jumorgensten 02/09/2019
E daí eu li Américo Simões e minha primeira experiência literária com o autor foi Suas Verdades o Tempo Não Apaga...
É um romance antigo que inicia no Brasil em 1872 onde Romeu se encontra viúvo depois da morte se sua esposa Antônia e conta com dois filhos, Thiago e Breno.
Antes de desencarnar Antônia escreve duas cartas revelando a verdade sobre Breno, onde o mesmo foi adotado pois sua mãe não tinha condições financeiras de criá-lo. Além de possuir uma irmã chamada Luisa que estava internada em um manicômio por ser considerada louca. A única a saber dessas histórias, até então, era a criada Ida.... até Romeu descobrir toda a verdade.
Thiago sempre foi muito sensível e criou uma rivalidade com o irmão só existente em sua cabeça. Além disso, ele sempre foi muito agressivo, violento, megamente preconceituoso e ambicioso. Ainda assim se apaixonou por Maria Eduarda, uma moça educada e espiritualizada.
Romeu, por sua vez e para o bem dos meninos, decide encontrar Luisa e acaba descobrindo que a loucura imposta por Antônia era mediunidade. Luisa conseguia comunicar-se com os mortos e tinha plena ciência disso, tanto que ajudava horrores no manicômio descobrindo quem tinha problemas espirituais.
Tudo ia bem, até Thiago descobrir as tais cartas e criar um plano mórbido para atingir o irmão: Se passar por ele e obter tudo que seria de Breno. Larga o grande amor da sua vida e por interesse se casa com Melinda, que supostamente, tinha muito dinheiro na Europa.
Todo o plano de Thiago sai pela culatra e ele começa a sofrer todas as consequências dos seus atos, inclusive mentalmente e moralmente. Em um certo momento é acusado da morte de Melinda, principalmente pelo fato de ter dito diversas vezes querer matá-la.
Como dizem: As pessoas amadurecem pelo amor ou pela dor e Thiago quis crescer pela dor. Com a ajuda de Luisa, conscientiza-se da sua mediunidade, da obsessão grave na qual tinha entrado e no fim tudo fica mais fácil.
Além da narrativa principal, a obra também aborda a escravidão, a revolta dos negros contra os brancos, a espiritualidade dos mesmos e de como alguns usavam isso contra os outros de forma maléfica.
As partes espirituais são presentes em toda a história e os esclarecimento ficaram por conta de Luisa e alguns escravos espiritualizados.
O texto é de fácil entendimento, mesmo sendo um romance histórico e a leitura é mega fluída e envolvente. Sabe aquela sensação de não querer parar de ler? Pois então.
Tiveram algumas partes soltas de personagens secundários, mais não alterou em nada a obra em um todo. Além disso, os plots twits carpados maravilhosos esconderam esses pequenos probleminhas.
No fim de tudo ficou a minha certeza de ler mais livros do Américo. Muito bom!
site: http://hidratarvicia.com.br/2019/09/02/suas-verdades-o-tempo-nao-apaga-americo-simoes/