Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum




Resenhas - Dois Irmãos


932 encontrados | exibindo 676 a 691
46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 |


Almeida 10/10/2020

Bastava apenas uma palavra – perdão!
Romance de conflito familiar é algo tão presente na vida de qualquer ser, por isso, o homem hoje já não consegue ou conseguiria deixar de promover um espetaculoso conflito, mesmo que ainda pequeno. Milton Hatoum mostrou uma desenvoltura singular ao escrever o livro Dois irmãos, uma trama que flui, pois nos faz mergulhar através de sentimentos que são transferidos às personagens em um contexto extraordinário que é ambientado em uma Manaus dos imigrantes, demonstra um cenário luminoso e festivo que cede espaço a uma escuridão e tristeza do fim. A trama é desenvolvida na tumultuada relação entre os irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, que demonstram uma relação desafeiçoada assim como apresentada em Gênesis.
Gêmeos idênticos que ao passar do tempo, a partir da adolescência especificamente, são diferenciados, fisicamente, por causa de uma cicatriz no rosto de um deles, o Yaqub que adquiriu a marca na primeira disputa que teve como pivô Lívia, uma moça pela qual os gêmeos se apaixonam. Mesmo não sendo linear, pois brinca com o tempo psicológico, o romance apresenta uma concatenação de ideias, que não se contradizem e que nos envolvem nos flash back do narrador. Apresenta intertextualidade quando são mencionados Caim, Abel e Jó, pois estes são personagens bíblicas, Yaqub e Omar são comparados com os primeiros e Halim é comparado com o último.
Omar se apresenta como uma personagem plana, pois sempre foi comunicativo, um rapaz que se dedicou à vida boemia do inicio até o fim do romance, deixava acontecer, ele gostava de se expor e Yaqub se apresenta como uma personagem esférica, que era capaz de esconder tudo: um rapaz que não se deixa expor desde que voltou do Líbano, tornando-se então, um homem diferente e cheio de mistérios. E ambos compartilham um mesmo objetivo: vingar-se um do outro “Oxalá seja resolvido com civilidade; se houver violência, será uma cena bíblica.” P. 171.
O livro é um romance polifônico, pois nele encontramos várias vozes, e também se encaixa em uma narrativa aberta que permite o leitor imaginar ou compor sequências narrativas que não ficaram bem claras ao serem narradas pelo “narrador sem nome”, o personagem que tudo sabe e tudo vê. É um romance tão emocionante que a não apresentação do nome do narrador, passa despercebida e que também nos faz sentir na pele a busca constante por uma identidade perdida nos segredos familiares.
É um romance que traz um orgulho ferido, orgulho que o tempo e o espaço não conseguiram dissipar.
Os personagens:

Halim (pai)
Zana (mãe)
Yaqub
Omar
Domingas (empregada)
Rânia (irmã)
Lívia (a pivô)
O narrador que busca descobrir a identidade do pai (um dos gêmeos) com Domingas – Vai ser apresentado o nome dele no decorrer na narrativa.


(Alexandre de Almeida)
comentários(0)comente



Carolina.Viegas 09/10/2020

Literatura brasileira da boa!
Uma história muito boa e envolvente. Personagens densos e bem delineados! Recomendo!
comentários(0)comente



Bia 08/10/2020

Um privilégio poder reler esta obra-prima de Milton Hatoum, que usa Nael como narrador da trajetória de ódio e rancor dos gêmeos Yaqub e Omar; trajetória esta que causa a devastação gradual da família fundada por Zana e Halim.

"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos."
comentários(0)comente



Pri 07/10/2020

Casos de família
Casos de família é um título que resume bem essa trama envolvente sobre gêmeos que sempre dispuram tudo, desde a aparência até a mãe que faz questão de paparicar demais o "caçula". É um bom livro, mas uma história pesada!
comentários(0)comente



thagfs 04/10/2020

Livro intenso
"Alguns de nossos desejos se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos".

O livro é de uma intensidade tremenda, temas como incesto, violência, relação familiar complexa, estupro, maternar ou a dificuldade em cortar o cordão umbilical podem ser observadas nesta obra. Adaptada para a TV, como a minissérie "Dois irmãos", esta obra não deixa a desejar quanto a escrita e descrição de seus personagens, ao final é possível começar a observar com novos olhos a personagem de Rânia, admirar Halim, compreender o amor extremo de Zânia e tecer críticas a ambos os gêmeos. Domingas é a personagem a qual demando meu amor e compaixão, vítima das mais diversas violências desde a metade de sua primeira infância. O narrador, lúcido, mas estregue aos sentimentos que pertencem a esta complexidade que é o ser humano. Este livro entra pra lista dos favoritos e da releitura. Nota 5!
comentários(0)comente



Glauber 28/09/2020

Obra intensa e bonita!
Que livro! Uma obra completa, repleta de paixões que se inserem tão perfeitamente na ambientação de Manaus e do Amazonas, em seus processos históricos do século XX.

Cada linha deixa ver traços marcantes desse lugar fascinante, com uma paisagem natural, urbana e humana em transformação.

A história é uma tragédia familiar. Milton Hatoum tem uma escrita magnífica, pois usa de uma cadência tranquila, que, pouco a pouco, pedaço a pedaço de memória, vai dando forma a um quadro maior e intenso de dramas humanos situados e universais.

Eu li vendo o lugar onde vivo ganhar vida na minha frente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana D 14/09/2020

Dois Irmãos
Dois irmãos conta a história de família, repleta de dramas e intrigas, principalmente entre os gêmeos Omar e Yaqub. Uma jornada de descoberta de identidade do narrador e do ódio entre dois irmãos.
comentários(0)comente



Sol 12/09/2020

Intensidade...
Esse livro me fisgou e só sosseguei quando terminei de ler toda a história. Personagens muito bem construídos, uma trama envolvente e misteriosa. Amei o narrador desse livro, que escrita incrível.
comentários(0)comente



Lala 08/09/2020

Instigante
Apesar de o livro ter uma trama simples, mais cotidiana, eu não conseguia o largar. Fui tomada por uma vontade de saber mais sobre essa família tão disfuncional e terrível, os segredos escondidos, pra onde as coisas iriam, quem é o pai do Nael, etc. A escrita é ótima e consegue nos colocar dentro de Manaus no século 20, os personagens são muito bem construídos, é uma história sobre gente de verdade, personagens duvidosos, cheios de problemas e complexidades, com conflitos realistas que nos causam revolta e repulsa muitas vezes. Gostei da forma como a narração foi conduzida, me lembrou muito aqls livros de um jornalista tentando buscar informações pq o narrador conta o que ele viu e o que os outros viram, contando o que os parentes disseram e tal, o livro também faz uma reflexão muito interessante sobre o tempo, as memórias e o esquecimento. Realmente me prendeu
Arthur 08/09/2020minha estante
Excelente livro!




EduardoCDias 30/08/2020

Ódio entre gêmeos
Na Manaus pós II guerra, uma família de imigrantes libaneses sofre para tentar resolver os atritos entre os filhos gêmeos que chegam a situações violentos. Um deles, preferido e mimado pela mãe, se torna um vagabundo violento e encrenqueiro destruindo toda a família, acabando com os sonhos da mãe em ver a paz na família.
comentários(0)comente



MarciaCannecchia 29/08/2020

Impacto
Preciso organizar meus pensamentos. Halim, zana, os gêmeos, domingas, rania, jamais me esquecerei de vcs.
comentários(0)comente



Jéssica 26/08/2020

Dois Irmãos.
É uma história envolvente, onde o ódio, ciúmes e a inveja pode destruir uma família.
Um trecho do livro onde se resume bem a relação entre Yaqub e Omar durante toda a historia.

" A loucura da paixão de Omar, suas atitudes desmesuradas contra tudo e todos neste mundo não foram menos danosas do que os projetos de Yaqub: O perigo e a sordidez de sua ambição calculada."

Ambos sofreram e erraram durante toda a vida, já agora quem errou ou sofreu mais, não importa.
comentários(0)comente



Suênya lopes 09/08/2020

"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertecem a nós mesmos."
comentários(0)comente



LETeratura 03/08/2020

Dois irmãos
Não tem título melhor pra esse livro!
A história nos mostra a histórias de irmãos gêmeos que tiveram caminhos totalmente diferentes pela perspectiva de um narrador que acompanhou de perto a vida deles.
É uma história forte, que nos faz questionar as atitudes de cada personagem.
Incrível como o autor conseguiu expressar uma história tão profunda em tão poucas páginas
comentários(0)comente



932 encontrados | exibindo 676 a 691
46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 |