Evocação

Evocação Marcia Kupstas




Resenhas - Evocação


31 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Karina 20/08/2014

Evocação
Magda resolve narrar sua primeira experiência com o sobrenatural, que ocorreu seis anos a trás, quando ela tinha 15 anos. Todas as férias de julho ela e seus primos viajavam para uma casa de praia diferente com sua avó, e em uma dessas viagens, que dessa vez é o litoral norte de São Paulo, uma amiga de sua prima Jackie, Barbara ou mais conhecida como Babi vai junto. Durante o passeio a convivência com Babi faz que Magda fique com ódio das atitudes infantis e do jeito da menina, um dia eles resolvem ir para praia que não ficava muito longe da casa onde estavam, e encontram um cemitério da região, um dos túmulos chama atenção deles, havia uma prancha de surfe, que era de Renato, que havia morrido quando tinha a mesma idade deles, irritada e para alimentar o ódio Magda e sua Irma decide dar um susto em Babi usando o tabuleiro Ouija, mas conhecido com ‘’jogo dos copos, ela diz para seus primos poder se comunicar com espíritos e resolve chamar o surfista. Mas toda essa brincadeira sai do controle e começam a ter presenças de coisas sobrenaturais, Magda com muita raiva invoca um fantasma para se vingar de Barbara o problema que todo mal se vira contra ela, fazendo que ela o veja sempre, o espírito começa a fazer parte de sua vida e o único jeito era se acostumar, se sentindo culpada e arrependida começa a escrever e contar tudo o que aconteceu seis anos atrás para entender tudo o que viveram lá. Livro mais que perfeito, primeiro que é como se fosse um diário ela conta tudo, tudo mesmo dando detalhes do que havia acontecido, nunca tinha lido um livro que o personagem contasse em primeira pessoa e é claro as imagens são poucas no meio do livro, mas o projeto cenográfico é perfeito, não conhecia a autora e fique muito surpresa em saber que ela é brasileira, pesquisei vários livros dela, estou louca pra ler mais.Bem, amei o livro e mostra muito que, o que você deseja para o próximo sempre volta a você, a muito suspense e faz com que qualquer um queira cada vez mais ler, fiquei com algumas perguntas na cabeça e uma delas foi se ’’ Magda conseguiu seu perdão?’’, depois de ler eu fiquei pensando se a mesmo um pós-morte? Há uma alma? E para onde ela vai? Um livro fascinante, bem elaborado com capítulos marcante.
Maria 12/03/2023minha estante
Muito bommmm cara




Leticia711 15/04/2023

Evocação
É muito bom de ler, e além de ser bom, ele é Brasileiro! Amei a leitura, é um livro que pequei da escola e é o meu tipo de leitura. Amo coisas sobrenaturais
comentários(0)comente



gabribibibi 01/05/2023

Mais de 6 anos atrasada para essa resenha
Esse livro é super importante para mim por ter sido o primeiro livro de terror que li na vida.
Me dá uma nostalgia absurda lembrar que ouvi a autora falando em uma jornada do livro que fui com a escola. Tive tanta curiosidade em ler depois disso e me senti muito feliz quando gastei todo meu dinheiro em um cópia (inclusive o dinheiro para comida que levei ?), mas infelizmente não consegui o autógrafo como sonhei kkkkkk
Como a cópia que comprei na época foi a muito tempo perdida na casa de outra pessoa, ansiei por comprar novamente e relembrar da história que me impressionou tanto.
A história ainda se sustenta, mas infelizmente a experiência não é a mesma depois de tantos anos, principalmente depois de ter lido algumas obras que foram fonte de inspiração para o livro, além de que, obviamente, não sou mais exatamente o alvo em faixa etária.
A única coisa que me chateou na releitura foi a relação Magda e Bárbara, mas entendo que naquela idade era tudo sobre rivalidade mesmo, e eu tratava assim meninas que eu considerava serem melhores que eu.
A edição do livro é simplesmente muito linda, gosto muito da temática das cores e as ilustrações são muito lindas. Gosto muito de finalmente poder ter na estante e recomendo muito essa leitura (mas nunca mais vou emprestar para ninguém kkkkkkkk).
comentários(0)comente



Laura 16/11/2021

Olá, sou Laura
Não tenho nada inteligente para falar sobre este livro, só quero dizer que metade dos acontecimentos dele poderia te sido evitado se os pais das crianças tivessem procurado outro responsável para tomar de conta dos fedelhos, porque a velha é muito irresponsável e eu não engulo essa de coisa sobrenatural no lance da avô, ela só era uma viciada em jogos e tô nem ai
comentários(0)comente



QueenBee110 08/08/2024

Enganei o bobo na casca do ovo
Eu li esse livro duas vezes, a primeira numa tarde de domingo, deitada na minha cama olhando o céu pela minha janela e divagando meus problemas adolescentes da época, e mal dando atenção ao livro. Na segunda vez, porém, eu li com mais atenção, num dia sem telas, muito ocupada com a minha vida adulta e as coisas que tinha feito, mas com certeza absorvendo melhor a leitura.

O primeiro ponto: a Magda não é uma narradora confiável, no início a gente até que simpatiza com ela e seus pensamentos, mas começa a ficar meio doentio, obsessivo, não era nem metade do livro é eu já estava: "calma invejosa, tá escorrendo o veneno". No fim, a que mais sofreu, sem motivo e sem nem saber o porquê foi a coitada da Babi, que em primeira nem queria estar ali. No fim, a Magda conseguia estragar as relações que tinha com os primos, com sua família, com seus conhecidos, a menina literalmente surtou completamente.

Pra verem, eu tinha lido antes o livro de forma tão sem importância que eu tinha toda uma visão do final do livro que não tem NADINHA a ver com o fim mesmo (a não ser que seja um livro mágico que se altera nos finais, mas tenho certeza que não possuo um desses). E, bem, o final maluco que eu tinha não minha cabeça era muito mais legal do que o final mesmo, foi meio? Sem sal, sem sentido, só nos mostra que a Magda é horrível em todos os sentidos, em momento nenhum ela parece arrependida ou sequer preocupada com algo além de si mesmo, do início ao fim da história, que é toda narrada como um relato por ela mesma.

A Magdalena, também é outra que não tenho como defender, sei que a autora precisava ter espaço e tempo pra desenvolver a trama adolescente sem um adulto, mas que mulher terrível, sempre mais interessada em como tirar proveito da situação para sua carreira do que preocupada com os jovens que deveria cuidar. Aí deplorável realmente.

E talvez seja por isso que eu amei cada página, não tem como gostar dos personagens, nem das suas ações, não tem nem como saber se foi um evento parapsicologico coletivo ou realmente sobrenatural, o livro foi tão direto e conciso em tudo que nem 200 páginas de leitura e criou um triplex na minha cabeça por quase uma semana, eu fiquei "meu Deus todo mundo é doido". Só mostra como há muitos bons livros nacionais, que realmente nos trazem sentimentos profundos e complexos (os meus: incredulidade, raiva, confusão).

É com certeza um livro que eu vou reler mais uma ou duas vezes ma minha vida, e acho que nem se se lesse 10 vezes eu ia entender o que realmente aconteceu ali. E espero ler outras obras da Márcia Kupstas em breve, talvez adquirir uma coleção pra já ir introduzindo meu pequeno nos livros dela. Recomendo muito esse livro, um suspense rápido e complexo pra distrair quando a mente estiver em caos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Larissa 26/10/2022

O primeiro a gente nunca esquece
na época em que eu li, gostei bastante da história. Através dele que me fez ler mais, porém não o leria novamente pelo medo de achar ruim a história e acabar anulando a sensação de maravilha que me trouxe anos atrás e das memórias afetivas que tenho sobre o livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



becalim 15/09/2024

O final podia ter sido melhor
A primeira coisa que eu notei durante a leitura é que a estória tem uma vibe de Scooby-Doo muito legal, com um grupinho de adolescentes que se deparam com um mistério paranormal e que agora eles precisam investigar se os acontecimentos são reais mesmo ou apenas armação de alguém com uma fantasia. Lógico que este livro não é sobre investigação, ele é mais ligado à eventos paranormais que qualquer outra coisa.

Em suma, eu gostei muito dele, foi um dos melhores que eu li ano passado. Só gostaria que o final tivesse tido uma volta diferente, mas eu dificilmente consigo gostar dos finais de livros de terror/suspense, então acho que esse não seria uma excessão.
comentários(0)comente



Literatura 06/02/2013

Venha para o jogo do copo
Nascida em São Paulo, professora e escritora, Márcia Kupstas, uma autora com grande jeito de pedagoga e muita sintonia e empatia com o público juvenil. Consagrada no ramo, premiada diversas vezes, inclusive com o segundo lugar no renomado Prêmio Jabuti, em 2005 com seu livro Eles não são anjos como eu.

Desta vez, Márcia retorna para os jovens com sua obra Evocação. Uma história de terror, guiada pelo sobrenatural e ainda assim, voltada para os adolescentes.
A trama começa em uma viagem de férias, que conta com Magda, a personagem principal, sua irmã, Magali, o primo Lucas, a irmã dele, Jaqueline, a vovó Magdalena, e a menina Bárbara, mimada, fútil e de nariz em pé!

Magda antipatiza-se por Babi logo de cara, e se junta com a irmã para pregar uma peça na menina, através de um jogo com o tabuleiro de Ouija, através do qual se fala com mortos. Claro que esse jogo do copo não passava de uma brincadeira de mau gosto, até tudo sair do controle.

O sentimento de Magda por Babi passa de antipatia para ódio, rancor, inveja, raiva e tudo do pior.
O que acontece, no entanto, é que energias ruins atraem coisas ruins, e desta vez não acontece diferente.

A história se passa toda no litoral de São Paulo, especificamente em uma casa de praia, onde vovó leva os netos para férias prolongadas, e tudo se desenrola.
Apesar de muita irresponsabilidade, mau comportamento, imprudência e sentimentos terríveis, Márcia Kupstas consegue passar a moral no final do livro e conscientizar os jovens dos perigos de se brincar com o oculto e agir com irresponsabilidade e escondido dos adultos.

Veja resenha completa no site:
http://goo.gl/7Tliw
Joao.Pedro 14/10/2016minha estante
O livro evocação é muito legal, eu adorei ler este livro!




Heloany.Martins 29/05/2024

A primeira leitura a gente nunca esquece. Lembro-me de ter devorado esse livro em apenas um dia. E graças a ele eu entrei no mundo literário, que salvou a minha vida de uma vivência sem contato com o mundo da imaginação. Obrigada!???
comentários(0)comente



ðð®ð® 19/04/2024

Evocação
Eu né sabia q eu tinha lido esse livro ate achar a minha conta antiga do Skoob. "É muito bom de ler, e além de ser bom, ele é Brasileiro! Amei a leitura, é um livro que peguei da escola e é o meu tipo de leitura. Amo coisas sobrenaturais" foi oq eu tinha colocado na resenha, realmente lembrando agr eu n menti, livro mto bom, porém como n me lembro mto da história eu coloquei 4.5.
comentários(0)comente



laura3611 27/03/2024

Memória afetiva
Foi meu primeiro livro, lembro que li quando estava no fundamental da escola e tenho memórias boas com ele, é um livro super legal (com uma pitada de medo) fácil de ler ?
Matews_unkw 31/03/2024minha estante
Same energy. Li tbm quando eu tava no fundamental. O problema é que eu lia quando eu ficava sozinho em casa?




Nara.Carriel 02/11/2023

Um livro que não precisava existir
Não me trouxe uma reflexão, não é um terrorzinho clichê como achei q seria, me decepcionou um pouco, confesso
Dei essas estrelas porque me ajudo a engata em outras leituras que não estava conseguindo
Mas a história em si é boa, mas ela de desenvolve de uma forma que não encontra caminho nenhum.
Talvez se eu ler em um outro momento eu goste mais, mas por ter acabado de ler um suspense MUITO bom, acho q acabei colocando expectativa demais.
comentários(0)comente



31 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR