O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas Dias Gomes




Resenhas - O Pagador de Promessas


286 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Micaely 04/04/2014

A saga de um pagador de promessas
O pagador de promessas nos conta um pouco da historia de um homem, chamado Zé do burro, que tinha muita fé em uma santa chamada Santa Bárbara até que um dia seu burro se feriu com um galho, ele então resolveu fazer uma promessa para sua santa, só Zé morava não tinha igreja então ele fez a promessa em um terreiro de macumba, ai ele e sua mulher, Rosa tiveram que andar sete léguas pra que eles pudessem chegar em Salvador, só que eles chegaram lá de madrugada e ficaram na Igreja, mas quando eles foram falar com o padre ele acabou falando onde ele tinha feito a promessa(o que não foi nada inteligente). E o padre impede ele de entrar na igreja. Ai um reporter meio (louco) confunde tudo e começa a falar dele como se ele fosse o messias, mas ai depois de muito sofrimento Zé consegue entrar na igreja com uma cruz pra refazer a promessa, mas o sacristão (ajudante do padre kk). Atira em Zé do burro (coitado do Zé) ,mas uns homens que lutam capoeira entra com corpo dele na igreja.
comentários(0)comente



Thiierry 14/04/2014

Zé do Burro faz uma promessa a Santa Bárbara e pede que salve seu burro, que foi ferido por um galho de uma arvore e como na cidade não tinha nenhuma igreja da santa, a promessa foi feita em um terreiro de candomblé onde a santa tem o nome de Iansã. Zé do Burro levando uma cruz nos ombros junto com sua mulher Rosa, andam sete léguas até Salvador para pagar a promessa, e chegam de madrugada, ficando nas escadas da igreja, onde descansam por um tempo. Eles são atrapalhados por Bonitão, que se aproveita da promessa de Zé do Burro para seduzir Rosa, e ela resiste por um tempo, mas acaba aceitando e indo passar a noite com bonitão em um quarto de hotel.
Zé do burro, conta ao padre que a promessa foi feita em um terreiro de candomblé a Iansã, e ele é impedido de entrar na igreja. Indignado com o padre, ele insiste em ficar, ignorando Rosa implorando para irem para casa. Zé do Burro acaba sendo o assunto na cidade e acaba sendo entrevistado por um repórter, que muda os fatos e o conta a historia como se fosse um messias que apoia a reforma agrária.
Zé burro acaba sabendo por uma prostituta apaixonada por Bonitão, que Rosa passou a noite com o homem e Zé começa a se revoltar. Bonitão, já estava decidido a se livrar de Zé para ele se aproveitar Rosa, e convence o policial, dizendo que a historia do jornal é verdadeira. Zé fica com raiva e acaba sendo preso pela polícia, mas se recusou a ir preso, e tenta entrar na igreja com a sua cruz para finalmente cumprir sua promessa, mas acaba sendo morto. Zé finalmente consegue entrar na igreja, mas já estava morto, sendo carregando-o encima da sua cruz.
comentários(0)comente



Acqua 15/04/2014

literatura brasileira
O Pagador de Promessas se passa na Bahia em meados dos anos 60. O livro conta a história de "Zé do Burro" que teve seu burro ferido e pediu a Santa Bárbara que salvasse o animal em troca de sua Promessa.
Ao decorrer da história, Zé do Burro e sua mulher, Rosa, caminham até Salvador para que Zé pudesse pagar sua promessa a santa. Com uma cruz no ombro, ele vai sem protelar, mas, ao chegar em Salvador, Zé não imagina que lhe acontecerá tantos "importunos" como a dificuldade para conseguir concluir sua promessa pois havia a feio em terra de Candomblé.
Vemos claramente que O Pagador de Promessas é um excelente teatro, a forma com que Dias Domes retrata todos os problemas de Zé naqueles tempos e ainda podemos usar hoje em dia é fantástico, uma leitura bem fácil de ser feita e rápida, pois prende o leitor com as aventura na cidade de Salvador.
Porém, nem tudo em O Pagador de Promessas é mil maravilhas, a meu ver, o final deixa um pouco a desejar. É um final trágico e confuso, lembra-me muito os filmes de Frank Darabont, como em "O Nevoeiro" que esperamos um final mas acontece outro sem rumo. contudo ainda considero o restante do livro fantástico.
Afirmo com toda certeza que O Pagador de Promessas está entre uma das melhores leituras brasileiras, a moral que ele passa entre linhas acaba sendo fantástica, um simples sertanejo querendo pagar sua promessa, mas não pode pois a supremacia diz que a anta não aceita sua religião, são problemas que vemos com frequência nessa sociedade onde possuímos tantas religiões.


site: http://umapitadadelivros.blogspot.com.br/2014/03/resenha-o-pagador-de-promessas.html
comentários(0)comente



Guilherme 15/04/2014

Trata da história de Zé do Burro, ele faz uma promessa pra Santa Barbara, a promessa era para o seu burro que tinha se ferido com um galho e estava a beira da morte, a promessa era de levar ate uma capela de Santa Barbara uma cruz igual a de Cristo levou. Ele consegue mas quando chegar mas pelo motivo dele ter feito essa promessas em um terreiro de candomblé o padre não deixa-o entrar na capela e surgem vários acontecimentos que deixam a leitura bem empolgantes.
comentários(0)comente



HD 19/04/2014

Zé do Burro era um homem simples e trabalhador que vivia com a mulher, Rosa, e com um burro de estimação a que tinha muito apego.

O burro machucara-se na cabeça e Zé, desesperado, prometera à Santa Bárbara que dividiria suas terras com os necessitados e carregaria uma cruz tão pesada quanto a de Jesus Cristo até o altar da igreja cuja santa era padroeira caso salvasse o animal. A promessa fora feito em um terreiro de candomblé por não haver tal igreja em sua cidade.

Zé saiu com a esposa, Rosa, do interior da Bahia em direção a Salvador para pagar a promessa. A viagem durou cerca de 24 horas e quando chegaram à igreja, Rosa insistiu que ele deixasse a cruz na porta, mas Zé recusou-se, alegando que a promessa era de levar até o altar.

Enquanto esperavam na escadaria presenciaram a discussão do cafetão, Bonitão, e a prostituta, Marli. Quando Marli foi embora, Bonitão se aproximou do casal indicando a Zé que tentasse a porta lateral e ficou se insinuando para Rosa.

Bonitão convidou os dois para pousar em sua casa, mas apenas Rosa aceitou o convite, pois Zé recusou-se a abandonar a cruz.

Quando o padre abriu as portas da igreja, ouviu a história do Zé do Burro e descobriu sobre o candomblé, proibiu a entrada dele. Muitos curiosos se juntaram em frente à igreja defendendo o pagador de promessa.

A imprensa apareceu, um guarda tentou convencê-lo a partir e depois mudou de idéia, a Rosa voltou arrependida, o superior do padre propôs que ele fosse embora, a Rosa foi embora novamente com o Bonitão, alguém atirou e feriu mortalmente o Zé, os policiais foram embora, o padre sofreu com a culpa e o corpo do Zé foi colocado sobre a cruz e levado para dentro da igreja.
comentários(0)comente



Leonardo 07/05/2014

O Pagador de Promessas
zé do burro tinha esse nome por causa do seu burro, que pra onde zé ia o burro ia também e ele era o animal de estimação do zé, um dia zé chegou em casa e foi amarrar o burro em baixo de uma arvore que fica ao lado de sua casa e de repente começou a chover e zé não tinha percebido que estava caindo muito raio e caiu um galho sobre o burro , então zé do burro faz uma promessa e pede que Santa Bárbara salve seu burro, que foi ferido por um galho de árvore. Como na cidade não tinha uma igreja dedicada à santa, a promessa foi feita em um terreiro de candomblé, onde a santa ganha o nome de Iansã.Zé do Burro, carregou uma cruz nos ombros, e sua mulher, Rosa,caminham sete léguas do sertão baiano até Salvador com o intuito de pagar a promessa. Chegam a Salvador de madrugada, alojando-se nas escadarias da igreja dedicada à santa. São interpelados pelo sedutor Bonitão, que se aproveita da ingenuidade de Zé do Burro para seduzir Rosa. A mulher resiste no início, mas acaba por passar a noite com ele em um quarto de hotel.Ao contar ao padre que a promessa foi feita em um terreiro de candomblé a Iansã, Zé é impedido de entrar na igreja. Obstinado, ele insiste em permanecer, ignorando os apelos da mulher para partirem. Zé do Burro torna-se assunto na cidade e acaba alvo de um repórter.Ao saber por Marli, uma prostituta apaixonada por Bonitão, que Rosa passara a noite com o homem, Zé começa à sua revolta. Já Bonitão, decidido a se livrar de Zé para poder se aproveitar de sua esposa, convence o policial a prender zé do burro.Após muita insistência, o senhor tenta persuadi-lo a refazer a promessa para que possa entrar na igreja. Desacatando as considerações do eclesiástico, Zé se enfurece e termina autuado pela polícia. Recusando-se a ir para a cadeia, tenta desesperadamente entrar na igreja com a cruz para cumprir sua promessa, ao que é assassinado pelo Policial. Os capoeiristas, fazem entrar, sobre a cruz, seu corpo na igreja.
comentários(0)comente



Aline 12/05/2014

Tudo começa quando Zé-do-Burro faz uma promessa para Santa Barbara pra salvar o seu burro que estava ferido, a promessa foi feita no terreiro de candomblé onde Zé estava com muita fé na santa e em breve iria cumprir com sua promessa. A promessa que Zé tinha feito era carregar uma cruz nos ombros ate a igreja mais próxima, onde chega a caminha 7 léguas com sua esposa Rosa, a qual, foi o caminho todo reclamando que estava cansada. ao chegar a igreja em uma cidade mais próxima, é madrugada, e Rosa muito cansada já vai se alojando pela escadaria da igreja. Após alguns minutos conversado com Rosa, Zé se depara com um sujeito muito charmoso na cidade, Bonitão. Onde naquela época dava em cima de toda mulher que lhe sentia vontade, onde também vivia se aproveitando da pobre Marli, e na conversa com Zé, acaba também, dando em cima de Rosa.
Ao amanhecer, Zé entra a igreja para finalizar a sua promessa e vai ao encontro do Padre explicar toda aquela situação. O Padre impede que Zé termine sua promessa ao saber que ela foi feita em um terreiro de Candomblé e sedo assim, Zé acaba não entrado na igreja. Sua mulher muito cansada acaba, pedindo para irem embora para casa, mas Zé não da ouvidos a ninguém, pois estava revoltado com a decisão do padre. em meio a toda essa confusão acaba se espalhando pela cidade.
Depois de muita teima e insistência, os membros da igreja tentam convencer Zé de refazer a promessa, sendo assim, era o único jeito que ele poderia entrar a igreja. Mas Zé ainda acaba não gostando muito da história e fica com mas raiva. Onde acaba obrigando a policia ter que leva-lo preso, e ai Zé vai tentar fazer de tudo para pagar a sua promessa, cabe a ler para saber se Zé paga ou não sua promessa.

comentários(0)comente



Neilma 30/07/2014

a promessa
É um libro que conta a historia de um homem que fez a promessa para um santo pedindo que seu melhor amigo melhorasse . Zé do burro como era chamado fez uma promessa para uma deusa que se seu burro melhorasse ele carregava uma cruz tão pesada quanto a de cristo e levaria ate a igreja da santa para quem foi feito a promessa , mas não foi tao fácil assim pagar a promessa pois ele tinha que carregar a cruz varias léguas a pé e quando chegou a tal igreja o padre não deixou ele entrar por diz que sua promessa não foi valida pois era uma macumba e não uma benção, e Zé só teria a segunda parte da promessa comprida se levasse a cruz para dentro da igreja. Esse fato trouxe muita polemica para a pequena cidade.
Mas seria que com tanto movimento ele conseguirá pagar a sua promessa
comentários(0)comente



AmadosLivros 05/03/2015

Resenha do Blog Amados Livros
Não deixe de conferir nossa opinião sobre este livro no nosso blog! E lá também tem muitos outros livros legais! Dê uma passadinha lá! ;D
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/01/livro-o-pagador-de-promessas.html
comentários(0)comente



Aline 02/04/2015

O Pagador de Promessas, (Ediouro,1959,p.97), livro de Dias Gomes (Salvador, 19 de outubro de 1922 — São Paulo, 18 de maio de 1999), foi um romancista, dramaturgo, autor de telenovelas e membro da Academia Brasileira de Letras. O livro conta a história de um homem que mora na roça e vai até a cidade para pagar uma promessa.
Depois de andar sete léguas com sua mulher Rosa, da roça até a cidade, Zé do Burro chega na igreja de Santa Bárbara, carregando uma cruz. Ele fez essa promessa por causa do seu burro Nicolau, que tinha sido ferido por um galho de árvore. Zé do Burro fez essa promessa em um terreiro de candomblé que, se o burro se curasse ele levaria a cruz até a igreja e dividiria o seu sítio com os trabalhadores . Na cidade ,sua mulher acaba se envolvendo com Bonitão.
O padre não o deixa de maneira nenhum entrar na igreja ,pois sua promessa foi feita em um terreiro de candomblé. Zé do Burro como é um pagador de promessa muito fiel não aceita isso de maneira nenhuma.
Zé do burro é um homem humilde, ingênuo e devoto.
Rosa é uma mulher é uma mulher jovem e bonita.
É um livro interessante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alesson0 16/05/2015

“O Pagador de Promessas” (editora: Tecnoprint S.A, 97 páginas, autor: Dias Gomes, edição 30, Rio de Janeiro) é uma encenação, que conta a história de Zé-do-Burro, um homem simples e humilde, que fez uma grande promessa por ter ocorrido um milagre ao seu burro. Dias Gomes nasceu em Salvador em 19 de outubro de 1922. Tem grande talento na área do teatro, o que lhe rendeu belíssimas obras: A Invasão; A Revolução dos Beatos, Odorico e O Bem-Amado. Ele é considerado, o dramaturgo mais conhecido no exterior. Tudo começa com uma longa caminhada de Zé-do-Burro e sua mulher Rosa. Tal caminhada, deve-se ao fator de uma promessa. Deveria carregar uma cruz tão pesada quanto a de Jesus. Deveria seguir de sua casa, na roça, até a igreja de Santa Bárbara. Depois de percorrerem 7 léguas (42 quilômetros aproximadamente), chegam ao tão esperado destino, pela madrugada. Mas encontram a igreja fechada. Sua mulher Rosa, estava insatisfeita com o que o marido fazia; um pagador de promessas. O homem tinha uma convicção muito forte, pois realmente queria cumprir o que lhe foi proposto.
De repente, descendo a ladeira, chega Bonitão. É um rapaz jovem e atraente. Ver o que está acontecendo perto da igreja, e vai logo oferecer ajudar. Mas o que Zé não sabia, era que toda a sociedade ficaria contra ou a favor de sua causa. Quando amanheceu, algumas pessoas como Minha Tia, Dede e Galego viram o pobre homem aos degraus da igreja. O que Zé realmente queria, era deixar a cruz dentro da igreja, mas para isso precisava da aprovação do Padre. Este por sua vez, abriu a porta e ouviu tudo o que o pagador de promessas tinha a dizer. Descobriu que o motivo de tudo, era simplesmente por um burro. Zé fez essa promessa, caso seu animal conseguisse escapar da morte. Além desse problema, ele fez a promessa a Iasan, orixá, que de acordo com os dogmas da Igreja, isso era ser herege. Mas que o homem pensava que Iasan era a mesma coisa que Santa Bárbara. Isso foi um absurdo, e o Padre orgulhoso, não aceitou a sua causa. O resto do drama, se desenvolve com essa intriga entre Zé e o Padre. Conseguimos analisar as características de cada um, e a crítica que cada um traz. Mostra a verdadeira natureza do ser humano, e o que ele é capaz de fazer, seja para ganhar dinheiro, ou seduzir alguém ou está interessado em alguma coisa importante. A convicção do Zé-do-Burro é muito bem ressaltada. Ele levava a sério as promessas e sempre as cumpriam. Essa não seria exceção. O teatro tem leitura fácil e dinâmica. Tem vários personagens com características únicas e especificas.
comentários(0)comente



Naty 03/06/2015

Interessante e divertido, mas nada muito promissor.
Esse livro conta a história de um homem que, para pagar uma promessa feita a uma santa, leva uma cruz de sua casa até a igreja e dividi sua fazenda com os vizinhos pobres. Mas é a parte de entrar com a cruz na igreja que não dá muito certo, pois como ele fez a promessa dele num terreiro, o padre diz que ele é usado pelo demônio e não o deixa entrar. Em meio a tudo isso, muitos outros personagens se envolvem na trama e acabam dando um ar irônico à história.
Esse livro é interessante para se entender o comportamento de muitos grupos conhecidos do nordeste baiano e apresenta um final bem intrigante, mas não é nada que eu considere muito interessante.
Como leiga, vejo esse livro como 3,5 estrelas, mas não quer dizer que não merece ser lido.
comentários(0)comente



286 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR