Robinson Crusoé

Robinson Crusoé Daniel Defoe




Resenhas - Robinson Crusoé


475 encontrados | exibindo 466 a 475
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 32


Danielle 28/01/2010

Decidi ler esse livro porque é do mesmo autor de "Moll Flanders", um dos livros mais geniais que já li. A leitura é agradável e distrai, além de ser um belo exemplo de eurocentrismo. Mas não sei se Daniel Defoe era de fato eurocêntrico.Consigo enxergar uma leve ironia do autor em alguns momentos, fazendo do personagem principal um bastião de defesa do cristianismo, quando na verdade sua história de vida demonstra o quão Robinson era pouco religioso. A passagem na qual o "inglês mau" tenta converter sua esposa índia ao cristianismo é simplesmente genial.O padre católico que pode com traquilidade ser confundido com um protestante também dá o que pensar.

Outro lance de extrema sagacidade do autor é dirigir os acontecimentos de forma que chegamos a imaginar que a ilha de Robinson será um paraíso na Terra para seus habitantes. Desconfiei um pouco,pois tal desfecho não combina com o autor. Mas qual não foi minha supresa quando em um parágrafo super breve temos um retrato da ilha no qual ninguém mais quer ficar lá. Este desfecho é dito de passagem e já se emenda à outra trama, que são as viagens de Robinson pelo mundo. O que parecia de fundamental importância na vida do personagem aparece então como um mero parênteses em sua vida.

Enfim, o livro é muito mais que a história de um carinha perdido numa ilha deserta. Vale a pena!
comentários(0)comente



M. Scheibler 19/01/2010

Esse também reli...inesquecível!!!
comentários(0)comente



Braz 27/10/2009

Robinson
É um ótimo livro que influencia crianças a lerem, pois usa uma linguagem fácil.
Um livro realmente bom.
comentários(0)comente



Elisa 11/09/2009

Daniel Defoe escreve muito beim!Seu estilo e suas historias são o máximo!Quero ter a oportunidade de reler algum dia esse livro!Gostei de+ dele!







ass:elisa*
comentários(0)comente



tsora 28/08/2009

É um livro que fala sobr um naufrágeo,e apenas um homem sobrevive e ele acorda em um ilha deserta,no começo ele gostav de andar para reconhecer ailha.
Um dia de sua caminha da
comentários(0)comente



Inlectus 15/04/2009

Um prazer.
A estória de Robinson Crusoé, e aquela leitura que nos leva longe, a imaginar aquele pouco de solidão da qual todos precisamos. O texto desta obra é muito bom, linguagem elegante. Leitura gratificante.
comentários(0)comente



Kelly 10/04/2009

Pretendo ler de novo!! Li quando ainda era pequena, mas adorei a história!!!
comentários(0)comente



Sar@mago 27/03/2009

Ilha Desconhecida
Estamos todos ilhados, percebestes, Crusoé? Atiras sinalizadores, ativas fogueiras, passas noites em claro a espera do navio que, sabes mas não querias, jamais virá, tudo em vão: teus dias são todos sexta-feira, não por acaso o nome do teu parceiro.

E jamais saberemos, mas fica aqui a pergunta para o teu silêncio: dividiram a mesma cabana?
comentários(0)comente



Danielle (@chimarraoelivros) 02/03/2009

Há anos que planejava ler este livro, mas sempre acabava deixando para depois. Tinha grandes expectativas, pois meu pai sempre recomendava dizendo que meu nome veio da paixão que ele tem pelo livro.
Adorei! O autor mostra os dois lados de se estar só em um local desconhecido.
comentários(0)comente



Claire Scorzi 20/02/2009

Um Clássico Entre os Clássicos
Sinceramente? Não estou nem aí se a obra de Defoe é "colonialista", "burguesa", edificante, etc. etc. Sou apaixonada, apaixonada por ela. Um clássico entre os clássicos, ROBINSON CRUSOE permanece (apesar de todo o discurso politicamente correto, geralmente de oportunistas que nem sabem escrever) porque é bem escrito, porque mexe com o nosso imaginário (O que você faria se estivesse numa ilha deserta?) e com o nosso lado criança: inventar nossa vida longe da civilização sem ninguém para nos dizer como viver... Lógico que algumas coisas nos acompanham (como acontece com Robinson). Porém o que a história prova, se é serve para provar alguma coisa, é que as pessoas podem crescer com a adversidade ou podem se desesperar e ficar num canto reclamando... Todos sabemos que a vida é injusta. Nossas cartas nem sempre são as que queremos. Mas, o que você vai fazer sobre isso? Robinson faz sua escolha. Ele crê e ora. Ele luta. Ele se entristece e se levanta outra vez. Ele faz um amigo indígena e o repreende e ensina a não comer carne humana (Se isso é colonialista, estou de acordo!). Ele trata com respeito o pagão e o católico sendo ele protestante. Se há lições no romance de Defoe, eu as recebo com gratidão e me alegro que tenha sido um grande escritor a narrá-lo.
Para mim é um livro saboroso que releio de tempos em tempos.
Kariny 31/01/2017minha estante
Agora me deu mais vontade ainda de ler. Vou ter que voltar no sebo e comprar ?


Letícia 12/01/2018minha estante
Estou amando o livro! Foi a escolha de um clube de leitura que participo, que estão lendo os clássicos. Sempre um estrangeiro e no outro mês nacional, vai intercalando!


Alessandro460 18/03/2023minha estante
Tenho que ler esse clássico da literatura inglesa. Vou ver se consigo este ano!


Renata1004 21/04/2023minha estante
Eu penso a mesma coisa que você, amo esse livro




475 encontrados | exibindo 466 a 475
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 32


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR