Aventuras na História Nº 114 (Janeiro de 2013)

Aventuras na História Nº 114 (Janeiro de 2013) Editora Abril



Resenhas - Aventuras na história 114


1 encontrados | exibindo 1 a 1


R...... 03/10/2021

Janeiro de 2013
"O jogo da morte"
De vez em quando a revista traz histórias curiosas no mundo esportivo, como a trégua entre alemães e ingleses no Natal de 1914, onde bateram até uma bolinha, e a dessa edição, também no mundo futebolístico, em que alemães e ucranianos disputaram jogo pra lá de tenso em plena segunda guerra (1941). A tensão se deu porque os alemães tinham subjugado a Ucrania e os soldados resolveram disputar uma partida, com juiz cego para suas inúmeras infrações e, segundo o texto, com ameaça de morte para os adversários caso ganhassem. Mano, os ucranianos jogaram muito, com brio pessoal, e ganharam de virada por 5 a 3. Aí então.... Quem quiser saber que busque.

"Vida em concreto"
Reportagem de dez páginas sobre Oscar Niemeyer, com um pouco de sua biografia (segundo o texto, teve ancestrais que chegaram junto com D. João VI) e, obviamente, ilustrações de famosas obras. Foi homenagem ao ilustre brasileiro falecido no mês anterior (dezembro de 2012). Merecia capa, né!
O texto me fez pensar na subjetividade das impressões sobre a arte, pois está expresso lá que a de Niemeyer é afirmativa e hedonista. Afirmativa entendi, com identidade única, agora hedonista... Oche! Refere-se a conceito de liberdade, desapegado de padrões usuais, valorizando formas, como as curvas, seja da mulher admirada ou os meandros de um rio (também está escrito no texto). Seja como for, não me instiga a percepção de hedonismo, mas de algo celestial. A arte de Niemeyer não me parece de visceralidade carnal.
É a tal da subjetividade em devaneios....

"Vikings na América"
Teriam chegado, e acredito, cerca de 5 séculos antes de Colombo, com os últimos se retirando, segundo o texto, 50 anos antes das caravelas.
Ao que parece, eram tão centrados em si que isso se tornou desfavorável. A reportagem me fez pensar na importância da "globalização dos fatos históricos" e de alianças, o que foi descaso para os nórdicos em sua cultrura fechada. Mais um devaneio, estúpido ou não....

Resenha nos idos de superação na pandemia...
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1