Thais_direito 21/04/2018
Resenha Livro Extraordinário
Extraordinário conta a história de Auggie Pullman, um garoto que nasceu com um problema facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Ele tem 10 anos, frequentará pela primeira vez uma escola. A historia se passa nos EUA, período contemporâneo. Auggie é fã de Star Wars J
Bom, não gostei desse livro!!!
Sim, vocês lerão uma resenha negativa, de um livro queridinho do momento. Principalmente porque ele foi recentemente adaptado para o cinema, (cera uma milagre eu assistir).
Por que não gostei? Primeiro, porque me vi muito em uma das personagens a Olivia ou Via, irmã de Auggie. Ela é a filha esquecida do casal Isabel e Nate. Todas as atenções do casal e amigos são para o filho especial. CLARO que ele necessita de mais cuidados devido a saúde frágil, mas na narrativa, deixa bem claro que ele estava se tornando um menino mimado, que não estava evoluindo emocionalmente e psicologicamente. A imaturidade dele o atrapalhava no bom relacionamento com a irma, gerando ciúmes, e uma tenção que não deveria existir, já que o livro ressalta o quanto a família é amorosa e gentil. Isso não é saudável para nenhum dos dois filhos, e o assunto foi resolvido de forma muito simplória. Eu passei por uma situação parecida, e lhes confesso que não terminou de forma tão fofa assim.
Segundo ponto, eu sofri “bullying” escolar, e se você não passou por isso, é porquê você foi o causador do bullying de alguém. Mas veja bem, eu sou de uma época em que crianças apelidavam as outras, zoavam as outras, faziam varias brincadeiras bobas, mas que no final do dia acabava bem. Muitas vezes dava em briga, chegava em vias de fato... sim, mas não tinha essa violência que tem nos dias de hoje. Então, para a minha humilde opinião, o bullying evoluiu para atos de violência absurda, devido a nos ADULTOS termos problematizado nossas crianças. Crianças mimadas, tratadas como se de vidro fossem, que querem ser o cetro das atenções, ou querem que suas vontades sejam atendidas... Passam a ver qualquer coisa como problema, ou ver o colega, que possui algum problema ou diferença de cor, cultura ou religião e afins como um inimigo! O Justin é mimado, o Auggie também L
Acredito ser uma boa leitura infantil e infanto-juvenil, mas para mim, não desceu não. Li porque queria muito participar de um debate em um grupo de livro via Whatssap, mas confesso que já tinha um pé atrás com esse livro, e não me surpreendi. A leitura é fácil e fluida, mas sem charme e insossa.
Recomendo “Outono da Inocência”, do Stephen King, fala sobre bullying, amizade, lealdade e é impactante! ( Só não recomendo para menores de 14 anos).
site: http://leituradaalmabsb.blogspot.com.br/