calebefernands 19/08/2022
quando meninos decidem em não se tornarem homens maduros
Eu estava em busca de um livro nacional pra ler, e acabei encontrando com esse que se passa na cidade que nasci. Esperava uma leitura leve, bem tranquila, mas não foi isso que aconteceu. Talvez essa quebra de expectativa tenha também impactado minha leitura.
?Dois Irmãos? de Milton Hatoum é um livro com temas pesados, que eu não recomendaria para as pessoas mais novas saírem lendo por aí. Trata-se da vida de dois irmãos gêmeos (Yaqub e Omar), e como seus conflitos afetavam a vida do restante da família.
Primeiramente quero ressaltar a ambientação do livro, se passando numa Manaus entre 1940-1970, que é incrível! O ponto mais alto da obra de Milton Hatoum é trazer a história da metrópole nos fundos dessa bagunça familiar. Infelizmente nas escolas não aprendemos sobre a importância de Manaus, e qualquer migalha já é um oásis.
Segundo, os personagens são muito complexos aqui. Halim, Zana, Domingas, Yaqub, Omar, Rânia, e o narrador, todos eles são todos muito reais. Entretanto, Omar é o que merece um destaque maior - Só quem conviveu com alguém assim sabe o quão desgastante se torna pra quem está próximo, como é doloroso enxergar tudo desmoronar sem o próprio responsável por isso se importar!
Apesar de todos esses pontos positivos que falei, de certa maneira, a trama não tem um ponto alto. É só o Omar fazendo besteira capítulo atrás de capítulo, e quando tudo se encaminha pra ter um duelo ?bíblico?, o autor não o faz. Não há confronto direto, e com todo respeito, isso é broxante.
Por fim, o livro não entrega o conflito que promete mas traz uma realidade triste e real que acontece até os dias de hoje - meninos decididos a não se tornarem homens maduros, gerando conflitos dentro das suas próprias casas e afetando a todos. Uso as mesmas palavras de Halim à respeito de seu filho: ?É um prisioneiro de tanto desejo.?