Amiga Leitora 26/10/2016
Líderes e Discursos que revolucionaram o mundo
Olá pessoal, quando resolvi ler este livro eu já imaginava que iria amar, e o motivo é simples: eu sou completamente apaixonada por história desde a época da escola, essa sempre foi minha matéria preferida, acredito que muitos de vocês vão se identificar com essa minha preferência rsrs. Mas vamos ao que interessa nesse livro, vamos encontrar momentos marcantes da história da humanidade e eu tenho certeza que vocês vão ficar curiosos para saber um pouco mais sobre essas personalidades.
"Líderes e discursos que revolucionaram o mundo", nesse livro nós vamos conhecer um pouquinho sobre diferentes personalidades que de alguma forma revolucionaram o mundo com seus discursos. Aqui temos um discurso (acredito que o mais importante ou que teve uma repercussão maior) de cada um dos personagens citados. Vamos encontrar personalidades bem famosas muitas citadas nas aulas de história ou na religião.
Infelizmente nem todos os discursos são sobre a paz ou em prol de conquistas para sociedade, por ideais justos, alguns demonstram o ódio e a loucura do ser humano, como por exemplo o discurso de Adolf Hitler, ou ainda o de Joseph Stalin. Encontramos também discursos inspiradores como os de Martin Luther King Jr, sobre os direitos civis no Memorial Lincoln, ou ainda o de Nelson Mandela, discurso após sua vitória no CNA, em 02 de maio de 9994.
Uma das frases que me chamou a atenção no discurso no Hitler foi a seguinte: "Eu não guerrearia contra mulheres e crianças", gente parece piada quando você lê uma atrocidade dessas né? Eu já li vários relatos sobre a segunda guerra e a maioria descreve com clareza a situação das mulheres e crianças nos campos de concentração que esse louco criou, eu preciso confessar que ao ler os discursos dele me pergunto: Como pessoas normais acreditaram e seguiram esse louco? Simplesmente não da para explicar.
Para nossa alegria assim como pessoas ruins conseguem ser notadas as boas também se destacam, e por isso preciso transcrever aqui um pequeno trecho do discurso do Nelson Mandela: "A falta de dignidade humana é experimentada pelos africanos como resultado direto da política de supremacia branca. Supremacia branca implica inferioridade negra. [...] Quando qualquer coisa tem de ser carregada ou limpa, o homem branco procura colocar um africano para fazer essa tarefa por ele, quer seja seu empregado ou não. Por causa desse tipo de atitude, brancos tendem a considerar os africanos como uma raça separada. [...] Durante minha vida, dediquei-me a essa luta do povo africano. Eu lutei contra a dominação branca, e eu lutei contra a dominação negra. Eu cultivei o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. Este é o ideal que espero viver para alcançar. Mas, se necessário for, este é o ideal elo qual estou preparado para morrer. "
Assim ao longo da leitura vamos enriquecendo nosso conhecimento sobre essas personalidades tão marcantes, as lições que os discursos nos trazem são inúmeras, eu poderia escrever por horas e não conseguiria demonstrar o quanto essa leitura me fez refletir, quando terminei de ler o discurso do Nelson Mandela, fiquei pensando como deve ser incrível a pessoa ter convicção de algo e lutar por aquilo que acredita.
O livro é maravilhoso, é uma obra que todos deveriam ler, não só pelo fato de agregar conhecimento sobre a história, mas também porque mutos dos discursos que ele contém nos faz refletir sobre a vida e a forma como temos nos portado na convivência com os outros.
site: http://www.amigadaleitora.com/2016/10/resenha-lideres-e-discursos-que.html