Lylyzinha 08/05/2022
Comecei a ler esse livro pq minha mae gosta do assunto e estuda sobre isso, e foi indicado esse livro. Decidi começar, pq tbm tenho interesse em estudar algo relacionado com psicologia, então a gente sempre comenta das temáticas q ela estuda, vemos filmes q sao indicados sobre o assunto, juntas e tal. Entao, foi por esse motivo, vi uma chance de eu tentar, por contra própria, ter uma ideia sobre psicanálise, por exemplo, por mais q nao seja EXATAMENTE o foco do livro, uma ideia do q poderei encontrarar futuramente e etc....
Foi uma experiência mto interessante, eu optei por ler um capitulo por dia, pq os capitulos sao longos, tem em media 40 minutos de duração, e, por ser um livro de "estudo" digamos assim, acho q eu poderia absorver melhor dessa forma, lendo parte por parte, devagar e calma. E deu certo ! O q eu mais percebi e aprendi assim, foi a visão da sociedade, sobre alguns assuntos, q era comum na época, como por exemplo, qndo o Breuer conversa com o Freud sobre um paciente (nao vou falar com mto clareza, pq pode ser um spoiler) e o Freud chega a ideia de q a causa pode ser o estresse. Citei esse exemplo, pq a forma como eles falaram sobre isso, foi como se eles nunca, jamais na vida, tivessem levado em consideração esse aspecto, sendo q, hj, a maior parte dos nossos problemas, pode ser referente ao estresse em alto nivel. Entao, foi interessante ver a visão da época sobre esses aspectos pessoais q antes, nao era tao focado, e a visão sobre a vida em si q é o discutido no livro.
Gostei mto da escrita tbm, achei simples e fluida o q ajudou bastante. Mas, o q me impede de dar uma nota mais alta, foi o fato de que, nao sei se eu ja estava mesmo me cansando do livro, mas o ritmo dos ultimos capitulos achei extremamente arrastado e chato, o q atrapalhou bastante pq bateu aquela preguiça danada, coisa q eu nao tinha sentido antes, pq estava em um ritmo super bom, mas nos ultimos 3 ou 4 capitulos, pra mim, foi bem lutado pra acabar, fora q dei uma pausa de 3 dias, entao pra voltar, foi difícil. E tbm, o fato de como foi solucionado a questao do Nietzsche, e de sua doença, achei q foi mto facil. Levando em consideração q ele tbm divide o protagonismo, achei ruim o fato de ter deixado as questões dele pra serem resolvidas em exatas 40 paginas. Entao, tbm acho q o livro se perdeu um pouquinho.
Fora isso, eu diria q o livro foi aquele meme da Isabela Boscov : "que experiência ao mesmo tempo, fascinante, viajante e avassaladora" pq é literalmente isso KKKKKKK. O livro rende bastante reflexões e passagens importantes, tipo aquelas "frases de efeito" mas q caem super bem no contexto de tudo. Meu plano é guardar ele, e reler qndo eu for adulta pra entender mto melhor e fazer uma análise q nao seja de uma garota de 16 anos kkk?