A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães




Resenhas - A escrava Isaura


519 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


jhulica 03/09/2024

Puro suco de romantismo
Sendo um clássico de Bernardo Guimarães, ?A escrava Isaura? foi um livro publicado em
1875, em folhetins, ou seja, é uma obra com capítulos curtos e bem flexível de ler.
Esse romance romântico tem em suas linhas pretensões claramente abolicionistas, além de retratar a miscigenação acentuada em nosso país.
Além da breguice toda do romantismo, esse livro é bem reflexivo. Me proporcionou uma leitura agradável.
comentários(0)comente



caillouu 30/08/2024

Resenha de "Escrava Isaura"
"A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães, é um romance brasileiro publicado em 1875 que critica a escravidão ao contar a história de Isaura, uma escrava branca que sofre as crueldades do sistema escravocrata. A obra, ambientada no Segundo Reinado, coloca Isaura como figura central para sensibilizar a sociedade da época, principalmente as mulheres, sobre as injustiças da escravidão. Apesar de enfrentar uma linguagem mais antiga, a narrativa é fluida e envolvente, com um narrador que interage diretamente com o leitor. A única crítica é a dualidade simplista entre o bem e o mal, mas, no geral, o livro é fantástico que promove uma reflexão crítica sobre a escravidão no Brasil.
comentários(0)comente



Dani 22/08/2024

Perfeito! Nada menos do que isso. Parece uma novela, um filme. Deixa sempre aquele suspense, tem interação com o leitor, tem drama, tem amor. Amei.
comentários(0)comente



Guimarães 21/08/2024

Isaura
O livro me prendeu do início ao fim, que raiva que me deu vê o quanto a Isaura sofreu ao decorrer do livro, mas compensou o sofrimento com o desfecho que o livro teve. A Isaura mostra ser bela de corpo e alma. O livro me conquistou, recomendo esse livro para todos!!
comentários(0)comente



Maria 21/08/2024

Não achei um livro bom, mas também não achei um livro ruim porém minha expectativas eram bem baixas então eu me surpreendi um pouco
comentários(0)comente



luliebooks 13/08/2024

Por mais bonita que seja, é uma beleza da senzala ??
O livro A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães por ter sido escrito durante o período escravocrata e às vésperas da abolição retrata bem a dualidade do caráter e ideologia da sociedade da época. Alguns, como Álvaro, não aceitavam mais que os negros fossem menosprezados e escravizados e tomavam suas próprias providências, enquanto isso, outros, como Leôncio, mantinham a crença na superioridade das espécies e em seu direito absoluto sobre os subjugados. A crítica social fortíssima à época pode ser aplicada também na sociedade atual através de outros aspectos que refletiram-se ao longo dos anos, como por exemplo, o ciclo de violência contra a mulher, os privilégios dos brancos mesmo em contextos sociais desfavorecidos e o racismo estrutural.
comentários(0)comente



Nath 11/08/2024

Para o que se propõe - um clássico do romantismo - achei uma ótima obra.

A escrita do Bernardo é maravilhosa, o enredo do livro em si é bem desenvolvido e a cada capítulo o leitor se vê mais envolvido com o desenrolar da história.

Não deixo de notar as características do romantismo, inclusive me incomodou um pouco esse endeusamento da protagonista, bem como as "desventuras em série" que permeiam o desenvolvimento da narrativa.

Mas, no geral, achei uma leitura muitíssimo válida.

Caso algum estudante esteja à procura de uma boa edição, recomendo esta da editora Panda Books, pois apresenta diversas notas explicativas e de vocabulário, que acredito que irão aprimorar (e muito) a experiência de leitura do leitor contemporâneo.
comentários(0)comente



Clara4499 29/07/2024

Gostoso de ler
Na minha opinião, "A Escrava Isaura" não é tão emocionante quanto parece. Atualmente, não é um livro surpreendente, mas considerando o contexto e a época em que foi escrito, é possível entender sua aclamação.
O que menos gostei no livro foi a obsessão com a beleza e as virtudes de Isaura: ela parece tão perfeita que chega a ser irreal, o que me irrita por se tratar de uma obra de caráter abolicionista.
No entanto, é um livro bem gostoso de ler e que nos deixa com o coração quentinho no final. Típico clichê em que o herói salva a mocinha, mas que amamos mesmo assim.
Arthur1342 29/07/2024minha estante
Amei a reviewww




ln115 19/07/2024

Finalmente terminei!!
É um bom livro, não me leve a mal, mas não estou tão acostumada com esse tipo de escrita. Sinto que ainda me adaptarei. Fora essa questão de ter demorado um pouco para ler o livro, ele é um bom livro, mas não era o que eu imaginava.

Assim, estou muito acostumada a fazer "blind reading" - ler um livro sem saber absolutamente nada - mas esse livro me surpreendeu um pouco. Entenda, eu sei que, quando se fala em "A Escrava Isaura", se pensa na novela, mas eu não sabia absolutamente nada sobre a novela. Então, tive várias surpresas ao ler o livro.

Fora essas situações, é um livro legal, mas não é um livro que muda muito a minha experiência como leitora. Por isso, darei uma review correspondente a esses relatos.


Enfim, recomendo? Acho que isso vai do critério de cada um. Sei que esse tipo de leitura não é para todos, então, se for ler entenda os pontos que ressaltei.

comentários(0)comente



Kailiny.Almeida 19/07/2024

Bernardo Guimarães era à frente de seu tempo.
A obra "A escrava Isaura", conta a trágica história de uma escrava (branca) que foi submetida a tal posto, por ser filha de uma escrava. A pobrezinha, apesar de não sofrer maus tratos com sua "mãe" adotiva, sofreu muito com a forte obsessão de seu novo dono, Leôncio. A paixão ardente que se tornou uma obsessão doentia por ela se negar a cair em suas mãos, tanto que, ele caiu em uma ruína financeira por estar cego.
Essa obra, apesar de ser extensa em detalhes, é muito rica em história, trazendo assuntos sociais e críticas às leis da época, com certeza para o ano de sua publicação foi um escândalo. Guimarães é um ótimo escritor e todo leitor deveria conhecer pelo menos essa obra prima.
comentários(0)comente



Haha S.L. 17/07/2024

Uma escrava branca
Embora tenha esperado mais desse confuso livro, assim como de seu final trágico, vamos à resenha:
Isaura, uma escrava branca, viu-se presa às garras do formidável Leôncio, um predador de prazer. Ao longo da trama, é perceptível todos os ultrajes que a criada tenha de enfrentar, bem como os distúrbios de um desequilibrado, o opróbrio que Malvina enfrenta, uma vez que é apaixonada por um tresvariado, e a diferença entre as classes existentes na época.
A obra é bem confusa, mas vale a pena ler para ganhar repertório sociocultural.
Saulo95 17/07/2024minha estante
Esse livro foi tão decepcionante para mim!!!




Rafa 10/07/2024

Clássico acessível
Um livro clássico, porém com uma linguagem acessível. Gostei muito de acompanhar a história da escrava Isaura e todas as amarguras vividas por ela e pelas pessoas escravizadas. O final foi surpreendente para mim, gostei muito!
comentários(0)comente



Filipe.Silva 01/07/2024

A Escrava Isaura.
Eu achei bem legal à história, esse é um livro bem curto, mas tem umas partes que são bem chatinhas.
Resumindo o livro em uma palavra, a palavra é treta.
comentários(0)comente



Gabrielly805 27/06/2024

A Escrava Isaura
Um livro realmente impressionante, tem uma certa linguagem antiga devido aos muitos anos que foi lançado, mas é incrível, roteiro bem construído e personagens cheios de personalidade e detalhes. Uma experiência única! Com certeza uma das frases que mais me marcou nesse livro foi: "vai-te, Isaura, vai-te, não desanimes; eu não te abandonarei. Confia em Deus e em meu amor.".
Recomendo muito!
comentários(0)comente



anne 21/06/2024

O SUCO DO ROMANTISMO.
Mais um clássico concluído!

A minha crítica é consciente: a época em que a obra foi escrita deve ser levada em consideração.

Em tempos onde a ideologia da Escravidão ainda era muito comum e aderida, o livro de Guimarães foi como um abalo social. Inúmeras vezes é possível ver que o autor colocou sua voz por meio dos personagens, criticando o sistema e incitando o leitor a ver tamanha desigualdade.

O livro, como costume da época, possui tantas desventuras que o torna cômico. Isaura sofre desde o começo do livro, tendo apenas rápidos momentos de felicidade e falsa sensação de segurança.

Incomodou-me muitíssimo a repetida afirmação sobre a beleza da protagonista; tornando, ao meu ver, irrealista. Novamente, entendo que faz parte da literatura de sua época.

Em geral, A Escrava Isaura é fruto de seu tempo: adepto às muitas características do Romantismo enquanto critica fortemente a escravatura.

Tentei ao máximo ler o livro sem as minhas crenças e visão de mundo (consequências da época em que vivo), todavia é impossível.

Gostaria de ter lido a obra no ano de seu lançamento, sem meus preconceitos. Creio que teria rendido muito mais que marcações para se usar no Enem e algumas boas risadas pela dramatização exagerada.

Recomendo muitíssimo!
ln115 19/07/2024minha estante
Anne, me identifiquei bastante com seu comentário!! acho que um ponto torpe para entender um livro como esse, que na época era considerado como "polemico", é um desafio já que são realidades diferentes.




519 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR