Dora 21/04/2021
Uma história sobre a mesquinharia
Este não é um livro sobre amor. Fanny e Edmond não são meus personagens favoritos de Austen; são frios, sem graça. Fanny ama Edmond mas este só a vê como irmã e no final aceita que ela é sua melhor companheira.
Esta, na verdade, é uma história sobre a mesquinharia da sociedade: inveja, cobiça, vaidade, a caridade exibicionista. Fanny enxerga tudo isso nas pessoas que a rodeiam. As irmãs que desejam o mesmo homem, as mulheres que procuram pelo melhor partido, o homem que conquista mulheres sem amá-las, os parentes que ?adotam? a sobrinha sem pretender dar-lhe carinho.
A maioria dos personagens são bem humanos porque nenhum é totalmente bom ou ruim. Todos falham em determinados momentos e tem atos de bondade em outros. Alguns se regeneram após algum sofrimento, outros estão além dessa possibilidade.
Nesse ponto é que o livro se torna bem fiel a sociedade e apesar de dois séculos já terem passado ainda é a mesma.
Esta é a segunda vez que leio Mansfield Park. Da primeira vez foi com uma tradução horrível e agora, finalmente, pude apreciar a obra. Mas não foi esta edição e sim um compêndio com outras duas obras da autora.