jumorgensten 24/07/2020
O livro possui 46 capítulos e é baseado em um estudo do grupo espírita frequentado pelo autor feito em cima da série já citada.
A narrativa inicia com a mediunidade com Jesus, chega até o espiritismo e a mediunidade, passa para os problemas mentais, vibrações compensadas, o psicoscópio, o irmão Raul Silva, os médiuns, tomadas mentais, incorporações, mecanismos das comunicações, obsessões e pontualidade.
Também aborda o vampirismo, desenvolvimento e desdobramento mediúnicos, clarividência e clariaudiência, sonhos, espiritismo e lar, estranha obsessão, reajustamento, usando a mediunidade para o mal e para o bem, lei do progresso, mandato mediúnico, proteção aos médiuns, passes e seus momentos, receituário mediúnico, objetivos do mediunismo, suicídios, comunhão mental, almas em prece, definindo a prece, desencarnações, licantropia, animismo, fixação mental, xenoglossia ou popularmente conhecido como mediunidade poliglota, psicometria, mediunidade sem Jesus, distúrbios psíquicos, três capítulos de materializações, o Cristo Redivivo e as palavras finais.
Em todos os momentos vai colocando a referência bibliográfica dos seus comentários e exemplos. Além disso, são mostrados gráficos ilustrativos sobre as diferenciações de algumas questões como as diferenças de sintonias e objetivos entre sábios, índios e as árvores e o que é era da matéria para a era do espírito. Também é mostrado ao leitor que mediunidade não é totalmente interligado ao Espiritismo, pois existem muitos médiuns ateus e outros que não gostam da Doutrina Espírita. E aborda os diferentes tipos de médiuns.
O texto é de fácil entendimento e o andamento vai depender do seu objetivo de leitura. Para lazer, é fluído. Já para estudo é mais denso e é necessário ir aos poucos.
Para quem está chegando agora na Doutrina ou quer entender um pouco mais sobre os dons mediúnicos é uma ótima pedida.
http://hidratarvicia.com.br/2020/07/24/estudando-a-mediunidade-martins-peralva/