viihast 01/05/2024
"(...) o passado não precisa se tornar nosso futuro."
Elantris é uma fantasia bem complexa, mas muito bem desenvolvida, tudo acontece no seu tempo e o autor não tem pressa nenhuma em responder às questões que surgem durante a leitura.
Ele demorou um pouco para me prender, de início achei um pouco confuso, muitos nomes de personagens e cidades diferentes, muita informação jogada em cima da gente logo no início do livro, o autor também repete alguns nomes constantemente, às vezes na mesma frase e acabava me deixava um pouco agoniada. O livro foi realmente fazer sentido para mim nos 17% de leitura, daí para frente, eu comecei a amar o livro e conseguiu me deixar imersa na história.
O livro de Brandon Sanderson é dividido em três partes, e durante a leitura, acompanhamos três narrações diferentes, a primeira é de Raoden, um ex príncipe que se encontra na cidade de Elantris e nessa época não há magia no local, então ele passa seus perrengues para sobreviver, durante esse tempo preso nessa cidade que já foi a capital, ele começa a entender como tudo acontece e vai criando estratégias para tornar Elantris um pouco melhor. A segunda narrativa é de Serene, de certa forma, é casada com Raoden mas não conseguiram se conhecer a tempo, a narrativa dela para mim foi uma das melhores, Serene é objetiva, não desvia de seu foco principal, e levanta a bandeira da mulher nesse reino. Heathen, pessoalmente, foi a narrativa mais desgastante por soarem lentos demais, ele aborda a trama política e religiosa do livro, tem uma missão de converter Arelon em até três meses para impedir um massacre. Da mesma forma que ele segue o que acredita, ele também começa a se questionar de certas coisas que acontecem.
Não é um livro difícil de ser lido, a escrita do Brandon nesse livro é bem simples, ele tem o tempo dele para soltar as explicações necessárias, não é um livro corrido e muito bem desenvolvido. "Elantris" tem desfechos impressionantes e de tirar o fôlego, assim como ótimas descrições das partes de ação. Recomendo muito para quem é fã de fantasia e ficção científica.
"(...) as pessoas desesperadas fazem coisas completamente estranhas ao seu caráter."
"(...) um compromisso pensado e repensado é muito mais produtivo do que uma adesão irrefletida."
"(...) o passado não precisa se tornar nosso futuro."
"Todas as coisas devem progredir, e o progresso nem sempre é um avanço constante. Algumas vezes precisamos cair, outras nos erguemos, alguns devem ser feridos enquanto outros têm sorte, pois esse é o único jeito de aprendermos a confiar uns nos outros."
"Quando um é abençoado, é seu privilégio ajudar aqueles cujas vidas não são tão fáceis. A unidade vem do esforço, filha."
"A verdade nunca será derrotada, Sarene. Ainda que as pessoas a esqueçam de vez em quando."
"(...) quando não se pode encontrar uma razão para viver, a pessoa tende a desistir."
"A verdade é a única coisa que não se pode intimidar."
"Com frequência as opiniões que temos sobre nós mesmos são as menos acertadas."