Terra sonâmbula

Terra sonâmbula Mia Couto




Resenhas - Terra Sonâmbula


700 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


giovana 28/09/2022

?não é o destino que conta mas o caminho.?
uma história que traz reflexões sobre o nosso presente. o livro é cheio de passagens que te fazem pensar e questionar não só o ?você? como indivíduo, como também o ?você? na visão de uma sociedade.

apesar da linguagem ser bem complexa e gerar um pouco de confusão devido à presença de vários personagens, a leitura em um geral foi bem interessante. definitivamente esse foi o meu preferido de todos os livros da fuvest que li até o momento!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabrilha 25/09/2022

Terra Sonâmbula
Muito bom o livro, embora histórias com dois eixos narrativos não façam muito o meu estilo. Mia Couto conduziu com muita esperteza as histórias de Muidinga e Thaiur e Kindizu e Farida.
comentários(0)comente



trang 23/09/2022

To lendo só por causa do vestibular, mas é até legal mas prefiro outras obras do fuvest. Mas é legal ver e as vezes é bem depressivo
comentários(0)comente



Becca 23/09/2022

Muito ruim
Sinceramente eu achei bem ruim, livro de maconheiro e noia, li obrigada por causa da dona fuvest.
Tudo horrível, você não sabe o que é ou não real e a linguagem ainda me irritou, jamais leria esse livro por conta própria, não faz meu estilo nem é minha praia
comentários(0)comente



Biah Sampaio 23/09/2022

Bom
Me surpreendeu muito, esperava que a leitura fosse ser bem difícil, por ser um livro totalmente fora da minha zona de conforto, mas consegui ler até que rápido.
O livro me surpreendeu muito, não esperava esse final
comentários(0)comente



Aninha 22/09/2022

Maravilhoso
É um ótimo livro para entender o contexto histórico de Moçambique e a cultura do local. A história é envolvente e os personagens são muito interessantes e bem trabalhados. Apesar da linguagem ser um pouco complicada, por conta do dialeto do país, a leitura é bem fluida. Amei demais!
comentários(0)comente



Ludmila 24/08/2022

Uma ótima história, contada de um jeito diferente: um livro dentro de um livro. Uma unica ressalva para quem for ler é que o português não é do Brasil, então, algumas palavras causam um pouco de confusão.
comentários(0)comente



Robert 30/08/2022

Livro Poético
Primeiro contato com Mia Couto, e logo de início é possível notar a escrita com uma característica poética, parece que cada frase do livro foi escrita em forma de poema, o que trás a todo momento questões filosóficas e reflexivas sobre a guerra, morte, relações sociais(em meio a guerra), preconceito, dentre outros temas.

A edição da companhia das letras parece ter alguns erros, mas nada que consiga atrapalhar a leitura.

Recomendo e até pretendo reler em um futuro próximo. Esse é um dos livros que aparenta mostrar algo novo cada vez que vc retorna ao seu mundo.
comentários(0)comente



Marcela 29/08/2022

Um livro que difere do meu estilo mas que valeu a pena!
É uma leitura excelente, não há dúvidas que Mia Couto é um grande mestre da língua portuguesa e faz uso das expressões, construções e impressões linguísticas com maestria!
Há muitos elementos fantásticos na narrativa mesmo sendo num contexto de mundo real. Isso particularmente não me agradou, mas houve momentos em que eu compreendi a necessidade daquela superstição, crendice e mágica, as vezes para expressar o que as palavras não alcançam, mostrar uma metáfora.
Eu peguei uma edição com capa aveludada muito agradável ao toque e um glossário no fim para as palavras moçambicanas (como machamba, machimbombo....) e isso foi um grande facilitador, recomendo muito.
A história por si só é muito interessante, talvez se eu tivesse mais tempo no meu cotidiano e menos obrigação de ler para vestibular eu teria aproveitado mais os personagens incríveis e os diálogos que dão vontade de acreditar novamente no mundo (alô, Surendra? Kk)

Alguns avisos quanto ao conteúdo:
*Há cenas de estupro (mas sem descrições gráficas, quase como contando que ocorreu) vitimando uma garota e também um garoto, mas cabe ao leitor como interpretar as situações deste último ( para mim, como todo tipo de violação sexual do corpo alheio mediante violência ou ameaça é estupro, é o que ocorre no livro), no entanto estou certa que muitos não concordariam comigo.
**Há cenas que, embora consensuais, possam ser moralmente incômodas mas são poucas e particularmente tão naturalizadas que uma leitura desatenta poderia nem perceber
comentários(0)comente



Mari 28/08/2022

Mt interessante
Comecei a ler apenas por causa do vestibular da Fuvest mas achei a história muito intrigante. Infelizmente só não curti mais pq é uma leitura m
Muito cansativa e que eu não estou muito acostumada
comentários(0)comente



babi 27/08/2022

Um conto mágico
E mais um livro da Fuvest que agradeço por ter a oportunidade de ler. Foi uma experiência incrível de ler uma história ambientada em Moçambique. Foi como entrar em um outro mundo.
Ler cada história mágica moçambicana foi conhecer uma nova parte do mundo de uma cultura mundialmente marginalizada.
comentários(0)comente



JAlia 23/08/2022

Comecei a ler esse livro por causa de um vestibular, porém eu consegui ler o livro de forma espontânea. Confesso que no início eu não tava entendendo muito bem o que estava acontecendo, mas a história se desenrola de uma forma tão interessante, que eu li com mais vontade. Recomendo pra quem gosta de histórias críticas.
comentários(0)comente



Marina 21/08/2022

Foi o primeiro - e por enquanto único - livro que li do Mia Couto e não sei se estava com muita expectativa, mas não consegui me prender a história. Achei complicado entender o português moçambicano (e só descobri o glossário no final da leitura), não achei que a história fluiu. Acho que preciso tentar de novo para tirar essa impressão.
comentários(0)comente



aninha415 21/08/2022

de sonâmbulo, esse livro não tem nada!
Acabei de finalizar o livro e, meu deus, que surpresa.
Meu primeiro contato com a literatura moçambicana e eu imaginava algo MUITO destoante disso. Comecei o livro sem muita pretensão, mas após algumas páginas eu já estava presa na história!
O livro, escrito em português, é do autor Mia Couto (que pasmem, é homem e é branco) e se passa após a guerra civil de Moçambique, sendo esta um dos temas principais. Apesar de ser um livro realista, ele tem MUITOS elementos de fantasia e surrealismo, aí me ganhou de vez. O livro é super fácil de ler e tem uns simbolismos muito legais ao longo da história, gostei bastante do final (até chorei um pouquinho :')) acho que minha única crítica é ao ponto a partir da metade do livro em que a narrativa ficou um pouco arrastada e alguns neologismos do autor que eu fiquei tipo ??? akkskskaak mas posso afirmar com certeza de que é um livro ótimo e vale MUITO a pena ler!
comentários(0)comente



700 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |