A República

A República Platão
Platão
Cícero
Cícero




Resenhas - A República


181 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


Ju 08/02/2021

Achei que o caminho traçado para se chegar até o que seria, afinal, a justiça e o homem justo, bem interessante, porém, confesso que algumas partes para mim foram profundas demais, a ponto de precisar ler e reler várias vezes alguns trechos até conseguir entender, ou até perder a paciência mesmo e ignorar o que não deu pra entender. Fundamental gostar ou, pelo menos, ter um certo nível de conhecimento de filosofia para seguir pleno com a leitura.
comentários(0)comente



Leonardo.Broinizi 01/02/2021

Essencial.
Um dos livros mais importantes da história, A República trata de temas que a humanidade ainda debate, ou seja, o livro ainda nos têm coisas a dizer.

Indico a todos que gostem de refletir sobre as bases do pensamento filosófico ocidental, a todos que queiram refletir sobre a vida em sociedade.

Obs.: Apesar de não ser um livro tão complicado de se ler, indico a leitura de algum livro introdutório, ou a pesquisabb de textos ou vídeos de especialistas, pra aproveitar melhor a leitura. No meu caso, estou lendo "Uma Introdução à República de Platão", de Giovanni Casertano (que será minha próxima resenha), além de vídeos no YouTube.
comentários(0)comente



RodrigoRdeCarvalho 25/01/2021

Podcast de Filosofia sobre o Livro
A iniciativa nasce com cinco amigos se unindo para fornecer, aos alunos de graduação das humanidades e entusiastas da filosofia em geral, uma ferramenta que contribua com a leitura de obras clássicas.

Nosso objetivo é fomentar a leitura das obras, bem como fornecer as chaves de leitura, facilitando assim seu entendimento.

Apresentaremos uma obra a cada episódio, reunindo os elementos que possam facilitar sua compreensão, tais como contexto, influências, estrutura, ideias centrais, comentadores e críticos.

site: https://simposiodasluzes.wordpress.com/a-republica/
comentários(0)comente



Vic 15/01/2021

Agora eu entendo os gregos
As vezes da vontade de dar um soco na cara de Sócrates pq ele é muito chato
comentários(0)comente



Amanda 12/01/2021

Esse não é o A República de Platão
Na forma de diálogos, o autor faz uma análise sobre as formas de governo. Me chamou atenção uma passagem sobre equidade entre homens e mulheres, cidadãos e escravos porque ele reconhecia a desigualdade existente entre eles sem criar nenhuma justificativa estapafúrdia para isso...
comentários(0)comente



Clara 25/12/2020

Sendo bem sincera, caso queira ler este livro arrume marcadores de textos e se possível faça anotações, pois é um livro no qual algumas coisas são explicadas e fazem completo sentindo atualmente no contexto político e social. Já que certas explicações são aplicadas até atualmente este livro é um belo exemplo de obra que se manteve contemporânea.
comentários(0)comente



Fraoliveira180 18/12/2020

O corpo do homem é corruptível, mas sua alma é perene!
Platão em Sua obra, mostra em uma conversa aparentemente sem muito propósito uma quantidade exorbitante de ideias de cunho filosófico político religioso moral, E ainda sim e muito forte presente no texto voltadas para o meio espiritual ou para a alma do ser humano.
O texto se inicia com Sócrates conversando com Glauco, e com algumas " tiradas " de Trasímaco. No entanto isso não difere em nada, e ainda acrescenta para o enriquecimento do texto em seus diversos sentidos pois eles conversam e tratam a respeito da formação de uma república perfeita discutindo entre governantes, o homem injusto e a vivência e a relação entre as mulheres e filhos com o Estado governante.
Renato 19/12/2020minha estante
Pela resenha é possível perceber que você assimilou o espírito da obra. Nem todas as leituras são fáceis e compreensíveis, mas mesmo em meio ao caos é possível colher algo proveitoso.


Fraoliveira180 19/12/2020minha estante
Deveras pondero seu ponto de vista, oh meu nobre amigo!




BibliotecadoDavi 18/11/2020

Não deve ser considerado um abandono, é apenas uma pausa
É um livro muito importante, com grandes ensinamentos. Porém, muito denso. Por causa de uma semana cheia de atividades acabei me atrasando na leitura. E eu senti que não estava aproveitando ao máximo tudo que este livro podia me oferecer. Para o bem do meu aprendizado, resolvi dar uma pausa, e depois, quando tudo estiver mais calmo eu poder aproveitar tudo o que esse livro me oferece.
comentários(0)comente



Enzo.Baleeiro 12/11/2020

Esse é um livro tão clássico que o melhor que poderei fazer aqui é contar minhas impressões sobre a obra. Começando pela tradução, mesmo sendo do inglês, comparei com uma do grego e não vi ser tão diferente. A linguagem nesse livro é bem fluida, evitando debates como a tradução da palavra mímesis.
Esse livro para mim ficou mais evidente as ideias de Platão ( sua Ontologia, sua dialética, o devir...). Foi um livro praserozo pelo simples fato de conheçer as ideias. Algo que me surpriendeu também, era que Sócrates mesmo defendendo a inferioridade das mulheres (sem passar pano aqui), ele defendia a relevância e igualdade em funções dentro da sociedade, diferente de outros pensadores e de sua própria época.
Ótimo livro, com vários temas, e uma leitura bem fluida em diálogos.
Gabriel_Oliveira 29/01/2021minha estante
Quando li a parte da inferioridade das mulheres me deu a impressão que em todo momento ele falava apensas da inferioridade física e não da mental. Tanto que em todas as atividades administrativas e cognitivas ele defendeu a igual participação delas




fKempf 10/11/2020

Filosofia Clássica
Impresionante como um livro datado de tão longo tempo seja tão atual e discuta diversos temas importantes tanto em nível pessoal quanto coletivo.
Fogaça 04/12/2020minha estante
Comecei a ler a pouco e isso tem me impressionado também, assim a profundidade, me faz pensar o quão raso sou em meus pensamentos.




Rafael 01/11/2020

UM MUST READ
Aprendi que o Sócrates foi o maior filósofo ocidental e que filosofia se aprende na base da repetição , somente lendo e relendo você aprende alguma coisa .
comentários(0)comente



Nícolas 26/10/2020

Mais de 2 mil anos se passaram e segue sendo essencial.
Se você vai ler esse livro, provavelmente já está acostumado com Platão e com os discursos socráticos. Se não, comece por um menorzinho ou você corre o risco da não conseguir seguir a leitura.

O livro é denso e contém uma profunda discussão da natureza da justiça, da ética e das formas de governo.

Neste livro eu senti o sabor de "Utopia" de Thomas More, "A Riqueza das Nações" de Adam Smith, "Do contrato social" de Russeau, "1984" de George Orwell entre outras grandes obras.

O ponto que mais me intrigou foi a descrição de como o herói do povo que se levanta para combater as injustiças se transforma em um tirano. Semelhanças com as ditaduras mais famosas não são meras coincidências.

Que mais dizer desta obra? Alegoria da caverna? Anel de Giges? Discussões sobre o que é a realidade? Este livro é uma dádiva para todos os que gostam de filosofia.
comentários(0)comente



Sammy 10/08/2020

Sócrates né
Muito interessante ver pela primeira vez o método socrático em ação, além da apresentação do mito da caverna de Platão.
Em geral ótimo.
comentários(0)comente



Tatics 20/07/2020

Importante saber antes de ler
Caso você não tenha o costume de ler livros relacionados à filosofia, sempre é legal pesquisar um pouco melhor antes, para entender sobre o objetivo da obra e a história do autor. Não é algo que sempre vai ser divertido ler e em alguns momentos o diálogo é um pouco pesado. Mas apesar disso vale muito a leitura e o conhecimento! Platão tem como seu personagem principal Sócrates que abre uma discussão sobre o que é justo ou não. A narrativa se desenvolve em torno desse tema e questiona se o homem justo é bom em sua essência e se tem mais vantagens em cima do homem injusto. Para explicar melhor ele monta uma sociedade modelo e considera questões éticas, políticas, jurídicas etc. que envolvem um sociedade e seus cidadãos. O interessante além do desenvolvimento dos diálogos é que Sócrates considera que o cidadão é semelhante à sociedade que vive e vice versa, logo se os cidadãos de uma sociedade forem bons, éticos e justos, a cidade também será, assim como suas leis, sua educação e a forma em que é estruturada.
comentários(0)comente



181 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR