Van 14/11/2015Aprendi uma lição importante... Gente, eu li esse livro em um dia, porque é bem pequeno, ele me fez lembrar dos tipos de livros que pegava emprestado na biblioteca nos tempos de escola, que nostalgia veeey! kkkk
Enfim, Maria Machado conta a história de uma adolescente chamada Gabriela, apelidada de Gabi, que muito amiga de sua prima Dora, ouvia suas especulações acerca de sua paixão por um colega da escola, o Bruno, sua prima vivia suspirando, dando um jeito de esbarrar com ele nos corredores e sempre estando nos eventos que ele participava, e todo esses momentos eram relatados por ela a todos da família, mas sua prima nunca tentava desenvolver uma amizade com ele, nem mesmo conversava ou prosseguia a um assunto quando ele o puxava ou lhe perguntava alguma coisa. (Quem nunca?)
Até que certo dia, estando sua prima e ela na praia, o Bruno puxa assunto com a Gabi e eles se apaixonam um pelo outro, sem saber que este era o carinha que sua prima era apaixonada, mas como ele é a paixão da sua prima e todos da família sabem disso, é travada uma batalha em sua família devido a sua relação com o Bruno.
A Gabi é uma personagem bem jovem, mas durante essa jornada de luta pela sua paixão, ela amadurece bastante e percebe o quanto isso é importante para ela, onde começa a perceber o quanto a sociedade é machista e algumas pessoas a seu redor também, como seu pai, sua mãe, e até mesmo seu namorado.
Durante a história ela constata o quanto a sua personalidade é a única coisa que ninguém pode mudar, pois é o que ela é, e realmente o que nós somos ninguém muda, a não ser nós mesmos, e se deixarmos mudarem, e eu amei essa lição que a personagem transmite, pois de fato nos relacionamos, ás vezes dá certo, ás vezes não, construímos amizades, e perdemos ás vezes até com a mesma velocidade, mas a nossa essência não muda: que é o que aprendemos e o quanto nós amadurecemos. Ah! Não isso ninguém nos tira! ;)
"Ninguém me tira o que é meu. E o que é meu não são as pessoas nem coisas, não é um namorado nem um trabalho nem uma campanha. É o que eu mesma sou, e vou passando a ser a cada dia, meu jeito, meu amor à vida, minha maneira de tentar construir os meus sonhos. Isso ninguém me tira mesmo."