Books of Julia 04/09/2023
Passei raiva mas valeu a pena
Sofia voltou para o século 19 para ter o seu "felizes para sempre" com Ian Clarke, mas as coisas não saem como ela esperava. Ela até tenta mas é muito difícil se adaptar a uma época e todos os costumes dela quando você nasceu duzentos anos a frente e o fato de Ian hospedar a sua tia distante ( tipo de parente que ninguém quer por perto) não ajuda pois ela humilha Sofia a todo momento, maltrata os empregados e planeja o casamento de Elisa com seu filho ( Eles são primos, só eu que vejo a gravidade disso? Ainda bem que hoje em dia as coisas são diferentes.) Mas tudo começa a desandar de verdade quando as ideias dela e de Ian começam se opor ( como os dois vem de mundos totalmente diferentes, já imaginávamos que isso ia acontecer) e eles começam a esconder coisas um do outro, mesmo que as intenções sejam boas, sabemos as consequências de mentiras. E agora? Será que Sofia está prestes a perder o amor de sua vida ?
SPOILER: Confesso que eu quase abandonei o livro por causa de algumas atitudes da protagonista,entendo que estava sendo muito difícil para ela mas o Ian faz de tudo por ela, se esforça ao máximo para entender o que ela pensa e os seus desejos e no primeiro momento que ele discorda dela é motivo para uma briga! Ela fala de direitos iguais mas a única pessoa que cede é o Ian, Sofia nem se esforça para entendê-lo e vive tirando conclusões precipitadas. Gente, por favor, aprendam a conversarde verdade, falar o que sentem poxa!
? Ainda bem que eu não abandonei, apesar de tudo o que eu disse, gostei bastante da leitura. Me envolvi demais com os acontecimentos e com os personagens, me preocupei com eles como se tivesse lendo pela primeira vez, ri horrores, fiquei com o coração quentinho em algumas cenas, morrendo de raiva em outras e com medo de tudo dar errado em muitas.
? Tenho uma relação conflitante com a protagonista, Sofia, por mais que eu não goste muito dela, detesto vê-la sofrer. Ian Clarke é o meu mocinho protegido,amo como ele trata a Sofia como uma princesa acredito que ele seja o homem mais apaixonado que eu já li. Madalena e Gomes são um dos pontos altos da história para mim, me divirto muito com eles. Como foi bom ver a Teodora de cabelo bagunçado e..corando? Quem diria! Lucas você é um fofo mas seja mais direto, a Elisa não é vidente e se depender da tia Cassandra você perde ela para o Senhor Clarke solteiro.
? Queria fazer um adendo a Elisa, ela tem a minha idade mas também parece ser minha irmã caçula. Quando penso nela, percebo a minha mente moderna de século 21. Elisa é madura para idade dela, mas tem uma doçura e uma inocência de adolescente do século 19 ( não que eu conheça alguma, mas gosto de pensar que era parecida com ela. Eu crio laços fortes com alguns personagens, foi o caso da Elisa, como eu queria conversar com ela, aconselhá-la sobre a vida e vê-la sorrir com suas cozinhas e seus olhos cor de mar ( acho que a Sofia pode fazer isso no meu lugar).
? O plot desse livro é maravilhoso sério e a autora traz um acontecimento muito marcante da época.