Luh 20/01/2013A série continua com um pouco de ação, muito romance e novos mistérios!Resenha retirada do blog Fome de Livros. Para ver em formatação original: http://blog.fomedelivros.com.br/2012/08/resenha-van-alen-legacy.html
A Trama: Mais de um ano se passa entre Revelações e O Legado dos Van Alen, mas a autora faz seu "resuminho" de sempre para situar o leitor naquele momento da história. O mais interessante é que, em um ano, não aconteceu quase nada. Vou admitir que eu gostei muito de Revelações, mas o 4º livro da série não atendeu minhas expectativas. Com muita enrolação (o livro tem 100 páginas a mais que o anterior), romances mornos e protagonistas indecisas e incoerentes, O Legado dos Van Alen peca em qualidade e acaba se tornando um pouco decepcionante.
O lado bom da história é que ela serve basicamente como um "fim" para diversas partes da trama que vinham sendo construídas desde O Baile de Máscaras. Este livro responde diversas perguntas sobre a história e é só nas últimas páginas que somos introduzidos à nova "fase" da trama, o que me deixou feliz pois foi o livro que escolhi para dar uma pausa na série.
Agora que terminei os quatro livros posso afirmar que Blue Bloods é uma série muito divertida, mas está longe de ser uma de minhas prediletas.
Os Protagonistas: É neste livro que a autora adota de vez o ponto de vista de três personagens diferentes, Schuyler, Mimi e Bliss, alternando a protagonista a cada capítulo. Schuyler começa a mostrar seu lado mais carente e não evolui muito, infelizmente. Mimi e Bliss, por outro lado, se mostram personagens sólidas e melhoram um pouquinho com cada acontecimento marcante.
Os Personagens Secundários: Os homens ganham destaque no 4º volume da série, que mostra muito mais de Jack, Oliver e Martin. Martin e Oliver se tornaram meus personagens prediletos neste livro, apesar de serem completamente opostos! Martin me ganhou com sua determinação e seu jeito divertido, enquanto Oliver conquistou-me com sua lealdade e personalidade carinhosa.
Capa, Diagramação e Escrita: Eu não achei a capa muito legal. Entendo que ela mostra uma parte muito importante do livro e segue o padrão das outras capas, mas não consigo gostar da modelo utilizada. O melhor de O Legado dos Van Alen é que não há mais nenhuma referência a moda e o livro se distanciou muito do estilo "Gossip Girl" (será que os fãs reclamaram e a autora os ouviu?) e a nova perspectiva, utilizando três pontos de vista diferentes, deu um ar fresco à trama.
Concluindo: A série continua sendo boa mas este livro tinha o potencial para ser muito melhor. No geral, me decepcionei.