Desirée

Desirée Annemarie Selinko




Resenhas - Désirée


8 encontrados | exibindo 1 a 8


cintilante 12/10/2010

Em 1795, aos 17 anos, Bernardine Eugénie Désirée Clary ficou noiva de Napoleão Bonaparte, o mais jovem general do Exército francês. O noivado logo foi desfeito, mas por conta do casamento de sua irmã Julie com José Bonaparte, irmão mais velho de Napoleão, o futuro de Désirée permaneceu entrelaçado ao dele e é essa personagem que a autora Annemarie Selinko escolheu para nos contar a história do império napoleônico.

Désirée acabou se casando com Jean-Baptiste Bernadotte, um dos generais de Napoleão. O livro narra como aos poucos divergências ideológicas opuseram o casal Bernadotte e o imperador, ao mesmo tempo em que as guerras constantes e as milhares de vidas francesas perdidas foram minando o apoio popular ao governo bonapartista.

Em 1810, Bernadotte foi escolhido pelo parlamento sueco para herdar o trono da Suécia e Noruega após a morte do rei Karl XIII, que não tinha descendentes. Désirée, filha de um comerciante de tecidos de Marselha, tornou-se então rainha Desideria. Graças a essa trajetória extraordinária, Désirée lega a seu filho, o futuro rei Oscar I, os ideais da Revolução Francesa e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que aprendera com seu próprio pai.

O livro traça um painel tão rico e vivo quanto o quadro “A Coroação de Josefina” de Jacques-Louis David e é, na minha opinião, é um dos melhores e mais completos entre os milhares escritos sobre Napoleão.
comentários(0)comente



Nivia.Oliveira 20/04/2024

Neste romance histórico sobre Désirée Clary, o primeiro amor de Napoleão Bonaparte, encontrei uma mulher corajosa, que não queria ser rainha da Suécia por amor à França, que reconheceu o lado bom e ruim da posição social em que estava e sem deslumbres soube aproveitar o melhor lado da vida.
O livro conta interessantes passagens da História da França, como a origem da Marselhesa (Hino Nacional Francês); a memorização do texto dos Direitos do Homem da Revolução Francesa repetido pelo seu pai; as dores da guerra de milhares de crianças sob morteiros; o bordel de Madame Tallien; a coroação de Napoleão e Josefina num ângulo diferente da pintura de David; e é claro, Paris: “magnifica mesmo quando chove.”

Entrelinhas, acompanhamos as “chispas amarelas dos olhos” do Imperador e sua inteligência estratégica pela França, por Josefina e Maria Luisa da Austria. Enquanto com Desirée é ela que dá as cartas e sem romantismos, se tornou a rival vitoriosa.


site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/
comentários(0)comente



Ariadna 23/12/2009

Simplesmente maravilhoso! Especialmente a primeira parte, antes da heroína casar.
comentários(0)comente



Lara 04/03/2010

romance histórico
é muito bom, ajuda muito na escola pra quem está estudando napoleão. consegui impressionar meu professor com algumas coisas que tinha nele. apesar de dar uma esticadinha, procura ser o mais verídico possível. apesar da linguagem um pouco densa, vale muito a pena. detalhe que eu gostei mais do jean baptise que do napoleão, mas abafa ;x
comentários(0)comente

Patricia Baia 20/09/2010minha estante
Lara, somos duas! Apesar de amar o conteúdo integral, gostei mais do Bernadotte! General excelente!




Yussif 16/05/2012

Romance histórico sobre a vida de Bernardine Eugénie Désirée Clary, que foi o primeiro e grande amor do imperador francês Napoleão Bonaparte. Os acontecimentos se passam durante a Revolução Francesa, da ascenção de Robespierre até a queda e morte de Napoleão.
comentários(0)comente



Luciana 28/05/2014

Romance histórico-biográfico sobre a vida de Desirée o primeiro amor de Napoleão Bonaparte. Casou-se com marechal do exército francês Jean-Baptiste Bernadotte que tornou-se mais tarde Rei da Suécia. Descrição vívida dos acontecimentos da época, pelo olhar feminino. Me marcou pois o li na adolescência, época de fantasias e sonhos :)
comentários(0)comente



Nilson 05/07/2018

Incrivel
Um dos melhores livros que li. Em forma de diário a história é narrada de forma encantadora, simples objetiva e emocionante. Lendo você entra no túnel do tempo, se envolve de tal maneira que fica difícil parar a leitura...o nepotismo de Napoleao e sua ambição pelo poder me impressionaram...
comentários(0)comente



Yentl 25/05/2023

A Fantástica história da cidadã Clary
Confesso que tive dificuldades para engatar a leitura. Insisti muito por ser o livro preferido de um dos meus melhores amigos. Nenhuma indicação do Macri é ruim, então segui firme. O livro conseguiu minha atenção lá pela página 100 e, considerando que a edição é antiga, as letras são pequenas e a linguagem um pouco arcaica, 100 páginas neste livro valem pelo menos 300 em um livro atual. Enfim, quando finalmente engatei a leitura, me apaixonei pela forma como Desiree narrou sua incrível história de amor pela França, pela república, por sua família e, principalmente, pelos seus ideais.
Foi muito interessante revisitar a história de Napoleão tantos anos depois de estudá-la no ensino médio. Confesso que não tinha essa percepção do Imperador que tenho agora. Ver a história por outros ângulos é fundamental. Talvez se eu tivesse lido este livro no ensino médio teria entendido melhor os porquês de tantas guerras que a França entrou na era napoleônica, e talvez não tivesse sentido tanta pena de Napoleão pelo exílio como senti na época.
Que loucura isso tudo, e é incrível como a história se repete, não é mesmo?
As mudanças devem ser realizadas na medida certa, ou corre-se o risco de que tudo lhe seja em vão.
Indico muito a leitura!!!
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR