Rach 15/01/2023
Lenga lenga
Longe de ser tão interessante quanto o primeiro, me parece uma postergação sem muito sentido da seleção, tentando arrumar motivos para que a garota não fosse rapidamente determinada de uma vez (visto que o próprio Maxon já se mostrava decidido desde o início, a ponto de enviar quase todas para casa bem no início e mantendo apenas a própria America como opção que ele escolheu entre as da Elite - as outras foram escolhidas por outras pessoas).
O que a Marlee fez também, outra coisa desnecessária, ela não parecia ser o tipo de pessoa imprudente a ponto de se colocar em uma situação quando apenas esperando um tempo tudo se resolveria naturalmente (e a situação dela, levando em conta castas, também seria superior). A posição de Aspen e America era basicamente a mesma, com a diferença que a America realmente já era mais imprudente e que o Aspen era mais inteligente em seu planejamento, evitando maiores problemas. A reação da America ao que aconteceu à Marlee foi normal e justa, ainda que ela tenha colocado nas costas do Maxon uma culpa que ele não tinha ~totalmente~.
Depois disso o livro fico muito lenga lenga, o relacionamento dos dois muito ruim e parecendo não ter jeito (se o Maxon tivesse demonstrado na Elite o amor que ele demonstrava durante a Seleção, certeza que teria acabado bem antes também, o que faltou foi mais clareza).