Rock and Roll

Rock and Roll Paul Friedlander




Resenhas - Rock and Roll


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Jessicalpfzn 15/03/2021

Muito interessante!

É uma edição de anos atrás, que narra do início da história do rock, na década de 50, até o surgimento de vários artistas como Chuck Berry, Elvis Presley, Nirvana, etc.
Um guia completo. É um prato cheio para os amantes de rock.
comentários(0)comente



Gabriel 06/01/2013

Para saber mais sobre os primórdios do rock'n'roll
Por ter sido escrito em 1994, o livro não abrange o movimento grunge nem punk revival dos anos 90, tampouco o new metal e o brit-pop. Porém, não deixa de ser interessante, pois conta muito bem a história do rock'n'roll, e da música relacionada a ele, nos anos 50, 60 e início dos 70. Seu foco se concentra no início do rock e na história de grandes artistas como os Beatles, Rolling Stones, Elvis Presley, Jimmy Hendrix, Eric Clapton, The Who, entre outros. Infelizmente, peca por criticar tão mal o Led Zeppelin (apesar de dedicar quase um capítulo inteiro a ele), falar tão pouco das bandas progressivas e de metal, além de dar um destaque exagerado aos Sex Pistols, considerando-a como a única banda importante do movimento punk (o livro tem um capítulo dedicado ao movimento).
Recomendo para quem quer saber um pouco mais sobre o estilo musical mais popular do mundo.
Leticia 03/11/2015minha estante
Realmente, tantas outras bandas para acrescentar na era punk e o foco ficou apenas no mau comportamento do Sex Pistols, como se isso traduzisse tudo do que é ser punk.




Bruno 01/02/2021

It's only Rock and Roll but i like it
Um livro em retrospectiva pra gente entender o porquê de o Rock?n Roll ter sido tão revolucionário e se manter, até hoje, como o gênero musical mais popular do mundo.
A razão é a sua origem: o Rock não é uma coisa só, ele é tudo ao mesmo tempo. É blues, somado ao Soul, ao R&B, ao Gospel, dentre outros. Não por acaso, gêneros musicais surgidos em comunidades negras.
Aliás, não dá pra entender como alguns roqueiros se vendem como puristas da música. Isso é um contrassenso. Rock é, por essência, uma mistura de estilos, do clássico, passando pelo punk, até chegar ao pop que é mais comercial hoje.
A identidade do gênero surgiu da mistura, miscigenação e aceitação. O Rock tem muito a nos ensinar; Tem saído dos holofotes, é verdade, mas é um ritmo, estilo, movimento e comportamento mais necessários do que nunca.
Rock é revolução social através da música, é nosso dia a dia, é tudo e está presente em todo lugar.
comentários(0)comente



RQP 11 07/09/2023

Um interessante (e acessível) instrumento de pesquisa
O livro de Paul Friedlander, professor de História do Rock na Universidade do Oregon, deixa claro desde o começo o seu viés acadêmico. Não pela linguagem empostada nem pelas digressões teóricas, mas sim em razão do rigor da pesquisa e da preocupação com o método. O autor, inclusive, introduz lateralmente um método próprio de análise musical chamado de Janela do Rock, que leva em conta aspectos ligados à musicalidade e às letras, mas também elementos autobiográficos e sociopolíticos do artista e de sua época.

É, aliás, essa preocupação com a introdução dos contextos históricos, econômicos e políticos que permearam a obra dos principais nomes do rock and roll que torna o livro de Paul Friedlander diferenciado em relação a muitas biografias anedóticas do gênero.

No entanto, o livro passa longe de ser entediante ou mesmo de suplantar o seu objeto principal (o rock) em prol de narrativas historiográficas. Trata-se de um livro divertido, que aguça a curiosidade do leitor e que praticamente o obriga a lê-lo com um fone de ouvido a postos. A riqueza do material selecionado é impressionante e constitui uma valiosa fonte de pesquisa histórico-musical.

Como ponto negativo, pode-se registrar a ausência de análise do grunge, último grande movimento do rock and roll e que flertava com o seu ocaso à época de publicação do livro (em 1996). Talvez a necessidade de distanciamento histórico minimize o impacto desse problema, embora não o torne menos sentido.
comentários(0)comente



Robson Souza 22/07/2011

A História Do Rock
Esta obra é o mais completo relato sobre as origens do Rock e todo o desenvolvimento até os dias de hoje. Cobrindo desde o rock clássico, passando pelo rock de San Francisco, pelo punk, soul, heavy metal, grunge e pop-rock. O livro conta a história de vários artistas como: Chuck Berry, Little Richard, Elvis Presley, The Beatles, Rolling Stones, Bob Dylan, Marvin Gaye, Led Zeppelin, The Who, Queen, Nirvana, entre vários outros.
Além de retratar os acontecimentos, o livro também analisa o Rock enquanto fenômeno de massa, sociológico e cultural, e seu impacto comportamental e musical.
O autor é um expert sobre o assunto, é professor da Universidade do Oregon no curso de "História do Rock".
Muito bem escrito e indispensável aos amantes do velho e bom Rock 'n Roll!

Mais em http://robsonbatt.blogspot.com
comentários(0)comente



Pablo 25/12/2011

Pra quem ama música e sempre teve vontade de saber onde tudo começou no rock and roll, esse livro é perfeito.
Na verdade, é mais que perfeito, visto que são tantas as informações contidas nas páginas que você nem poderia imaginar que um dia teria tudo isso na sua frente.

O autor inicia sua caminhada inundando as páginas com nomes e mais nomes de artistas e sucessos do blues e do country, que foram os precursores do rock.
E isso continua durante todo o livro, com inumeros comentários sobre álbuns, detalhes sobre gravações e muito mais.

E como se isso não bastasse, o autor ainda nos brinda com informações sobre o que rolava na época, falando sobre como era a vida dos adolescentes na década de 50, como as gravadoras faziam pra achar bandas pra produzir etc.

Pausa para uma dica: Leia esse livro durante meses! Parando pra escutar as bandas, e pra pesquisar um pouco mais sobre assuntos que lhe interessarem. Pouco vai te adiantar ler tudo rapidamente, a não ser que você queira relê-lo depois!

O ponto fraco do livro é a tradução.
Está na casa que o original foi escrito por um músico ou, no mínimo, alguém que entende um pouco de teoria musical.
E a tradução foi feita por uma pessoa qualquer, que parece não ter qualquer familiaridade com termos musicais.
Portanto, se você entende de música, prepare-se pra ouvir bizarrices como "acordes nonos" e "o baterista batia no tambor".
E se você não entende de música, não espere aprender lendo esta tradução.

Mas esse ponto negativo não tira nem um pouco a beleza do material.
Depois de ler "Rock and Roll - Uma História Social", eu me sinto muito mais entendedor do bom e velho Rock, e cada vez mais apaixonado por ele!
comentários(0)comente



Juliano.Mello 07/09/2015

Interessantíssimo!
Não é um livro de indicações musicais, mas um livro de história, no qual o autor trata da influência e contextos sociais do estilo musical, nos períodos entre as décadas de 1950 e 1970.

site: https://julianomello.wordpress.com/
comentários(0)comente



Leticia 03/11/2015

Uma verdadeira aula de música e comportamento da sociedade frente a ela.
Ouvir (ou ver vídeos no youtube) as músicas citadas pelo autor enquanto lê o livro ajuda bastante a ter uma visão da evolução do rock desde os instrumentos utilizados, o comportamento do artista no palco e, logicamente, como isso refletia na sociedade da época.
Livro muito interessante e enriquecedor.
Helio 03/11/2015minha estante
enriquecedor


Helio 03/11/2015minha estante
ó as ideias.


Helio 03/11/2015minha estante
vou ouvir um the best of aqui de boas


Helio 03/11/2015minha estante
e refletir sobre a socidade


Helio 03/11/2015minha estante
kkkkkkkkkkkk


Leticia 04/11/2015minha estante
trouxa


Helio 04/11/2015minha estante
enriquecedor.


Leticia 04/11/2015minha estante
sai dae ow grifa texto humano




8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR