Eduardo Rockwell 13/03/2022
UMA JORNADA, VÁRIOS APRENDIZADOS, FÉ E EVOLUÇÃO.
NÃO DESPREZEM A LITERATURA BRASILEIRA! NUNCA!
Dêem uma chance ao Paulo Coelho, ele merece.
Primeiro de tudo, que jornada!
Eu não estava esperando por tudo isso, e sinto que fui evoluindo por dentro durante essa leitura de algum modo.
É uma história muito simbólica e cheia de riquezas espirituais para quem abre o coração para debates internos.
Cheguei nesse livro no fim de 2021, quando voltei a ativa como leitor e comecei a comprar milhares de livros, e numa espiada pela Amazon vi uma coleção de livros do Paulo Coelho e achei as capas lindíssimas, então resolvi colocar na wishlist e acabei comprando "O Alquimista" depois de ver umas resenhas e vídeos.
Durante a leitura de "It - A Coisa" acabei me cansando do Stephen King e sua escrita arrastada, eu me pegava dormindo sempre que tentava avançar na história e decidi, PELA PRIMEIRA VEZ NA VIDA, abandonar a leitura, deixar de ser torturado, e como eu me recusava a entrar numa ressaca literária por causa do Stephen (que sempre me deixa de ressaca), procurei um livro curtinho na minha coleção e peguei o "O Alquimista".
E meu Senhor, muito obrigado!
Eu vi muita gente falando que mais parece um livro de auto-ajuda e... NÃO, não parece, e nem é, eu só diria que o Paulo usa sua escrita de uma forma mais filosófica e intimista.
Acho que pra entender a magnitude dessa história, você precisa entrar nela de mente aberta, disposto a extrair para si uma lição ao terminar a leitura (e durante ela também), porque muitas questões são levantadas para a evolução do personagem, e assim você acaba absorvendo muito aprendizado.
Vamos conhecer a vida de um pastor de ovelhas que sonha a mesma coisa uma porção de vezes, e ao ir atrás de uma vidente, ela lhe revela que ele deve seguir atrás de um tesouro, num dado momento ele começa essa busca, e somos levados a acompanha-lo nessa aventura.
As páginas fluem muito bem, os capítulos são curtos (as vezes uma página, uma página e meia) e a trajetória é surpreendente. O final me deixou com o coração quentinho e cheio de amor, foi uma leitura deliciosa, sinto que se tivesse pego num dia totalmente livre terminaria em algumas horas, porque é daqueles livros super imersivos que a cada página evolui mais.
Você vai encontrar nessa leitura temas como a evolução humana, a fé, os sonhos, o sagrado e o criador de uma forma leve e também espiritual.
Eu adoro livros que me ensinam algo, que me fazem sentir coisas, e eu peguei esse com essas expectativas, que foram muito bem supridas.
Recomendo DEMAIS, e com certeza irei ler mais livros do Paulo Coelho, não me surpreendeu ser o livro favorito de diversos artista internacionais famosíssimos (se não me engano, é o livro favorito da MADONNA e de um integrante do BTS).
Nota 10 para a escrita desse mestre, não deixa a desejar em nada para os gringos, muito pelo contrário, tem gringo que sonha em ter uma escrita dessas.
Leia, e vá de coração aberto.