Duda França 25/05/2024
Resumo de A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho
? Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho. Um clássico da literatura francesa e trás muitas reflexões sobre a sociedade da época em que essa história é narrada.
? Após o leilão dos bens da moça que sempre carregava nas mãos um buquê de camélias, um homem que comprou o seu livro recebe a visita do amante dela, Armand Duval, pois queria encontrá-lo para falar sobre a carta que estava entre as páginas do livro da jovem falecida.
? Quando o amante chegou e cumprimentou o homem, ele começou uma longa narrativa falando sobre aquela mulher, odiada e muito conhecida pelas ruas de Paris:
? Marguerite Gautier era a mais cobiçada cortesã (em outros nomes, prostituta que atende as pessoas das mais altas camadas sociais) dos luxuosos salões e teatros parisienses. Armand, estudante de Direito, vinha de uma família interiorana muito respeitável e se apaixonou perdidamente.
? Nem preciso falar que o relacionamento do casal foi complicado. Ela estabeleceu critérios para continuar o namoro, os quais deixavam seu companheiro muito ciumento, afinal, tinha que aceitar a namorada deitando com diversos homens e não podia fazer nada contra isso. Além do fato dela estar doente e, se Armand fizesse qualquer coisinha a magoando ou irritando, sua saúde piorava.
? O romance dos dois imediatamente deu o que falar, eles até tentaram se afastar dos holofotes indo morar no meio de um bosque longe da movimentada cidade e não conseguiram, porque o pai do jovem chegou tentando romper o relacionamento, ele não aceitava seu filho investindo todo o seu tempo e dinheiro numa prostituta.
?A dama, porém continuava mantendo a pose saindo com diversos homens e sendo bancada pelos mesmos. Ao ver que seu ex fingia ter superado ela, passou a namorar sua colega e a esbanjava onde quer que fosse, a sua saúde piorou drasticamente. A gente sabe que os dois se amavam até demais e não tinham maturidade para discutir isso.
? No fim, Marguerite faleceu, por causa do amor, em seu apartamento e deixou a carta no livro, explicando tudo para Armand, ele escolheria em qual versão acreditar, na dela ou na do seu pai.