ps: a desculpa "eram outros tempos" não se aplica aqui, já que séculos antes de Monteiro Lobato já haviam discussões sobre racismo e escravidão, essa desculpa se encaixaria melhor se o autor tivesse vivido no século XV oi no século XIV.
comentários(0)comente



Juliana 22/02/2017

Diversão e aprendizado
Estou lendo a coleção de Monteiro Lobato com meu filho de 6 anos. Estamos nos divertindo! Ontem terminamos este terceiro livro, ele já pedindo pra começar o quarto! Neste, a primeira parte (Caçadas de Pedrinho) é muito legal e a segunda parte (Hans Staden) já é um pouco mais difícil para uma criança desta idade compreender. Fomos lendo aos poucos, procurando ilustrações no Google e eu tive que interromper e explicar alguns trechos pra ele. Mas adoramos aprender sobre Hans e sobre os índios.
comentários(0)comente



Nat 30/10/2016

O Marquês de Rabicó mora no sítio de Dona Benta e conhece todos os recantos do local. Ao se aventurar por uma parte da mata fechada, ele acaba descobrindo pegatas do que ele acredita ser um gato gigante. Desesperado, ele volta pro sítio e conta sua descoberta para o Pedrinho, atiçando a curiosidade do menino. Ele conta para Narizinho, e mais tarde Dona Benta e Tia Nastácia também ficam sabendo. Pedrinho, então, convence Narizinho de que eles devem caçar a onça (eles já descobriram que o gato gigante é uma onça). Junto a eles se unem oVisconde de Sabugosa, o Marquês de Rabicó e a boneca Emília. Mas a aventura das crianças leva os animais a procurar vingança e assim começa uma guerra entre animais e crianças. No meio disso, aparece um rinoceronte fugido que encontra no sítio um lugar de sossego. Então, as crianças se aproximam do bicho, que os ajudam a resolver o problema com o resto dos animais.

Um livro gracinha que não me levou mais do que uma hora pra ler. Monteiro Lobato fez parte da minha infância, mas somente pelo programa que a Globo exibia, “O sítio do picapau amarelo”, porque até este momento eu não havia lido mais do que um livro dele. Gostei. A história é divertida, os personagens são cativantes e o livro é uma bela amostra do porque Monteiro Lobato é um dos grandes nomes da literatura.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/10/cacadas-de-pedrinho-monteiro-lobato-dl.html
comentários(0)comente



Fellipe 16/08/2021

Nostálgico!
Nesse livro, a criançada do sítio mostra que com elas ninguém pode e caçam, sozinhos, uma onça! Sim, uma onça! Com isso, os animais da mata se sentem ameaçados e planejam atacar a todos os moradores do sítio, inclusive Dona Benta e Tia Nastácia, que nada tinham a ver com isso! Como será que eles se defenderão do ataque?

Nessa história, também conhecemos a origem do doce rinoceronte Quindim, que acredito estar presente em muitas das aventuras que se seguirão.

Achei muito interessante a crítica feita ao desmatamento, à destruição que o homem causa no planeta. Segue aí uma fala de um dos animais que se sentiram ameaçados com a morte da onça: "No meu tempo de menina podíamos caminhar cem dias e cem noites sem ver o fim da floresta. Agora, quem caminha dois dias para qualquer lado que seja dá com o fim da mata. Os homens estragaram este país."

É bem triste que esse universo tão mágico, tão fantástico criado por Monteiro Lobato, também seja marcado pelo racismo, que se estende por todo o livro, e acho que em todos os demais livros dele.

O livro tem ritmo rápido e linguagem fácil. Você nem vê as páginas passarem depois de um tempinho lendo. Gostei mais desse do que de Reinações de Narizinho.

Espero que o Quindim apareça muito mais vezes. Era um dos meus personagens favoritos na série de TV. Passei o livro inteiro comparando o livro com a série, notando as mudanças que a série teve de fazer (e reconheço que algumas mudanças foram muito necessárias).

Gostei muito mesmo do livro! A história é muito divertida e o final me satisfez! Ganharia 5 estrelas minhas se não fosse tão problemático. Mas acho que, ao menos, pode nos render boas discussões e, com isso, aprendizados e desenvolvimento de nosso senso crítico.
comentários(0)comente



maria cecília 29/09/2022

credo
história cheia de elementos e falas racistas, narrativa tão chata que na aula de português levamos um mês pra terminar e ninguém gostou. o desenho animado é legal, mas não vale a pena ler.
comentários(0)comente



Julian Steffens 30/11/2011

Caçadas da turminha do sítio
O livro Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato fala sobre algumas caçadas que Pedrinho faz com a turminha do sítio.
Faz parte da editora Globo, publicado no ano de 2007, seus 13 capitulos relatam que a turminha resolve caçar uma onça, e, com muito esforço, conseguem mata-la e traze-la para o sítio, o que causou muito espanto em Dona Bente e Tia Nastácia.
O autor cita que logo aós que a turminha mata a onça, os animais se sentem ameaçados e resolvem atcar o sítio, e agora a turminha vai ter que montar um plano de defesa.
A obra ainda trata que Pedrinho estava cansado de caçar feras brasileira, ele queria caçar feras africanas como leões e rinocerontes, mas para sorte dele, um circo de todos os tipos de animais vem ao Brasil e um rinoceronte foge e vai parar na mata do sítio, e agora a turminha vai ter que dar um jeito.
O livro é muito legal e é recomendavel para pessoas que gostam de aventuras.
comentários(0)comente



Ana Maria 08/11/2011

Caçadas de Pedrinho.
neste livro falam sobre vários tipos de animais.Também falam de um Rinoceronte que avia fugido do circo.
Nessa história Pedrinho comanda uma caçada à uma onça-pintada, que estava escondida na mata de taquaraçus, perto do Sítio do Picapau Amarelo. No comando estava Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa, eles vão atrás da fera pela suas pegadas com medo e valentia.
E depois de algum tempo conseguiram matar a fera, e a levaram para o Sítio, a tia Nastácia e dona Benta se espantaram com oque os meninos aviam caçado. depois de alguns dias todos os animais ficaram sabendo do acontecido, e a Capivara reuniu todos os animais para uma reunião. Todos os animais ferozes se juntaram para comer todos os moradores do Sítio. Quando o pessoal do Sítio ficaram sabendo oque os animais iam fazer com eles ficaram todos apavorados e começaram a se preparar para a guerra. Mais no final de tudo os animais se cansaram de tudo aquilo e acabarão deixante todos fugirem.
Eu recomendo esse livro para todos que realmente queiram ler.
comentários(0)comente



cfsardinha 25/07/2011

Neste livro você irá encontrar os personagens de grande sucesso Emília, a boneca que fala, or irmãos Pedrinho e Narizinho (as crianças que partem nas aventuras), o Visconde de Sabugosa, o sabugo de milho que é um sábio, a avó e dona do Sitio do Picapau Amarelo Dona Benta, sua assistente Tia Nastácia, o Marquês de Rabicó e muitos outros.
Neste volume a ênfase é para uma descoberta do Marquês de Rabicó. Parece que uma onça anda rondando as proximidades do Sítio do Picapau Amarelo. E isso não é nada bom. Principalmente quando Pedrinho e Narizinho decidem, então, organizar uma expedição para caçar a fera, mas sem avisar Dona Benta ou Tia Anastácia. Isso é obvio, pois ela jamais deixariam que eles se arriscasse em tamanha aventura. Pois é durante a tal caçada que eles encontram Quindim, um rinoceronte falante, e decidem trazê-lo para morar no sítio. Imaginem só a cara de Dona Benta e Tia Anastácia ao verem tal convidado? E sítio é lá lugar pra rinoceronte viver? :P
comentários(0)comente



Mirella 12/01/2022

Fofo
Li ano passado na verdade, e esqueci de comentar. Gostei bastante e me envolvi demais nas aventuras!! Um livro leve para ler depois do almoço ou antes de dormir quem sabe kkk
comentários(0)comente



Lua escuro 06/05/2023

A história do livro é boa, mas é uma pena que Monteiro Lobato use termos pejorativos para se referir a Tia Nastácia, o racismo é muito explícito.
comentários(0)comente



Diane 12/12/2021

Uma leitura que dá asas a nossa imaginação!
Pedrinho, ao lado de Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa, vai à caça de uma onça escondida na mata próxima ao Sítio do Picapau Amarelo. Quando os bichos da mata descobrem as ações da turma de Pedrinho, se unem em uma assembleia para encontrarem a melhor forma de se livrarem dos ataques dos humanos. Até um rinoceronte fugido de um circo surge nessa caçada, em uma crítica à burocracia presente no país. Este clássico embalou a imaginação de muitas gerações desde que foi lançado, em 1933 e é leitura obrigatória da literatura brasileira infanto-juvenil.

"Na hora em que a onça aparece, até em pau de sebo um aleijado é capaz de subir."

Como é gostoso saber que a literatura nacional infantil é representada pelo vasto mundo criado por Monteiro Lobato. Caçadas de Pedrinho é divertido, mágico e embala nossa imaginação durante toda a leitura, sempre com críticas construtivas em seu texto, principalmente sobre as ações do homem contra a natureza.

Os personagens são extremamente carismáticos e a Emília, assim como em adaptações televisivas, sempre se destaca com seu sarcasmo e inteligência. O único ponto que me incomodou bastante na leitura foram as ofensas à Tia Nastácia, mas levei em consideração a época em que o livro foi escrito, apesar de isso não justificar os termos racistas.
comentários(0)comente



Helena Borges 07/11/2009

monteiro lobato é sensacional *-*

emília se olhou no espelho e achou que realmente estava com cara de dona de rinoceronte
comentários(0)comente



60 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4