Dizem Por Aí

Dizem Por Aí Ali Cronin




Resenhas - Dizem Por Aí


33 encontrados | exibindo 31 a 33
1 | 2 | 3


tiagoodesouza 01/05/2013

Dizem por aí | @blogocapitulo
O segundo livro da série "Garota ~coração~ Garoto" conta a história de Ashley Greene, uma garota bem mais legal que sua amiga Sarah, que protagonizou Nada é para sempre. Portanto, se você não gostou muito de Sarah, corre dar uma chance para Ashley.

(...) O que os meninos querem de mim e o que eu quero (da maioria) deles é diversão e uns amassos. Não há nada de errado nisso.
Página 68.

De seu grupo bem eclético de amigos, Ashley é a que leva a vida mais descolada, não se interessando muito em manter um relacionamento a longo prazo com nenhum garoto. Mas quando ela vai ao cinema com sua amiga Donna, ela conhece Dylan, um cara simpático e quieto que, aos poucos, ocupa seus pensamentos. Porém, quando eles se encontram em festas Dylan parece evitá-la. No entanto, quando estão sozinhos ele a trata normalmente. O que faz com que Ashley se questione se ele tem algum problema com o jeito livre dela viver ou que ele é só tímido.

Somos apresentados à família de Ashley e seu relacionamento complicado com praticamente todos. Ela acredita que a mãe não a conhece de verdade e que prefere todas as bizarrices da irmã mais velha, Sasha - essa personagem me lembrou muito a Bree Van de Kamp da primeira temporada de Desperate Housewives, só que com vinte e quatro anos. Com Frankie, sua irmã mais nova e bem perto de entrar nas confusões da adolescência, Ashley é bastante carinhosa; é uma personagem carismática.

(...) Não tinha me escapado o fato de que Ollie não tinha sido alvo de toda aquela pichação e daquela fofoca também, já que ele curtia sexo sem compromisso tanto quanto eu. Incrível como ter um pênis pode fazer diferença nesta vida.
Página 164.

Acredito que Ashley é bem humana, porque ela não está errada em curtir a vida do jeito que ela bem quiser. Para ela, é normal sair com um cara e acabar fazendo sexo casual. A gente sabe que, pelo menos aqui no Brasil, é mais aceitável que um homem pegue quantas mulheres ele quiser e condenável que uma mulher faça o mesmo. O que é irônico, uma vez que temos o Carnaval e a exploração do corpo feminino... mas isso é assunto para outro momento.

Quando as pessoas começam a falar sobre sua reputação, que ela não sabia que tinha, Ashley algumas vezes se questiona se é realmente errado curtir a vida daquele jeito. Se seu melhor amigo Ollie pode, então por que ela não pode?

Não gostei muito do Dylan. A verdade é que ele é muito apagado e sem atitude. É praticamente o oposto de Ashley. Ela brilha e toma a cena, com erros e acertos, e ele fica no fundo da plateia observando sem interagir. Eu duvidei muito dos sentimentos dele em relação a ela. Os outros caras a julgam, picham xingamentos e inverdades a respeito dela e ele não a defende, apenas questiona o por quê de ela fazer as coisas que faz. Quem a defende e a apoia são seus amigos.

Ashley, você merece coisa melhor. Cai fora desse cara aí!

Ali deixou várias pontas soltas para nos deixar curiosos a respeito dos próximos livros. Como o relacionamento de Adam e Cass e o que realmente houve com Rich naquela festa. Ela nos mostra, também, que nossas escolhas geram consequências e que precisamos estar preparados para o que vier delas. Estou bastante empolgado pelo próximo, Três é demais!

(...) Faço porque gosto. É divertido, e na hora H consigo me esquecer de tudo. Não me acho tudo de bom só porque faço muito sexo, mas ao mesmo tempo não me considero uma vadia. Sou apenas eu. Ashley Greene. E nunca fingi ser outra coisa.
Páginas 77 e 78.

Sorteio rolando no blog até o dia 20/05: http://ocapitulodolivro.blogspot.com.br/2013/05/resenhasorteio-dizem-por-ai.html
comentários(0)comente



Luh 08/04/2013

Um pouco melhor que o primeiro, mas ainda não me conquistou.
Nota: Essa resenha NÃO contém spoilers do primeiro livro da série.

A Trama: Desde o livro anterior, Ashley me parecia uma personagem divertida, então foi ótimo conhecê-la melhor. Gostei muito mais desse livro que do primeiro, pois a autora explorou problemas além das relações amorosas da protagonista. Um dos focos principais foi a família da garota, suas brigas com a mãe e a irmã mais velha e sua relação carinhosa com a mais nova. Outro ponto importante foram as dúvidas de Ashley sobre seu futuro, a indecisão em relação à faculdade e qual carreira seguir.
A série é bem moderna e retrata a realidade atual dos adolescentes, uma boa parte da comunicação é feita por mensagens de telefone ou pelo Facebook, além de a família da protagonista sofrer as consequências da crise econômica da Europa.
O final é extremamente previsível e sinto que a autora está começando a seguir um padrão bem claro que espero que não se repita no próximo livro.

A ProtagonistaÉ fácil gostar de Ashley e se identificar com a garota. Ela tenta ser diferente dos outros em tudo o que é possível, mas acaba se encaixando no esteriótipo de "vadia" ao ingerir muito álcool e ter casos de uma só noite com estranhos. Ashley consegue aproveitar esse estilo de vida por um tempo, até que sua fama fica realmente fora de controle e ela precisa aprender a respeitar melhor a si mesma. Ela faz o possível para aparentar ser 'durona' e não se importar com a opinião alheia, mas no fundo Ashley é só outra adolescente insegura. Não gostei muito de sua repentina e inexplicável paixão por Dylan mas, em um sentido de opostos que se atraem, eles até que combinam. Ashley me fez rir alto com seus comentários sarcásticos e gostei muito de seu amadurecimento claro, então espero que ela volte a ser a protagonista em algum dos livros.

Os Personagens SecundáriosFoi ótimo poder acompanhar os mesmos personagens, mas senti que não eles não se desenvolveram muito. Rich conseguiu se manter enigmático sobre sua sexualidade, mas pude ver o lado companheiro e protetor do garoto sempre que ele estava com a protagonista. Me sinto como se só agora realmente soubesse quem é Donna, ela parecia não ter muita personalidade no início, mas se tornou uma personagem agradável e bem divertida. Dylan, o interesse amoroso, é fofo e tímido, o oposto de Ashley, mas acho que isso os tornou um casal perfeito. Cass continua me irritando com seu namorado babaca, o que me deixa um pouco apreensiva, já que ela é a narradora do próximo livro. Jack, Ollie e Sarah não receberam muito espaço e, portanto, continuo sem conhecê-los bem.

Capa, Diagramação e Escrita: Adorei a imagem escolhida para o fundo da capa, apesar de ela não aparecer direito. Gostei da ideia de fazer uma capa de cada cor (estou torcendo para a próxima ser verde), deixou a coleção ainda mais bonita na estante e a lombada continua sendo legal. Achei a letra um pouquinho pequena, mas AMEI aquelas estrelinhas que apareciam aleatoriamente no texto e não encontrei nenhum erro de revisão.
Sinto que a escrita da Ali melhorou um pouco, ela conseguiu descrever melhor os ambientes e transmitir muito bem os sentimentos da protagonista.

Concluindo: O livro é divertido, muito atual e a protagonista se desenvolveu bastante, mas ainda é preciso explorar os personagens secundários um pouco melhor para a série me conquistar. No geral foi uma leitura prazerosa, e repleta de cenas emocionantes, então recomendo a todos.

Quotes:
Tipo, onde diabos estava Dylan? E então, como se estivesse escrito no script, ele e Marv apareceram na porta, como caubóis entrando em um bar. Hum, onde estão o gelo seco e a música dramática quando precisamos?

Podem me chamar de piranha se quiserem, mas não há amiga mais leal que eu.
comentários(0)comente



Lygia 20/03/2013

Melhor que o seu antecessor...
'Dizem por Aí' é o volume 2 da série 'Garota (L) Garoto', e se passa algumas semanas após os acontecimentos de 'Nada é Para Sempre'. Só que o volume 1 é narrado pela Sarah, garota certinha e que ficou apaixonada por um garoto mais velho nas férias de verão (veja a resenha aqui --> http://www.brincandocomlivros.com/2013/01/resenha-promocao-nada-e-para-sempre-ali.html).

Dessa vez, a narradora-protagonista é Ashley. Até havia comentado que seria interessante acompanhar a história da garota, que é a mais espevitada do grupo de amigos. Se por um lado temos a visão de Sarah sobre o comportamento e a pessoa de Ashley de forma geral, ter a visão da própria é muito diferente. Mesmo demonstrando ser forte e não ligar pelo seu jeito de ser, percebemos que a garota tem suas inseguranças, como qualquer outro adolescente, só não deixa transparecer tanto.

Acostumada a ter relacionamentos apenas de momento, Ash realmente não se importa com a opinião dos outros. Ela fica com quem quer, a hora que quer e diverte-se à sua maneira, e vemos até que ela usa esse artifício como "fuga" da sua mãe para quem tem que trabalhar de graça na loja de noivas e da sua irmã mala mais velha Sasha, que faz o papel de filha perfeita.

Diferente do primeiro volume, além das festas e grupo de amigos, temos como foco a família da protagonista e os problemas que a cercam. Muitas das atitudes de Ashley estão ligadas ao seu meio familiar, e acredito que ela tenta ser o oposto de sua irmã mais velha, enquanto ama incondicionalmente sua irmãzinha mais nova, Frankie, de 12 anos. Com ela Ash consegue ser verdadeira dentro de casa.

Paralelamente aos conflitos em casa, Donna, que é a melhor amiga da Ash, apresenta a garota à Dylan. Dessa vez, nossa querida protagonista não quer somente uma ficada de uma noite, e se vê, pela primeira vez, realmente atraída e quase apaixonada por ele. Só que a fama de Ash a precede e ela não sabe se Dylan tem interesse nela e pior, se sabe da sua fama de garota fácil que anda pela escola. Ashley vai ser obrigada a repensar todas as suas atitudes até então.

Curti muito mais esse volume e o li em pouco mais de 2 horas. Ashley é muito mais descontraída que Sarah, o que contribuiu para a fluidez da narrativa, sem contar que ela é muito mais desencanada e engraçada. Ali Cronin não perde o tom juvenil da sua escrita e continuo achando que a série é realmente realista e de vem de encontro com todas as inseguranças e episódios típicos da idade. Muito bom!
Zach Motta 02/08/2013minha estante
Nossa! Apenas duas horas? Você deveria ganhar algum prêmio de "livro lido em menos tempo"...




33 encontrados | exibindo 31 a 33
1 | 2 | 3