A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas




Resenhas - A Dama das Camélias


423 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Erica.Barone 25/12/2023

Romance romântico de leitura simples e agradável. Uma obra marcante, que se opôs abertamente ao preconceito, narrando uma história de amor entre uma cortesã e um jovem de classe média. Imagino o quanto foi polemizada na sua publicação.
comentários(0)comente



@Estantedelivrosdamylla 26/12/2023

Amor trágico
A dama das camélias sempre foi um romance que tive curiosidade em ler, e esse desejo foi em razão do autor ser Dumas filho, além da história ser um clássico extremamente conhecido e reproduzido.

Desde o início eu me encantei com a escrita do autor, adorei as referências literárias que eu já conhecia (como é o caso de Manon Lescaut), e a história não me decepcionou.

Como um belo romance dramático, A dama das camélias traz a história de Margerite e Armand, uma cortesã e um jovem provinciano de família estável, porém simples. Esse amor se dá de uma maneira rápida e muito intensa.

Em razão dos valores morais da época, essa aproximação não seria vista como aceitável, já que as regras sociais da época não permitiam que um homem "de bem" se envolvesse por amor com uma cortesã, mas apenas de maneira carnal (quanta hipocrisia, não é?).

Adorei o fato do autor criticar a sociedade parisiense e seus luxos e hipocrisias, discorrer sobre a vida das cortesãs e principalmente trazer à tona questões como amizade e amor verdadeiros.

Enfim, diante de tudo isso, posso dizer que gostei da obra, e que, apesar de Armand ser mt infantil, e os acontecimentos serem um tanto previsíveis, eu recomendo bastante pela escrita do autor.
comentários(0)comente



Morienti 27/12/2023

É melhor ter amado e perdido do que nunca ter amado.
Arrebatadora em emoções, épica em seu conto e íntima na narração, não poderíamos esperar menos do filho de Alexandre Dumas.

A estória conta o desenlaço entre Marguerite e Armand.
Divididos pela barreira social, ela, como uma cortesã e ele, como um jovem burguês que deve prezar pela reputação de sua família, se envolvem em um tumultuado e errôneo relacionamento.

Com dolorosos rompimentos e esforços calorosos para reatar, essa ultrarromântica história pode ser categorizada mais como uma tragédia do que como romance. Relações deturpadas, desencontros e sofrimentos é o que o livro vende como o percalço natural do amor.

"É melhor ter amado e perdido do que nunca ter amado."
"Não sou nem rico o suficiente para amá-la como eu gostaria, nem pobre o suficiente para amá-la como você gostaria."
comentários(0)comente



Ingrid 25/02/2024

A dama das camelias
É um livro boa mais não é do meu estilo de leitura, é um livro de época muito dramoso não sei se gostei ou odiei por isso dei 2 e é um livro que ela se modela muito.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 06/02/2024

Publicado em 1848, a dama das camélias ao lado de romeu e julieta , de shakespeare é provavelmente , uma das mais sensíveis histórias de amor da literatura .A obra que consagrou Alexandre Dumas Filho como grande escritor apresenta traços do romantismo ao abordar a temática da elevação da alma pelo amor , e também do realismo , ao descrever os costumes de uma época .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788574921600
comentários(0)comente



Marília 13/02/2024

Há um bom tempo que queria ler este livro por causa da fama. Gostei bastante, apesar de ser bem triste mesmo não sendo moralista.
comentários(0)comente



Yeda.Jesus 13/02/2024

Simplesmente incrível
Essa história despertou em mim alguma coisa que ainda não entendi mas sei que logo decubrirei, esse livro me levou a muitas reflexões que sei que levarei para o resto da vida, foram palavras que me renderão muitas especulações pessoais quanto a vida e ao meu caráter, acho que esse livro leva agente a um nível de amadurecimento que talvez só teríamos no final da vida, o incrível foi como ele mecheu com migo, como me fez sofrer junto, odiar junto e derramar lágrimas junto.
Simplesmente incrível.??
comentários(0)comente



Vanessa1073 19/02/2024

Essa é uma daquelas obras que todos deveriam ler, tanto para entender o contexto da época, quanto pelas discussões que são feitas ao longo dos diálogos.

É interessante ver o desenvolvimento da relação da protagonista com seu interesse amoroso, enquanto as demais pessoas nem a consideram como um ser humano que também possui sentimentos e desejos "dignos".

O desfecho foi como eu esperava, um ar de romantismo que resolvia certas questões sociais dessa forma, quase como se, assim, tudo de indigno que aconteceu fosse purificado e perdoado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



maria.bolfe 16/03/2024

Começando pelo fato de que eu não gosto muito de livros ?de época? me surpreendi porque gostei bastante. Foi uma leitura bem fluida.
É um livro interessante, com alguns pontos de emoção muito legais, me diverti lendo e foi uma leitura confortável e muito gostosa.
Como não é muito o meu estilo de leitura, senti um pouco de dificuldade no começo, mas logo me adaptei.
comentários(0)comente



70srock 02/04/2024

"Mas, fosse uma regra, não valeria a pena escrevê-la."
Não estava com muito ânimo para ler pois minha iniciativa foi para fazer um trabalho escolar, mas me surpreendi! A história cativa o leitor de tal forma que ficamos ansiosos pelo final para descobrir a verdade que Marguerite tanto escondia. A leitura é fácil e a narrativa flui bem. Gostei bastante do livro, com certeza indicaria para alguém.
comentários(0)comente



Idayane.Ferreira 30/03/2024

Uma cortesã francesa?
Este livro do Alexandre Dumas Filho me fez refletir muito sobre a hiprocrisia da sociedade em relação as cortesãs? A vida da Marguerite é trágica do início ao fim - ainda que ela tenha vivenciado o amor verdadeiro do jovem Armand Duval, que tenha aproveitado dos luxos proporcionados pelos amantes ricos, sua condição de prostituta marca toda a sua vida ao ponto de ela ter sido convencida pelo pai do jovem que a relação dos dois destruirá o futuro do rapaz e optar por desistir do amado.
comentários(0)comente



Julia.Martins 04/02/2024

Gostei bastante da história, narrativa fluida e trama envolvente. Trata-se de história de amor trágica que deixa como pano de fundo os valores da sociedade burguesa francesa. Penso que Armand é a representação do amante burguês e Margarite Guatier representa a antiga ordem, o Ancien Régime que precisa ser extirpada daquela sociedade. Não é toa que ela representa o que há de mais vil e indecoroso na Paris daquele século, uma cortesã, o que explica o motivo da personagem ser chamada de amante e cortesã durante toda a narrativa, até mesmo pelo próprio Armand que a amava. Os dois personagens parecem movidos pelas convenções da sociedade daquele contexto, por isso a dinâmica do relacionamento se apresenta de forma mesquinha, violenta, passional e por vezes repugnante. Livro com várias camadas. Recomendo este clássico.
comentários(0)comente



Isabelle 11/03/2024

É um livro gostoso de ler. Nunca li o Dumas Pai, então não posso comparar, mas A Dama das Camélias é um livro fácil de ler e ao mesmo tempo atiça sua curiosadade para o contexto histórico de sua escrita. Recomendo para uma leitura simples.
comentários(0)comente



423 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR