Os Indianos

Os Indianos Florência Costa




Resenhas - Os Indianos


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Aécio de Paula 27/03/2022

O mundo indiano e seus deuses, sua comida e seu povo. O livro mostra como vive os indianos, esse país populoso com mais de 1 bilhão de pessoas. Aprendi muito lendo sobre a cultura tão diversificada e estranha para nós brasileiros. O livro foi publicado em 2012, portanto, não está atualizado. Mas mesmo assim é interessante porque a cultura é milenar e não mudou até hoje.
comentários(0)comente



Simone Brito 14/03/2016

Muito interessante!
Sinceramente, adorei esse livro, sem a menor sombra de dúvidas.
Na verdade, achei o texto muito mais que um livro, um verdadeiro documentário sobre a Índia, no qual a autora conseguiu expor desde dados históricos, sobre esse ambíguo país, até características do dia-a-dia, como hábitos alimentares, higiene pessoal, vestimenta, rotina trabalhista, cerimônias religiosas, etc.
O interessante, no meu caso específico, foi que até o presente momento tudo que eu havia lido a respeito da Índia só mostrava seu lado glamoroso, bem como sua filosofia e religião, mas quase sempre o aspecto positivo. Já Florência escreveu, de forma clara e simples, como funciona a verdadeira Índia, por trás do glamour. Ela procurou mostrar o que realmente tem por trás da mídia, nos dando uma verdadeira visão de como esse país tão interessante e tão rico, pode ser, ao mesmo tempo, tão pobre, com hábitos e costumes tão rudimentares. Um país onde a desigualdade social grita, onde a mulher ainda é tratada, em muitos de seus estados, como um ser inferior, onde a taxa de analfabetismo ainda é altíssima, onde a saúde pública não atende a população e os curandeiros fazem às vezes de médicos, convive harmonicamente com construções de altíssimo padrão e mão-de-obra tecnológica invejável, mostrando que faz jus a uma sociedade do século XXI, embora a maior parte dessa sociedade, diga-se de passagem, ainda suporta as agruras dos séculos passados.
Perfeito!
Para quem se interessa pelo tema, vale muito a pena ler. Realmente é uma experiência enriquecedora.
comentários(0)comente



Isadora Baumgartner 10/02/2014

Um prato cheio de cultura
É pra quem quer aprender mais ou se interessa pela Índia e sua cultura. O livro tem uma linguagem fácil e "subcapítulos" curtos, e isso torna a leitura rápida (apesar de que eu demorei bem uns 2 meses por preguiça). Acho que não vou reler, só consultar algumas partes quando precisar.
Fiz várias marcações de indicações de livros e filmes, coisa que "Os Indianos" está cheio. Esse livro aborda praticamente TODOS os temas sobre o país: história, religiões, política, aspectos socio-econômicos, etc. Eu particularmente pulei as partes em que não me interessava, já que a leitura se tornou arrastada.
Lize 15/05/2016minha estante
Por acaso poderia informar se esse livro tem ilustrações, fotografias, etc ou se é do tipo de livro que só tem textos?


Rodrigo.Santana 20/07/2018minha estante
Lize, sim! Possui bastante imagens ao longo do texto.




Leticia.Pimentel 06/10/2016

Demorou mas valeu!
Para quem não conhece nada sobre a Índia, como era o meu caso, vale muito a pena a leitura. A autora aborda vários temas do país como cultura, gastronomia, higiene, brigas com países vizinhos trazendo um pouco de história também, passando pela conquista da independência com Mahatma Gandhi, hinduísmo e o budismo, bollywood (indústria de cinema de língua Hindu) onde saíram filmes como "quem quer ser um milionário?", o filme foi premiado mas grande parte da população não gostou por filmarem apenas o lado pobre do país, afirmando mais uma vez que uma parte do povo e da mídia mascaram a realidade de miséria da Índia que tem um taxa de analfabetismo de quase 30% (pesquisei e vi que a é a maior do BRICS) e um número considerável de crianças morrendo por desnutrição. Outro ponto que me chamou a atenção é o sistema de castas, ainda é algo forte e que gera muitos preconceitos, fazendo com que o governo aplique as cotas nas universidades e na política, muito parecido com as cotas raciais e sociais do Brasil, evitando a exclusão desses grupos na sociedade.
O livro também comenta muito a parte rica da Índia, da fé, crença, casamentos milionários, o Taj Mahal e outros temas.
Apesar de ter achado interessante e produtivo, demorei para terminar de ler, foi bem arrastado, talvez pela quantidade de informações e trocas rápidas de temas, não prendendo a minha atenção por muito tempo.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR