A Cor do Sangue

A Cor do Sangue Brian Moore



Resenhas - A Cor do Sangue


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Fabio Shiva 30/06/2018

catarse
Fiquei muito surpreso – e também curioso – ao descobrir que o autor deste livro, Brian Moore, é um americano. Afinal, a história trata do cardeal primaz da Igreja Católica em um país comunista do leste europeu. O que levaria um nativo das terras de Tio Sam a tratar de assuntos tão pouco americanos como o catolicismo e o comunismo? Será que o autor teria capacidade de contar bem essa história?

Minhas dúvidas sobre a habilidade do autor se desvaneceram nas primeiras páginas de “A Cor do Sangue”, que é sobretudo uma bela história de suspense, daquelas que prendem o leitor. Quanto ao que motivou o autor a escrever essa história, depois de constatar sua habilidade penso que tenha sido o próprio desafio.

“A Cor do Sangue” é essencialmente uma tragédia, como as melhores narrativas de suspense. E, como boa tragédia, conduz o leitor através de uma tensão crescente, até que a trama desagua em uma explosiva e aliviante catarse. Muito bom!

À parte da história em si, essa leitura possibilita algumas reflexões sobre os males do totalitarismo, seja no Estado, seja na Religião. Penso e confio que estamos caminhando, como espécie humana, na direção de uma nova consciência, que considerará inaceitável qualquer tipo de instituição fundamentada em dogmas. Hoje ainda parece muito distante essa meta, pois como somos ainda apegados e dependentes de dogmas! Mas tenho paciência: sei que ainda estamos só no comecinho do terceiro milênio.

http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2018/06/a-cor-do-sangue-brian-moore.html



site: https://www.facebook.com/sincronicidio
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR