nathsql 21/02/2023
Misto de sentimentos, definitivamente um livro intenso
Apesar de muitos elementos desse livro serem fictícios, inclusive a própria relação entre Breuer e Nietzsche, nota-se que é uma história bem verídica em termos Nietzscherianos, e é este exatamente o problema e a salvação do livro.
Nietzsche é insuportável, isso não é novidade. Como um pássaro curioso e desconhecido, que vislumbramos suas penas e admiramos seu canto, até este começar a desafinar e irritar quem escuta.
Em dado momento, tanto Breuer, com suas preocupações que apenas um homem privilegiado teria, como o próprio Nietzsche, com suas convicções exageradas, seu niilismo e sua misoginia, começaram a me irritar profundamente. Confesso que só continuei lendo por conta das análises pré psicanalíticas, que é justamente minha coisa favorita no livro.
Enfim, uma leitura cansativa, mas bem divertida. Bônus pro jovem freud, descrito no livro como ainda bem inocente. E é claro, bônus para a inigualável Lou Salomé, que graças a esse livro, fui buscas saber mais dela, e também sobre a famosa Bertha! Adoro mulheres que perturbam homens poderosos