Dayane 19/12/2012Ótimo livro! Ótima crítica, mas apenas mais uma heroína de 17 anosMe arrependi de não ter lido essa belezinha antes. A maioria das pessoas conhece a historia da Escrava Isaura por causa das novelas produzidas, assim como eu, o livro é bem curtinho a história não se desenvolve muito e poucas coisas acontecem.
Reparei em duas coisas principais nesse livro, ele é curtinho e serve pra fazer um crítica muito clara a escravidão e da situação em que a sociedade estava, as vezes até mesmo esquecia que era a fala de algum personagem e simplesmente imaginava o autor raivoso escrevendo tudo o que ele achava sobre as abominações da época da escravidão.
A Isaura é uma personagem chata, e quem reclama das personagens principais com 17 anos, meio bobinhas e atraentes ao extremo, não pode ler esse livro, pois a história toda em qualquer capítulo, apenas se ressalta o quão linda ela é, e quão boa, cheia de bondade. Quem sabe fada, anjo, deusa, senhora, e que tal ser nunca poderia sem uma escrava.
Reparem toda a revolta do autor colocada através do personagem Álvaro contra a escravidão acontece por causa de uma personagem branca. E o resto dos escravos também não sofriam? Só a Isaura, por ser bela, educada e até mesmo branca, somente ela não poderia sofrer com a escravidão?