Nah S 21/07/2023
Mansfield Park - Jane Austen
Fazer resenha dos livros de Jane Austen é sempre um prazer, assim como ler seus livros.
Nessa história conhecemos Fanny Price, uma garota tímida, introvertida, q não gosta de falar, se sente deslocada no meio de muitas pessoas e até mesmo aquelas de seu convívio familiar. Um perfil de protagonista bastante diferente comparado a determinada e destemida Elizabeth Bennet de Orgulho e Preconceito, o que me fez amar cada vez mais essa autora, pela diversidade dos perfis das personagens criadas.
Em resumo, Fanny, nascida em uma família grande, sem muitos recursos, é "adotada" por caridade pela tia rica Lady Bertrand e seu marido, Thomas Bertrand, passando a residir, aos dez anos de idade, na mansão de Mansfield Park. Ali ela cresce ao lado de seus primos, Maria, Júlia, Tom e Edmund.
Humilhada pela tia Norris, q faz de tudo para fazê-la se sentir inferior, e mesmo que de forma mais velada, também pelos demais parentes da casa, Fanny encontrará o único consolo de amizade em seu primo Edmundo, por quem desenvolverá um sentimento bem maior que amizade ou amor fraternal.
As coisas que mais me encantaram na história foi a autora fazer também a valorizacao do perfil introspectivo, através das descrições da delicadeza de Fanny, de seus olhar observador, de sua discrição, de sua alma inclinada a observar tudo dentro de si, seu apreço pela natureza, e respeito pelos demais.
Apesar de essa personagem ser bastante criticada por seu ar bastante passivo e amedrontado em muitas situações as quais reconheço, como leitora, gostaría q tivesse outras atitudes, acredito que Jane Austen desejava não satirizar esse perfil de pessoa, mas demonstrar e estimar apreço e admiração por essas características.
Uma frase de Edmund, que descreve bem a personalidade de Fanny, é: "Você parece quase tão temerosa de ser notada e elogiada quanto outras mulheres de serem negligenciadas" rs o que é a mais pura verdade.
A única coisa que me fez sentir uma pontada de descontentamento foi que gostaria de ter visto mais de Fanny e Edmund juntos; gostaria q eles tivessem mais espaço no final da história.
Esse livro deixou uma sensação gostosa no peito, daqueles quando você ama a lembrança daquele universo.
Leia!
*****Minha citação favorita:
"Que ninguém presuma conseguir descrever os sentimentos de uma jovem ao receber a certeza daquele afeto do qual ela mal se permitiu alimentar uma esperança."