Toda poesia

Toda poesia Paulo Leminski




Resenhas - Toda Poesia


426 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


iara 16/11/2024

3,5 *

realmente, me falta certa sensibilidade pra poesia e é a vida. mas, no geral, foi uma boa leitura, eu já tinha muita vontade de ler leminski por ele ser o maior representante do haikai português e, lendo-o, consegui ver a influência do japonês, de bashō na obra dele, foi uma ótima experiência a partir desse ponto de vista. a proxima coletânea de poesia vai ser da hilda hilst e eu acho que com essa vou me identificar muito mais.
comentários(0)comente



Aldrei1 16/11/2024

Leminski condensado em 420 páginas
Toda Poesia
Paulo Leminski
2013

Fui e voltei nesse livro algumas vezes até enfim finalizá-lo, iniciei essa leitura em novembro de 2023 e termino quase 365 dias depois, e tá tudo bem né? A nossa evolução na leitura não tem obrigação de ser linear, especialmente quando falamos de poesia.

Confesso que eu não tinha o hábito de comprar livros de poesia, sempre fui do team romance e passei a dedicar mais tempo a esse gênero nos últimos três anos por causa da minha noiva (como podemos ver ainda estou engatinhando), toda vez que íamos a livraria ela pegava uma poesia de autor diferente e senti a necessidade de entender o que ela via ali. Começamos a ler juntas, em voz alta uma pra outra, (eu sei clichê), mas foi assim que ela me ensinou que os versos não devem ser lidos de forma corrida, não precisa ter pressa de acabar, não tem plot twist pra descobrir ou vilão pra desmascarar a gente só tem que sentir o que o autor quis transmitir, ou pelo menos tentar.
Spoiler: às vezes você vai ler reler e não vai entender nada e isso não é um problema.

Toda Poesia reúne a obra completa do autor curitibano que floresceu nos anos 70, tudo o que já foi publicado por ele está aqui. Talvez por isso seja tão difícil se conectar com todas as partes, são textos de diferentes anos, temáticas, estruturas e propostas e só Leminski entenderia tudo isso porque esse livro é um apanhado da sua vida inteira. Sua ousadia e sensibilidade são irrefutáveis, ele foi irreverente e elevou a poesia no Brasil a um novo nível com expressões coloquiais, palavrões trocadilhos, ironias e muito bom humor.

**Alguns de seus versos se tornaram músicas nas vozes de artistas como Caetano Veloso, Itamar Assumpção, Ney Matogrosso e Arnaldo Antunes.
comentários(0)comente



arthrrua 08/11/2024

-
Quando eu tiver setenta anos
então vai acabar esta adolescência

vou acabar com a vida louca
e terminar minha livre-docência

vou fazer o que meu pai quer
começar a vida com passo perfeito

vou fazer o que minha mãe deseja
aproveitar as oportunidades
de virar um pilar da sociedade
e terminar meu curso de direito

então ver tudo em sã consciência
quando acabar esta adolescência
comentários(0)comente



whatmc2380 27/10/2024

Que livro de poemas maravilhoso!
Eu emprestei da biblioteca da minha escola, não dei muitas expectativas quando peguei, pensei em até devolver. Mas quando comecei a ler, instantaneamente gostei, adorei a escrita de Leminski, acho ele um autor excepcional. Meu livro favorito da vida e desse ano.
ADOREI.
comentários(0)comente



rafa 14/10/2024

Te amo
O melhor de todos sempre, a mente dele é unica. a cada poema que eu leio eu me apaixono mais e mais pela escrita dele
comentários(0)comente



mariana 11/10/2024

Gente que mantém
pássaros na gaiola
tem bom coração.
Os pássaros estão a salvo
de qualquer salvação.
-

Hesitei horas
antes de matar o bicho.
Afinal,
era um bicho como eu,
com direitos,
com deveres.
E, sobretudo,
incapaz de matar um bicho,
como eu.
-

ai daqueles
que se amaram sem nenhuma briga
aqueles que deixaram
que a mágoa nova
virasse a chaga antiga
ai daqueles que se amaram
sem saber que amar é pão feito em casa
e que a pedra só não voa
porque não quer
não porque não tem asa
comentários(0)comente



Emy_landolfi 10/10/2024

Caprichos & relaxos
Quem conhece Leminski sabe da sua capacidade ímpar de falar da vida, do amor, da morte, do sofrimento e de pequenos detalhes do cotidiano. Com palavras simples e, algumas vezes, com poucas palavras, ele expressa os sentimentos de forma intensa e que toca a alma. 
Na medida que evoluímos na leitura, conseguimos perceber o amadurecimento da escrita e do pensamento do escritor e nos sentimos cada vez mais envolvidos com a sua vida de poesia, afinal, ele viveu o seu talento. 
Este é um daqueles livros que devemos colocar ao lado da cabeceira e, a cada dia, apreciar uma parte. Ele merece calma e dedicação. Além do conteúdo fantástico, a edição é linda e iterativa, já que alguns poemas foram editados com tipografias diferenciadas. Trata-se de um trabalho primoroso, uma obra obrigatória para todos que amam poesia e também para aqueles que querem descobri-la. 
comentários(0)comente



_.Alleeh._ 07/10/2024

Nova experiência com poemas
A obra, que conta com apresentação de Alice Ruiz, revisita todas as poesias vociferadas por Leminski de Quarenta clics até Winterverno (título póstumo). Da primeira até a última folha, a alocação dos poemas é feita de forma cronológica, do primeiro ao último título, salvaguardando aqueles cuja publicação posterior poderiam parecer redundantes.

Assim, é possível traçar uma ampla visão sobre o crescimento do autor enquanto poeta, das suas ligações com os acontecimentos de cada época e, ainda, conjectuar, mesmo que de forma fria sobre os porquês de cada lançamento.

É impossível não deixar de expor a boa organização da obra capitaneada pela Companhia das Letras, a assertividade das palavras de José Miguel Wisnik em ?Nota sobre Leminski cancionista?, e o apêndice com textos de Haroldo de Campos, Caetano Veloso, Leyla Perrone Moisés, Alice Ruiz, Wilson Bueno e do próprio Paulo Leminski.
comentários(0)comente



Marina.Dorisse 25/09/2024

Gosto de Leminski e gostaria de entendê-lo melhor.
Talvez se entendesse, gostaria ainda mais daquilo que escreve.

Uma coletânea póstuma clara e cuidadosamente organizada!
comentários(0)comente



Erhard 08/09/2024

Poesias banais e geniais (quando rimam!)
Leminski pode ser considerado um poeta marginal? ou à margem do mainstream? Afinal, o curitibano que morreu cedo, tinha acesso - e era celebrado - pelo meio artístico local e recomendado efusivamente a nível nacional. Porém, morreu antes que sua obra o consagrasse. Há poemas muito bons, com jogo de palavras e acentuações. Mas há outros não tão bons, mais um diário ou pequena história que propriamente um poema. Curiosamente, adorei todos - ou a maioria - que rimam, e são mais curtos. Os maiores - e sem rima - são de uma chatice só!
comentários(0)comente



Millss 04/09/2024

Vida nas linhas
Adorei as poesias e como a vida do Paulo está em casa verso.
O início foi mais empolgante e senti mais dificuldade conforme as páginas foram aumentando?
Algumas poesias tocam an alma, outras não senti tanto.
Mas todas são igualmente belas.
comentários(0)comente



Jaqueline.Buchara 24/08/2024

Muito gostoso de ler
Leitura gostosa, fluida, aqueles livros que você pega para ler e nem vê o tempo passar. Gostei muito!
comentários(0)comente



Mariana113 23/08/2024

Olha...Talvez o problema seja eu não ser tão inteligente, talvez o problema seja eu ter um entendimento raso das coisas mas não gostei desse livro não. Tiveram poemas e trechos que gostei, é claro, mas a grande maioria eu não entendi. Pareciam um amontoado de palavras sem sentido, como se tivessem aberto diferentes páginas do dicionário e tentassem escrever algo usando as palavras encontradas.
comentários(0)comente



Find_Ana 18/08/2024

Lendo o livro não conseguia parar de pensar como eu gostaria de ter a métrica dele, é perfeita. Livro gostosinho de ler e muito fácil, gostei.
comentários(0)comente



Borges18 22/07/2024

Poesia é sempre Bem Vinda
Por isso que esse livro foi de muita ajuda nas reflexões internas e enxergar feridas suas e dos outros que talvez tu nunca tivesse parado para pensar.

Foi bom para o crescimento e desenvolvimento na minha terapia,óbvio que tinha poemas que não me afetavam de nenhuma forma tão profunda e poemas são assim, não estão ai para serem entendidos e sim sentidos.

Foi uma experiência muito boa e relaxante, ao mesmo tempo que profunda.??
comentários(0)comente



426 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |