O Livro das Religiões

O Livro das Religiões Jostein Gaarder
Henry Notaker




Resenhas - O Livro das Religiões


67 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Rodrigo C. 19/09/2018

Um estudo comparado
O Livro das Religiões foi escrito pelos noruegueses Jostein Gaarder, professor de literatura e filosofia (e o mais conhecido pelo público em função do grande sucesso de O Mundo de Sofia, seu livro anterior); Victor Hellern, historiador e teólogo; e Henry Notaker, jornalista especializado em política exterior. A edição brasileira conta com um apêndice escrito por Antônio Flávio Pierucci, cientista social, sobre as religiões no Brasil.

Com o objetivo de ajudar o leitor na compreensão do emaranhado de crenças de cada uma das principais religiões do mundo, a pretensão dos autores é um estudo comparado de diversas doutrinas religiosas, apontando semelhanças e diferenças, a partir das mais intrigantes questões existenciais: Quem sou eu? Como o mundo passou a existir? Que forças governam a história? Deus existe? O que acontece quando morremos?

O texto é simples, direto e imparcial. Há apenas a descrição das filosofias, dos conceitos e dos ritos de cada uma das doutrinas, sem emissão de julgamento sobre nenhum deles. As religiões são divididas em dois grandes grupos, orientais e ocidentais, com as religiões africanas entre ambas. Entre as orientais, temos o hinduísmo, o budismo, o confucionismo, o taoísmo, o xintoísmo e a tenri-kyo. Do lado ocidental, as religiões surgidas no Oriente Médio: judaísmo, islamismo e cristianismo (e suas várias divisões posteriores).

No apêndice da edição brasileira, temos a exposição das matrizes africanas que vieram junto com os escravos (o Candomblé e a Umbanda), o Kardecismo e o fenômeno das igrejas neo-pentecostais.

Dependendo do seu grau de exigência, o resultado final da leitura deste livro pode variar. Entre os pontos positivos, destaco a ausência de julgamento e preferências (todas as doutrinas são igualmente tratadas com o distanciamento histórico a que todo pesquisador deve se sujeitar), a extensa referência conceitual e a linguagem didática. Entre os pontos negativos, aponto a falta de equilíbrio entre as religiões orientais (descritas superficialmente) e ocidentais. Acredito que o livro seria mais proveitoso se o estudo comparado entre as religiões se desse em cada tópico, destacando suas semelhanças e diferenças ao invés de apenas citar cada uma delas separadamente a partir do roteiro pré-definido de temas a serem abordados.

site: https://oseuuniverso.blogspot.com
comentários(0)comente



Pollycléssio 03/07/2024

Um livro para se aproximar do tema religião
Uma das faculdades humanas é a capacidade de pensar/viver religião. Desde uma abordagem dessas características antropológicas até um apanhado das principais religiões do mundo, o livro apresenta de modo simples, as religiões em suas origens, ritos, história e disseminação. Ao fim, há uma abordagem sobre a religião em território brasileiro desde a época da colonização bem como as matrizes afrobrasileiras. Não é um livro para se aprofundar nesta ou aquela religião específica, mas atende ao desejo de um leitor que queira se inteirar mais sobre esse tema tão necessário e, às vezes, polêmico.
comentários(0)comente



Dane_Stoll 18/02/2015

No geral eu gostei do livro, aprendi bastante coisa que não sabia como, por exemplo, as diferenças entre as diversas religiões protestantes. Fiquei um pouco desapontada com a parte sobre o judaísmo e o espiritismo. No judaísmo achei que faltou aprofundar mais, coisas que eu esperava saber como, por exemplo, porque eles usam aquelas touquinhas na cabeça hahaha que eu nem sei o nome e porque o símbolo deles é aquela estrela. Na parte do espiritismo o texto é muuuito resumido, o que salva é que tem aquela parte extra das religiões brasileiras, onde o espiritismo foi mais bem explorado. Também gostei da parte do candomblé e umbanda, religiões que eu não conheço muito bem e que confesso tinha um pouco de receio, mas depois do livro achei bem interessante. Me cansou um pouco a parte do Cristianismo que é muuuito longa. Entretanto, olhando a proposta do livro que é "dar uma idéia geral" de cada religião eu achei que cumpriu bem o objetivo.
comentários(0)comente



megacombo 19/01/2009

Na verdade, é um já li/lendo, porque eu li meio picado, conforme meu interesse em cada assunto. O bacana da edição brasileira foi o capítulo adicional falando de religiões do nosso país, com destaque para as afro-brasileiras, que normalmente são ignoradas por obras desse tipo.
comentários(0)comente



Mari 10/02/2021

Para começar
Como os demais livros do autor que já tive a oportunidade de ler, esse também tem o intuito de apresentar conceitos introdutórios a assuntos filosóficos, religiosos, éticos e morais. Dessa vez sem um verniz de romance, como uma história de plano de fundo para acompanhar a "aula" temos capítulos de fácil leitura mas bem servidos abordando a história das principais religiões do mundo contemporâneo.
comentários(0)comente



montemor 11/04/2009

Superficial
Traz uma visão bem superficial de diversas religiões. É bom para quem deseja ter conhecimento geral sobre elas.
comentários(0)comente



ALucy 31/05/2009

é interessante.
traz aspectos sobre várias religiões, mas não aprofunda muito.
recomendo para iniciar o estudo sobre alguma religião, mas para aprofundar procurar um específico de cada uma será bem mais úti!
comentários(0)comente



Raíssa 18/02/2011

Definindo religião
" A religião é a convicção de que existem poderes transcedentes, pessoais ou impessoais, que atuam no mundo, e se expressa por insight, pensamento, sentimento , intenção e ação. "

Helmuth von Glasenapp


Pág 20
comentários(0)comente



Camile 17/06/2011

Como esperar algo satisfatório de um livro com título tão abrangente, porém tão fino? Pois é, ele não traz mais que pequenas (bem pequenas) pinceladas para leigos.
comentários(0)comente



Sally.Rosalin 20/12/2014

Muito bom
46/2014 O primeiro autor escreveu o Mundo de Sofia, por si só, ótima referência. Um livro bem compacto sobre um assunto tão extenso. Linguagem fácil e resumindo: conceitos como monoteísmo, monolatria, politeísmo, panteísmo e animismo; Cerimônias religiosas em forma de culto, liturgia, sacrifícios, oferendas, ritos de passagem; Com históricos e costumes: 1- as religiões com origem na Índia (hinduísmo e budismo); 2- religiões do Extremo Oriente (confucionismo, taoísmo, xintoísmo); 3- religiões africanas; 4- religiões do Oriente Médio (judaísmo, islamismo, cristianismo com suas difusões: Igreja Católica Romana e a Ortodoxa, Luteranismo e ramificações); 5- filosofias de vida não religiosa (humanismo, materialismo e marxismo); Últimos capítulos sobre as novas tendências religiosas que sincretizam com antigas religiões e o Brasil, ênfase ao pentecostal e neo-pentecostalismo. Indico para um maior entendimento do outro e loterância à crença do próximo.
comentários(0)comente



Nanda 31/05/2015

Aborda um tema fascinante e muito amplo, que deve ser conhecido por todos, já que a falta de conhecimento religioso é a base para a intolerância e os conflitos.

O livro inicia corretamente apresentando algumas das dúvidas mais básicas acerca do tema: “Por que ler sobre as religiões?”, “Como começaram as religiões?”, entre outras. Discorre acerca de questões relativas à crenças, como a vida após a morte, o sagrado, os conceitos de divindade, conceito de homem, mundo, cerimoniais, oração, sacrifícios, ética, entre tantas outras características indissociáveis da religião.
Cada uma a seu modo, todas as religiões exaltam valores como compaixão, fraternidade e honestidade, ao mesmo tempo em que expõem as fragilidades e contradições da natureza humana. Dos diversos conflitos que marcam as disputas religiosas no mundo à reafirmação da pluralidade de crenças, neste livro o escritor norueguês propicia um contato intelectual esclarecido e generoso em relação a um dos pilares da vida da humanidade. E isso mesmo quando mostra o ponto de vista de pessoas que não têm religião - como os ateus, os agnósticos, os materialistas, os racionalistas convictos, os marxistas e os humanistas radicais.
comentários(0)comente



Rodrigo 22/08/2015

É bom, de fato. Mas também é fato que os autores se esforçaram muito mais em descrever em detalhes o cristianismo em detrimento das outras religiões, que são apresentadas muito mais superficialmente. Triste, pois esperava uma abordagem menos tendenciosa
comentários(0)comente



Luiz Miguel 06/05/2016

bom livro a nível de informação.
Bom livro! Bem informativo sobre as principais religiões. Muito resumido em alguns casos e com um bom apêndice sobre as religiões no Brasil.
O conteúdo sobre o judaísmo e cristianismo é bem apresentado e aos autores demonstram um bom conhecimento destas religiões, contudo, não deixam de apresentá-las como "mitos".
Para quem quer ter um conhecimento básico das religiões é uma boa indicação.
comentários(0)comente



Tel Casagrande 15/01/2017

O Livro das Religiões
Todas as religiões exaltam a compaixão e a fraternidade universal, a sinceridade e a honestidade, a humildade esses são os valores incontestaveis morais que niguem quer ver desaparecer, com sereninade e larguesa de visão o livro das religiôes descreve as caracteristas e o esprito próprio de cada Fé de cada religião especifica, em perspectiva compara todas as formas de religiosidade, expondo suas semelhanças e diferenças.

Mas o que é religião? É o batismo numa igreja cristã. É a adoração num templo budista. São os judeus com o rolo da Torá diante do Muro das Lamentações em Jerusalém. São os peregrinos reunindo-se diante da Caaba em Meca., são essas diversas ativididades que as ciências da religião procuram responder, atravès das estudos e investigações de diversas religiões.

Um rápido olhar para o mundo ao redor mostra que a religião desempenha um papel bastante significativo na vida social e política de todas as partes do globo. Ouvimos falar de católicos e protestantes em conflito na Irlanda do Norte, cristãos contra muçulmanos nos Bálcãs, atrito entre muçulmanos e hinduístas na Índia, guerra entre hinduístas e budistas no Sri Lanka. Nos Estados Unidos e no Japão há seitas religiosas extremistas que já praticaram atos de terrorismo. Ao mesmo tempo, representantes de diversas religiões promovem ajuda humanitária aos pobres e destituídos do Terceiro Mundo. É difícil adquirir uma compreensão adequada da política internacional sem que se esteja consciente do fator religião.

Além disso, o estudo das religiões pode ser importante para odesenvolvimento pessoal do indivíduo. As religiões do mundo podem responder a perguntas que o homem vem fazendo desde tempos imemoriais. O respeito pela vida religiosa dos outros, por suas opiniões e seus pontos de vista, é um pré-requisito para a coexistência humana. Isto não significa que devemos aceitar tudo como igualmente correto, mas que cada um tem o direito de ser respeitado em seus pontos de vista, desde que estes não violem os direitos humanos básicos.

Nas modernas ciências da religião predomina a idéia de que a religião é um elemento independente, ligado ao elemento social e ao elemento psicológico, mas que tem sua própria estrutura. Os ramos mais importantes das ciências da religião são a sociologia da religião, a psicologia da religião, a filosofia da religião e a fenomenologiareligiosa. Definindo a religião muitas pessoas já tentaram definir religião, buscando uma fórmula que se adequasse a todos os tipos de crenças e atividades religiosas que estão divididas em diferentes conceitos de fés e ideias como monoteismo, monolatria, politeismo, Panteismo, animismo e crença nos espiritos etc.
comentários(0)comente



Thainá Carvalho 26/02/2017

Fala demais do cristianismo.
É claro que se a gente for querer um livro que aborde profundamente todas as religiões, ou as maiores, iriamos ter um enciclopédia gigante. Mas esse livro fala muito sobre o cristianismo e dá apenas uma pincelada nas demais.
comentários(0)comente



67 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR