Luh 08/04/2013Um pouco melhor que o primeiro, mas ainda não me conquistou.Nota: Essa resenha NÃO contém spoilers do primeiro livro da série.
A Trama: Desde o livro anterior, Ashley me parecia uma personagem divertida, então foi ótimo conhecê-la melhor. Gostei muito mais desse livro que do primeiro,
pois a autora explorou problemas além das relações amorosas da protagonista. Um dos focos principais foi a família da garota, suas brigas com a mãe e a irmã mais velha e sua relação carinhosa com a mais nova. Outro ponto importante foram as dúvidas de Ashley sobre seu futuro, a indecisão em relação à faculdade e qual carreira seguir.
A série é bem moderna e retrata a realidade atual dos adolescentes, uma boa parte da comunicação é feita por mensagens de telefone ou pelo Facebook, além de a família da protagonista sofrer as consequências da crise econômica da Europa.
O final é extremamente previsível e sinto que a autora está começando a seguir um padrão bem claro que espero que não se repita no próximo livro.
A Protagonista:
É fácil gostar de Ashley e se identificar com a garota. Ela tenta ser diferente dos outros em tudo o que é possível, mas acaba se encaixando no esteriótipo de "vadia" ao ingerir muito álcool e ter casos de uma só noite com estranhos. Ashley consegue aproveitar esse estilo de vida por um tempo, até que sua fama fica realmente fora de controle e ela precisa aprender a respeitar melhor a si mesma. Ela faz o possível para aparentar ser 'durona' e não se importar com a opinião alheia, mas no fundo Ashley é só outra adolescente insegura. Não gostei muito de sua repentina e inexplicável paixão por Dylan mas, em um sentido de opostos que se atraem, eles até que combinam.
Ashley me fez rir alto com seus comentários sarcásticos e gostei muito de seu amadurecimento claro, então espero que ela volte a ser a protagonista em algum dos livros.
Os Personagens Secundários:
Foi ótimo poder acompanhar os mesmos personagens, mas senti que não eles não se desenvolveram muito. Rich conseguiu se manter enigmático sobre sua sexualidade, mas pude ver o lado companheiro e protetor do garoto sempre que ele estava com a protagonista. Me sinto como se só agora realmente soubesse quem é Donna, ela parecia não ter muita personalidade no início, mas se tornou uma personagem agradável e bem divertida. Dylan, o interesse amoroso, é fofo e tímido, o oposto de Ashley, mas acho que isso os tornou um casal perfeito. Cass continua me irritando com seu namorado babaca, o que me deixa um pouco apreensiva, já que ela é a narradora do próximo livro. Jack, Ollie e Sarah não receberam muito espaço e, portanto, continuo sem conhecê-los bem.
Capa, Diagramação e Escrita: Adorei a imagem escolhida para o fundo da capa, apesar de ela não aparecer direito.
Gostei da ideia de fazer uma capa de cada cor (estou torcendo para a próxima ser verde),
deixou a coleção ainda mais bonita na estante e a lombada continua sendo legal. Achei a letra um pouquinho pequena, mas AMEI aquelas estrelinhas que apareciam aleatoriamente no texto e não encontrei nenhum erro de revisão.
Sinto que a escrita da Ali melhorou um pouco, ela conseguiu descrever melhor os ambientes e transmitir muito bem os sentimentos da protagonista.
Concluindo: O livro é divertido, muito atual e a protagonista se desenvolveu bastante, mas ainda é preciso explorar os personagens secundários um pouco melhor para a série me conquistar. No geral foi uma leitura prazerosa, e repleta de cenas emocionantes, então recomendo a todos.
Quotes:
Tipo, onde diabos estava Dylan? E então, como se estivesse escrito no script, ele e Marv apareceram na porta, como caubóis entrando em um bar. Hum, onde estão o gelo seco e a música dramática quando precisamos?
Podem me chamar de piranha se quiserem, mas não há amiga mais leal que eu.